Como o sistema CRM impacta diretamente no setor de atendimento ao cliente da sua empresa?

A princípio, ter um sistema CRM em sua empresa é uma das melhores decisões que você pode tomar como empreendedor. É um sistema completo, capaz de gerenciar processos, gerar relatórios complexos em poucos segundos e auxiliar na captação de clientes em potencial, os chamados leads. O sistema CRM também é um importante aliado no atendimento […]

Bruna Andrade
10 de setembro de 2021
CRM impacta diretamente no setor de atendimento ao cliente da sua empresa

A princípio, ter um sistema CRM em sua empresa é uma das melhores decisões que você pode tomar como empreendedor. É um sistema completo, capaz de gerenciar processos, gerar relatórios complexos em poucos segundos e auxiliar na captação de clientes em potencial, os chamados leads.

O sistema CRM também é um importante aliado no atendimento ao cliente. Ainda mais em tempos de pandemia e com todos conectados aos seus smartphones. Hoje, os clientes preferem empresas que possam atendê-lo o quanto antes. Se possível, por meio de canais digitais.

É muito desagradável para o cliente esperar horas para se comunicar com uma empresa. O ideal, nesses casos, é ter acesso direto por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais. Para a empresa, essa mudança de comportamento do cliente também é vantajosa. Ainda mais se o empreendimento conta com um sistema CRM.

Por meio dele é possível oferecer um atendimento rápido e com muito mais qualidade. Além disso, a empresa tem a oportunidade de acessar os dados do cliente e verificar o que mais agrada e o que menos satisfaz o seu público-alvo.

Como utilizar esse sistema?

O CRM é muito simples de ser utilizado e tem inúmeros benefícios. Esse tipo de software funciona por meio de integração com outros sistemas. As opções são inúmeras. São plataformas de contabilidade, redes sociais, automação de marketing e aplicativos de mensagens.

A partir do momento que esses sistemas são integrados, todas as informações são armazenadas no CRM. Isso permite que uma empresa tenha um panorama sobre todas as relações de um cliente com o seu negócio. Essa categoria de software é muito popular justamente por auxiliar o time de marketing e vendas.

A partir desses dados, uma empresa tem as melhores condições de criar estratégias de comunicação e captação de clientes. Uma vantagem a mais em relação aos concorrentes que não possuem a ferramenta.

Aplicação do sistema CRM para atendimento ao cliente

O CRM é uma plataforma poderosa para quem deseja realizar o cadastro e o atendimento de dezenas ou de milhares de clientes. Por meio da integração com os aplicativos de mensagens e redes sociais, esse tipo de abordagem com o público sofreu uma revolução.

Em um sistema CRM moderno, a plataforma oferece atributos exclusivos. Para que as pessoas possam entender, nada melhor do que usar um exemplo. Um pequeno e-commerce recebe centenas de mensagens por dia, seja por :

  • WhatsApp,
  • Facebook Messenger,
  • Instagram. 

Administrar todas essas informações é muito complicado, ainda mais se a equipe necessita usar um aplicativo de cada vez. Com o CRM esse trabalho se torna muito mais simples.

Afinal, essas plataformas concentram todas essas mensagens em uma caixa de entrada única. Dessa forma, independentemente se o cliente enviar uma mensagem pelo aplicativo A ou B, todas as mensagens irão diretamente para o CRM.

Por isso, a equipe de atendimento pode responder esse cliente por meio do software, sem a necessidade de pular de um aplicativo para outro. Para o cliente, a melhora no atendimento é sensível. Afinal, o tempo de espera para ser atender um cliente cai muito. 

Dessa forma, quando a percepção do cliente melhora, a empresa também ganha. Para um negócio, é muito mais fácil vender um produto ou um serviço para um cliente satisfeito.

Sistema CRM e o atendimento via chatbot

A empresa que deseja gerenciar através do CRM o seu atendimento também pode criar o seu próprio chatbot. Para quem ainda desconhece o termo, o chatbot é um assistente virtual que funciona nos aplicativos de mensagens. Eles são fáceis de criar e podem atuar 24 horas e 7 dias por semana. 

Os chatbots funcionam muito bem, sobretudo para realizar tarefas repetitivas, como responder perguntas frequentes ou realizar cadastros, por exemplo. Além disso, apenas um chatbot consegue atender milhares de pessoas ao mesmo tempo. Dessa forma, a equipe de atendimento tem a oportunidade de ter foco em clientes com solicitações mais complexas

Portanto, um sistema CRM é a plataforma ideal para quem deseja promover o atendimento ao cliente em uma empresa. É um software de baixo custo e com os atributos necessários para atender o público de forma moderna, organizada e dinâmica.