Atendimento de Restaurante: Formas de Melhorar

Inicialmente, nesse Blog post, vamos falar sobre como melhorar o atendimento de restaurante. Nesse sentido, o intuito desse blog é ajudar você, caro […]

Seu Cliente Oculto
20 de setembro de 2022
Atendimento de Restaurante: Formas de Melhorar

Inicialmente, nesse Blog post, vamos falar sobre como melhorar o atendimento de restaurante.

Nesse sentido, o intuito desse blog é ajudar você, caro empreendedor, a oferecer um atendimento de excelência para seus clientes.

Sendo assim, falaremos 5 dicas para que você possa melhorar o atendimento em seu restaurante.

 

1° Dica Qualifique Sua Equipe

 

A princípio, todos nós sabemos que ser bem atendido, faz com que um cliente fique satisfeito e promova sua marca para mais pessoas de maneira positiva.

Ou seja, ter um atendimento de qualidade e qualificado é de extrema importância para cativar sua freguesia.

Mas você pode estar se perguntando:

“Como posso qualificar meus funcionários para  ter um atendimento de excelência e aumentar as vendas do meu restaurante?”

Primeiramente, é necessário aplicar treinamentos e pensar em novas formas de capacitar seus colaboradores, pois assim, eles terão mais consciência do que fazer ao prestar o atendimento para um dos seus clientes.

É importante também incentivar e animar sua equipe de colaboradores, dessa forma, com o seu incentivo como patrão, eles estarão mais confiantes em atender os clientes e fazê-los se tornarem promotores da marca.

Por exemplo, capacitar seus garçons para que eles consigam agir da melhor forma, tendo em vista, o humor que os clientes chegam no estabelecimento.

Assim como, ensinar aos seus chefes de cozinha o preparo de pratos específicos do seu restaurante é sinônimo de manter o padrão de qualidade esperado pelos seus clientes.

Afinal, um funcionário engajado e animado com o trabalho, transmite melhor esse sentimento para um cliente do que outro triste e desanimado, não é mesmo?

Enfim, qualificar a sua equipe é essencial, mas não é somente isso que fará o atendimento do seu restaurante melhorar.

 

 

2° Dica Tenha Produtos de Qualidade é melhore o Atendimento de Restaurante

 

Antes de mais nada, é importante saber que a qualidade do seu produto influencia diretamente no pensamento do cliente sobre a sua marca

Por isso, é importante que os insumos de sua mercadoria sejam o melhores possíveis, de modo que a entrega seja feita com o mais alto nível para seus clientes.

Em outras palavras, invista em produtos de qualidade, mas que, simultaneamente, não fique pesado no seu orçamento.

Pois, não adianta entregar um ótimo produto aos seus clientes se ao final do mês, quando for calcular os gastos, perceber que houve mais prejuízo do que lucro, de fato.

Dessa forma, ter um produto de ótima qualidade será um dos pontos, dentre os 5 apresentados nessa lista, que fará o cliente se tornar um verdadeiro promotor do seu negócio.

Entretanto, é inviável  também você colocar no seu cardápio uma carne de primeira, se a sua freguesia não come esse tipo dela (ou possui poder aquisitivo para comê-la).

Sendo assim, tenha um produto de qualidade com um investimento que caiba em seu bolso e que, simultaneamente, seja acessível para os seus clientes.

 

 

 

3° Dica  Agilidade nos Pedidos 

A princípio, você pode pensar que esse ponto não é tão importante.

Mas, na realidade, ele é crucial para que as vendas de seu restaurante melhorem.

Ou seja, ter um atendimento ágil contribui muito para que os pedidos em seu restaurante sejam entregues rapidamente, tanto fisicamente, quanto no delivery.

Tendo isso em mente, outro detalhe que é de suma importância, é a temperatura que a comida é entregue ao cliente.

Nesse sentido, a mesma tem que chegar na mesa quente, isso é um ponto crucial que faz o cliente decidir retornar ao seu estabelecimento ou nunca mais voltar.

Por exemplo, vamos supor que você vá para um restaurante, peça seu prato e ele demore em torno de 50 minutos para ser entregue.

Ao perguntar sobre o mesmo, nenhum atendente consegue te informar sobre a situação do prato.

Nesse momento, o estabelecimento enfrenta um problema: ele deixou um cliente, com fome e estressado, diminuindo bruscamente a sua vontade de voltar nele futuramente.

Porém, se ao chegar em um restaurante e o estabelecimento for feito:

  • de ótima qualidade;
  • com colaboradores que te atendam e tiram todas as suas dúvidas;
  • com a comida chegando com rapidez;

Isto é, a probabilidade de você retornar a esse estabelecimento é muito alta.

Por fim, investir na agilidade dos pedidos é de vital importância para uma melhora no seu atendimento.

 

 

 

4° Dica Capriche nas Suas Fotos e Desperte Desejo nos Clientes 

 

Inicialmente, ter boas fotos dos pratos é muito importante para gerar desejo e vontade dos clientes em consumi-los.

Por isso, não tente fazer fotos sozinhos, é importante investir em bons fotógrafos para poder extrair o melhor possível do seu produto e consequentemente, gerar a vontade de comer no seu cliente.

Nesse sentido, usar cores em peças gráficas que trazem fome na divulgação de produtos também é bem útil, como, por exemplo, vermelho, amarelo e laranja, ou seja, trazem o desejo, de comer.

Por outro lado, caso as fotos dos seus produtos sejam tiradas sem cuidado, é mostre ele de uma forma bagunçada, pode não gerar vontade nem curiosidade de consumir algo em seu restaurante.

Todavia, as fotos sendo feitas com qualidade em estúdio, mostrando como seu produto pode ser delicioso, irá trazer a tona o desejo do seu cliente em consumi-lo.

Enfim, usar boas fotos para divulgar seus produtos é de extrema importância para poder melhorar o atendimento de restaurante, ter boas vendas e posteriormente um ótimo faturamento.

Agora, falaremos sobre uma ótima forma de melhorar o atendimento de restaurante e também fidelizar os seus clientes.

 

 

 

5° Dica Como utilizar o cliente oculto para melhorar o atendimento de restaurante 

 

A princípio, essa dica é de suma importância para poder melhorar o atendimento de restaurante, pois ao aplicar essa metodologia, você consegue saber quais são as dores do seu  estabelecimento. 

Nesse sentido, a metodologia de cliente oculto funciona da seguinte maneira.

  1. Primeiramente, uma pessoa com o perfil do restaurante é selecionada para fazer a avaliação.
  2.  Em seguida, ao ser selecionada, a pessoa passará por treinamento feito pela Seu Cliente Oculto.
  3.  Logo após, é solicitado que o mesmo faça a visita.

 Por fim, ao realizá-la terão pontos a serem observados e também questionados, visando de fora para saber como estão certos pontos, por exemplo: atendimento, qualidade da comida, dentre outros.

Sendo assim, aplicar a metodologia de cliente oculto faz com que o proprietário saiba exatamente, por onde começar a melhorar o atendimento de seu restaurante.

Ou seja, utilizar o cliente oculto é de vital importância para ter um atendimento de excelência e com constante frequência, trazer novos clientes ao seu estabelecimento.

 

 

 

O Que Podemos Concluir Sobre Atendimento de Restaurante?

Por fim, implementar essas dicas é um ótimo caminho para poder melhorar o atendimento de restaurante e com isso, fazer com que todos os clientes tenham tratamento de excelência.

Espero, caro empreendedor, que as dicas desse Blog post tenham sido extremamente úteis para você e com isso, façam seu atendimento ser melhorado de forma rápida e eficiente.

 

 

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Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blog post.

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