As tendências do marketing no ano de 2022

O marketing digital é uma área que sempre se reinventa, afinal, estamos falando de uma profissão que depende da tecnologia para acontecer. Sendo assim, acompanhar os avanços e tendências é de extrema importância para os profissionais que desejam estar por dentro das novidades e ser pioneiro em estratégias. Vamos te contar as maiores tendências do […]

Vitória Coimbra
24 de fevereiro de 2022
Tendências do Marketing 2022

O marketing digital é uma área que sempre se reinventa, afinal, estamos falando de uma profissão que depende da tecnologia para acontecer. Sendo assim, acompanhar os avanços e tendências é de extrema importância para os profissionais que desejam estar por dentro das novidades e ser pioneiro em estratégias.

Vamos te contar as maiores tendências do marketing digital para o ano de 2022: 

 

  •  Vídeos

Em 2021 a rede Tiktok teve um destaque muito grande, graças aos seus vídeos dinâmicos de curta duração, hoje em dia é considerada uma das maiores startups do mundo. E não vai ser diferente em 2022, a presença de sua empresa na rede implica um reconhecimento de marca muito forte, uma vez que a rede social está na boca do povo. A Live é uma outra maneira de utilizar o recurso vídeo para conversar com as pessoas online, ganhando um grande papel no início da pandemia, tende a continuar fazendo sucesso principalmente no Instagram. 

 

Falando em Instagram, a rede percebeu o boom do Tiktok e não ficou de fora. Além de proibir e censurar o nome da “rede vizinha”, criou a plataforma REELS, que é basicamente uma aba na qual é possível postar vídeos exatamente igual ao Tiktok. Sendo assim, é mais uma lacuna que o marketing digital precisa ocupar, para ser onipresente em todas as tendências. 

  • Marketing de influência 

Fizemos um post recentemente mostrando a importância do marketing de influência e porque você deve contratar influenciadores digitais para a sua empresa. Essa nova profissão está em ascensão e só tende a se tornar ainda mais comum no nosso dia a dia. Os influenciadores conseguem impactar fortemente na vida de uma grande massa, ajudando mais ainda no marketing de uma empresa. Pensar num macro e adaptar os veículos de comunicação para o digital, já são itens essenciais para o andamento de qualquer corporação. Nesse sentido, junto ao marketing de influência, podem ganhar ainda mais peso e renome, construindo assim uma rede concreta de apoio à marca online. 

 

  • Gestão do próprio marketing digital 

Muitas empresas costumam terceirizar essa função e optam por contratar agências de marketing e publicidade. Como tudo está cada vez mais versátil e rápido, uma tendência forte para 2022 é internalizar esse marketing. Isto é, criar uma equipe apta e de confiança, que consiga desenvolver todo esse trabalho inteiramente focado na empresa e em seus objetivos. Devido a importância que o marketing possui tanto internamente no endomarketing, quanto para os próprios consumidores, contar com um time que viva a cultura da empresa diariamente e consiga centralizar as demandas pode ajudar muito no rendimento. Além disso, quando uma equipe consegue executar as ações, o trabalho fica mais dinâmico e objetivo. 

 

  • Trabalho remoto

A pandemia forçou uma grande parte da população a trabalhar remotamente, principalmente os profissionais que conseguem executar todas suas funções no digital. Foi feita uma pesquisa pela Prudential que relatou que a maioria das pessoas rendem muito mais no trabalho remoto do que no presencial.

 

 Na área do marketing, 76% dos profissionais vão seguir no trabalho remoto nos próximos anos. Uma vez que buscar um ambiente mais agradável e confortável, focar nas demandas e conseguir realizar todas as entregas além da produtividade aumentada são fatores benéficos. Tanto para a corporação tanto para o colaborador, não existe motivo para voltar ao presencial. 

 

  • Marketing digital trabalhando junto a equipe de vendas 

A junção desses dois setores, marketing e vendas, é muito importante para o bom andamento da empresa. Uma vez que o marketing gera leads, o famoso inbound para que o time de vendas consiga reter e convencer esses clientes de que o produto é bom, é necessário uma comunicação muito bem feita para que não haja nenhuma dúvida. 

 

O indicado para que tenha essa comunhão, são reuniões de alinhamento onde os setores comuniquem suas necessidades com uma certa frequência. 

 

  • Uso da inteligência artificial 

 

Quando se fala de inteligência artificial, muitos se assustam pensando que o que está sendo referido são máquinas super tecnológicas e robôs. Mas nós já utilizamos esse recurso diariamente sem ao mesmo perceber. A tecnologia é usada para simplificar a vida do ser humano, tornar mais ágil e fazer com que o tempo seja gasto da melhor forma possível. Logo, essa é uma das tendências da nossa realidade e será mais ainda com o decorrer do tempo utilizar recursos de inteligência artificial no dia a dia das empresas. 

 

Estamos falando de robôs que conversam com os clientes nos sites de forma automática e programada, demandando menos mão de obra e garantindo que todas as dúvidas sejam sanadas. Os famosos bots em chats são cada vez mais comuns, podendo até serem adaptados a comando de voz, tornando ainda mais real a comunicação. 

 

  • Uso de memes nas redes sociais 

 

Outra tendência que foi muito forte em 2021 e tende a continuar em 2022, é utilizar os memes. Conte também com piadas, trends, assuntos do momento para falar da sua empresa e do seu produto são uma ótima estratégia. Reter o público com o assunto mais comentado do momento, exige muito planejamento e sagacidade, quanto mais fresco o meme, mais atenção ele irá chamar. 

 

Ter uma equipe antenada é o ponto chave, acompanhando o Twitter, Instagram, sites de fofoca e todas as redes que atingem um público bem diversificado. O designer e o copy estarem bem alinhados é outro fator que auxilia.

 

Agora que você já sabe de algumas das tendências para 2022, que tal colocar em prática? Ainda dá tempo de fazer seu planejamento estratégico e garantir que seu time esteja antenado e não perca nenhuma oportunidade no universo do marketing digital.