O atendimento ao cliente segundo Sam Walton

A princípio, todo mundo sabe que o cliente é uma peça fundamental para que uma empresa dê certo. Afinal, alguém precisa comprar o produto que está sendo ofertado. Um dos empresários mais relevantes do mundo, Sam Walton, foi o fundador da rede Walmart. Então, a empresa possui um perfil extremamente rígido em relação ao atendimento […]

Bruna Andrade
11 de agosto de 2021
Hipermercado Walmart em dia de halloween

A princípio, todo mundo sabe que o cliente é uma peça fundamental para que uma empresa dê certo. Afinal, alguém precisa comprar o produto que está sendo ofertado. Um dos empresários mais relevantes do mundo, Sam Walton, foi o fundador da rede Walmart.

Então, a empresa possui um perfil extremamente rígido em relação ao atendimento ao cliente, o que possibilitou tamanho crescimento e reconhecimento no mercado internacional.

Por que é tão importante o atendimento ao cliente dito por Sam Walton

 

Um dos diferenciais do empresário Sam Walton, é sua preocupação com o bem-estar do consumidor. Sobretudo, uma de suas citações mais conhecidas, serve como exemplo para seus treinamentos e palestras:

“Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.

O homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Quando entro num estabelecimento comercial, pareço estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Entro num banco e aguardo tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espero.

Explico minha desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.

Engana-se. Sabe quem eu sou?

EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.

Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de CORTESIA”.

CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, DO ALTO EXECUTIVO PARA BAIXO, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR“.

Afinal, como entregar um atendimento ao cliente que irá trazer bons resultados para a minha empresa?

 

A princípio, existem alguns fatores que podem auxiliar na melhoria do atendimento. A excelência no atendimento ao cliente tem foco no planejamento, pesquisa, treinamento e empenho da equipe.

Por isso, é de extrema importância que haja um bom relacionamento com o cliente, isto é, deixar de lado roteiros e falas programadas e de fato desenvolver um diálogo com o consumidor. “Abraçar a causa”, resolver o problema da maneira mais atenciosa possível traz uma sensação de cuidado, o cliente se sente importante para a empresa. 

Por outro lado, a empatia é outro fator que humaniza o atendimento. São 45% dos consumidores que dizem que o pouco interesse na satisfação do cliente é o que impede uma empresa de crescer e fidelizar os mesmos.

Dessa forma, o planejamento é a palavra chave para empresas que buscam um bom atendimento ao cliente. Investir em um marketing de qualidade que irá atingir exatamente a persona para o seu produto, garante que sua equipe esteja apta para atender as dores exatas de determinado público alvo.

Desde que, os movimentos são planejados, possíveis erros e deslizes já estão calculados, evitando problemas futuros.

A valorização da experiência omnichannel, garante que em qualquer suporte que sua empresa esteja presente, seja telefone, redes sociais, sites, o cliente receba um suporte padronizado e eficaz. Assim, independente do tipo de canal de comunicação, o atendimento ao cliente é integrado, facilitando a vida do cliente e tornando o problema mais simples e menos cansativo.

O que minha empresa tem a ganhar investindo no atendimento ao cliente?

 

– Primeiramente, a reputação e o fortalecimento da marca; ao apresentar um bom atendimento ao cliente, a reputação da sua marca é valorizada e levada como referência pelos concorrentes já que consequentemente. Os clientes estão sendo cativados. 

– Logo depois, a Segurança; Existe uma plataforma online chamada Reclame Aqui, é um site que reúne reclamações de consumidores insatisfeitos, que contam relatos para alertar novos clientes. Basicamente um portal que reúne os problemas da marca sendo relatados por detratores. O serviço de atendimento de excelência previne que sua marca esteja na boca de detratores, causando medo e insegurança em possíveis clientes que buscam referências antes de consumirem algum produto.

– Por fim, Fidelização e aumento dos lucros; hoje em dia existem muitos produtos iguais sendo ofertados em empresas diversas. Um dos diferenciais que irá chamar atenção para o seu negócio de fato é o atendimento ao cliente. Portanto, ao oferecer um bom atendimento, você está agregando valor ao seu produto, uma vez que o cliente dos dias de hoje não consome apenas o produto, mas sim, a experiência.

Assim, visando se destacar em meio a um mercado tão amplo e diversificado, é necessário se atentar a todos os detalhes que possam gerar destaque.

Sam Walton é inspirador

Compre barato, venda barato, mantenha as prateleiras bem sortidas, trate os clientes com respeito, valorize seus colaboradores e preste muita atenção aos acertos da concorrência.” – Sam Walton.