Como funciona a restituição do imposto de renda e o que fazer com o dinheiro?

Já pensou que o dinheiro que você recebe da sua restituição pode ser muito mais que um reembolso? Neste texto vamos abordar o que você pode fazer com o seu dinheiro recebido de volta e como se organizar para aproveitar o seu dinheiro da melhor forma. Mas, primeiramente, muitas das vezes a dúvida é como […]

Bruna Andrade
18 de junho de 2021
Como funciona a restituição do imposto de renda e o que fazer com o dinheiro da restituição

Já pensou que o dinheiro que você recebe da sua restituição pode ser muito mais que um reembolso? Neste texto vamos abordar o que você pode fazer com o seu dinheiro recebido de volta e como se organizar para aproveitar o seu dinheiro da melhor forma. Mas, primeiramente, muitas das vezes a dúvida é como funciona a restituição do imposto de renda, qual será o valor recebido e quando. 

O que fazer para receber a restituição do imposto de renda?

Alguns cidadãos contribuintes que realizaram a declaração do IR no prazo e sem erros, têm o direito de receber a sua restituição. Mas, também existem outras situações em que a restituição não é do seu direito e é obrigado a pagar um valor bem mais alto. Os pagamentos são feitos de forma prioritária, sendo assim os idosos primeiro como preferência e logo em seguida os demais. Nesse ano de 2021, o pagamento está sendo dividido em 5 lotes sendo eles de final de maio para final de setembro.

A princípio, muitas pessoas se perdem no caminho ao iniciar a sua declaração, por conta de tantas leis, regras e documentos que precisam ser apresentados, principalmente se for a primeira declaração de IR a ser feita. Portanto, é recomendado que a mesma seja feita com o auxílio dos profissionais na área que fazem todo o processo, como os Contadores registrados do CRC. 

Eles serão os responsáveis legalmente pela a sua declaração, guiar cada passo que precisa ser dado ,explicar como funciona a restituição do imposto de renda e se houver quaisquer informações falsas, o Contador será o principal responsável.

Como funciona a restituição do imposto de renda?

Para saber se existe um valor a receber da sua restituição, basta acessar o site da Receita Federal, inserir os seus dados pessoais solicitados, após isso ele dará acesso a uma página e nela a opção “consultar”, por fim na próxima tela irá aparecer o valor a receber. 

Agora que já consultou o valor que está liberado para receber, é a vez de entender como sacar o seu dinheiro. Como citado acima, os pagamentos são feitos por lotes e com isso, você precisa fazer a sua solicitação e aguardar a sua vez na fila.

Dessa forma, o que fazer com o dinheiro recebido da restituição?

Organizar a minha vida financeira

A primeira ideia vinda na cabeça é “pagar as dívidas”. Realmente, o dinheiro da restituição é uma ótima oportunidade para quem está atolado de contas para pagar. Faça uma lista e se organize para pagar as contas mais urgentes, mas lembrem-se que contas acumulam juros muito altos e com o tempo tudo pode se complicar mais.

Se planeje para realizar um sonho

Muitas das vezes os planos e sonhos vão ficando como segundo plano, por conta das dívidas e/ou sempre muitas contas para pagar. Se no momento em que você receber o seu dinheiro da restituição, e não estiver tão “apertado”, aproveite para realizar algum sonho que nunca saiu do papel.

Seja uma viagem, objetos, roupas… esse pode ser o momento!

Investimentos

Afinal, fazer investimentos que agregam a vida nunca é demais. Estude sobre o mercado financeiro para entender qual seria o tipo de investimento mais adequado para o seu momento. Mas também, investimentos pessoais para a sua qualificação profissional é uma ótima opção para alavancar a sua carreira ou conquistar aquele emprego tão sonhado.

Economize

Crie a sua reserva de emergência, principalmente se você for usar o seu dinheiro da restituição para fazer investimentos. Precisa estar preparado para problemas do cotidiano e incontroláveis que podem surgir a qualquer momento.

Guarde esse dinheiro da restituição para juntar com as outras economias e se ainda não possui uma, é mais uma ideia do que fazer com esse extra na conta.

Agora que você sabe como funciona a restituição do imposto de renda e como aproveitar esse dinheiro…

Além de entender um pouco sobre a declaração do IR, você recebeu dicas de como precisa ser feita a sua declaração e por isso, não hesite na hora de procurar por um profissional. Por fim, como funciona a restituição do imposto de renda e ainda dicas para aproveitar da melhor forma o seu dinheiro da restituição.

Dica Extra

Se você chegou até aqui é porque gostou do conteúdo, e consequentemente gosta de assuntos sobre a vida financeira. E se contarmos que existe uma proposta de renda extra para você avaliar empresas e ainda receber por isso?! 

A Seu Cliente Oculto é uma empresa de pesquisa de mercado, e utilizamos a metodologia de pesquisa em que pessoas são treinadas para avaliar a experiência de uma marca de forma anônima. Temos sempre avaliações disponíveis para todo o Brasil e em diversos segmentos de empresas. Assim, estamos sempre precisando de mais pessoas para somar em nossa base de clientes ocultos. 

Sendo um cliente oculto, você pode ganhar de $50,00 até R$1.000 em cada avaliação realizada, podendo ser online e/ou presencial. O tipo de remuneração dependerá das especificações de cada avaliação. O mesmo será recebido após preencher o feedback completo e correto, como solicitado em treinamento que acontece anteriormente dentro da nossa plataforma. Você vai para a avaliação já instruído do que irá precisar fazer Cliente Oculto é uma profissão importante como qualquer outra, pois tem em mãos o poder de mudar a experiência do cliente por onde passa.

Cadastre-se na plataforma e comece a fazer parte da melhor comunidade de Clientes Ocultos do Brasil! 

O cadastro é gratuito, você é quem ganha por cada avaliação que fizer, somando uma renda extra todos os meses na sua conta. 

Gostou deste conteúdo?! Vem acompanhar o nosso Blog e também aproveite para deixar o seu comentário!