O sistema de auditoria em restaurantes

Segundo, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável por assegurar que haja qualidade e segurança nos alimentos. Sendo assim, necessário realizar uma auditoria em restaurantes. Há uma série de normas nacionais existentes, podendo ser complementadas de acordo com os demais órgãos de vigilância sanitária distritais, estaduais e municipais. Dessa mesma forma, […]

Vitória Coimbra
24 de agosto de 2021
A importância das auditorias em restaurantes

Segundo, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável por assegurar que haja qualidade e segurança nos alimentos. Sendo assim, necessário realizar uma auditoria em restaurantes.

Há uma série de normas nacionais existentes, podendo ser complementadas de acordo com os demais órgãos de vigilância sanitária distritais, estaduais e municipais. Dessa mesma forma, existe uma grande preocupação na qualidade dos alimentos comercializados. Tendo em vista que um alimento que não apresenta boas condições, poderá causar reações fatais nos seres humanos. 

O papel da auditoria em restaurantes perante aos problemas que possam surgir 

Antes de mais nada, com o intuito de averiguar as boas práticas das leis previamente estabelecidas pelo local em questão, a auditoria em restaurantes é extremamente indicada e muitas vezes obrigatória perante a lei.

Já que possuem extrema importância na supervisão dos alimentos, cuidado, higiene e saúde, auxiliam na boa gestão do estabelecimento, podendo muitas vezes solucionar problemas. Além de analisar possíveis melhorias e gerar uma evolução contínua no estabelecimento.

A auditoria em restaurantes é realizada por profissionais especializados no Sistema de Gestão e Segurança de Alimentos (SGSA). 

Sobretudo, uma vez que possui muitas regras e leis para cumprir pelos estabelecimentos, torna um desafio manter as condições de higiene e o próprio controle de qualidade durante todo o processo. Da compra do produto bruto até a entrega do alimento pronto para o consumidor, existem inúmeros passos para realizar por vários funcionários distintos, exigindo mais atenção e cuidado dos gestores.

Além do cuidado interno, a ANVISA tem como princípios alguns fatores: 

  • Ótimas condições sanitárias e de higiene; nas quais essas leis aplicadas, não só no processo de produção de um certo alimento, mas também na estrutura física do local.
  • Seja como for, a adequação das instalações físicas; a respeito de locais que comercializam e produzem alimentos, existem uma série de regras estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de normas técnicas) que asseguram que o local de trabalho, a cozinha em questão, apresenta segurança e ergonomia aos trabalhadores. 
  • Boas práticas de manipulação dos alimentos; a fim de evitar qualquer problema relacionado com a saúde dos possíveis clientes. 
  • Escolha de bons fornecedores; saber a procedência e se atender aos cuidados tomados pelos fornecedores, é um fator necessário que pode garantir bons alimentos. 

Ainda assim, é notável que o número de fatores nos quais restaurantes devem se atender para estarem dentro das leis, é alto. Com o auxílio de uma auditoria, a captação de fiscalização dos dados e fatores analisados se tornam mais eficazes, ganhando tempo, gerando melhorias e evitando grandes estragos e prejuízos. 

Riscos que um restaurante pode oferecer aos seus clientes com a falta de fiscalização 

Assim, como em lojas e demais estabelecimentos, a funcionalidade de uma auditoria é um grande diferencial para a marca. Da mesma forma em que uma auditoria irá buscar possíveis negligências em estabelecimentos em geral. Também, irá garantir que o restaurante não seja o pivô para uma intoxicação em massa. Ou seja, qualquer outro motivo relacionado à higiene e cuidado na utilização dos alimentos. 

Logo depois, a contratação de uma auditoria em um local que exige muita atenção, é de longe a melhor escolha que o gestor pode tomar. A partir da análise inicial, é possível o desenvolvimento de um plano de negócio que vise melhorias além de correções estratégicas e certeiras. 

 

A Seu Cliente Oculto trabalha com auditoria de clientes ocultos!

Ficou interessado? Saiba mais acessando o nosso site.