Negócios

A importância de funcionários motivados para o Customer Experience

Publicado em: 30 Setembro 2019 16:06, por Corine

A importância de funcionários motivados para o Customer Experience

    Para levar a experiência de seus clientes a um nível mais elevado é preciso contar com a ajuda dos ativos mais importantes da sua empresa: seus colaboradores. 

 

    É importante lembrar que a experiência do consumidor está em todas as interações da sua empresa com o seu cliente. Consumidores satisfeitos irão estabelecer uma relação de fidelidade com a marca e darão base para que a empresa cresça e se torne superior aos seus concorrentes. 

   Consumidores percebem as marcas como um todo, sem separações de departamentos e hierarquias. Por isso é tão importante conscientizar, motivar e incentivar todos os seus funcionários. 






  São eles que iram transmitir a mensagem da sua empresa, são o ponto de contato direto com o seu consumidor. E para que eles transmitam a experiência desejada é preciso que eles acreditem em tudo aquilo que estão proporcionando aos clientes. 


  Resumindo, uma equipe motivada trabalha mais e melhor. O que aumenta a produtividade e, consequentemente o lucro da empresa.

 

Como fazer isso?

 

    Colaboradores que possuem acesso ao Feedback dos clientes e estão conscientizados e com foco de tornar a experiência do cliente melhor, consegue fazer um atendimento mais bem-sucedido. Segundo o relatório, produzido pela Econsultancy em parceria com a Adobe, os entrevistados que trabalham em empresas avançadas em experiência do consumidor são duas vezes mais propensas a dizer que a experiência é uma responsabilidade compartilhada por todos e não somente por um departamento específico. 

 

   Seus colaboradores também são seus embaixadores de marca. Eles são o ponto chave da experiência do consumidor. Consumidores satisfeitos irão estabelecer uma relação de fidelidade com a marca e darão base para que a empresa cresça e se torne superior aos seus concorrentes. Em outros termos “A fidelidade à marca da base de clientes é muitas vezes o núcleo do capital de uma marca.” 

 

  Uma das formas de motivar sua equipe é utilizando o Cliente Oculto de incentivo. Onde o Cliente Oculto premia na hora os funcionários, da empresa que está sendo avaliada, que cumprirem todos os procedimentos previamente determinados. Esse método é ideal para empresas que possuem padrão de atendimento. Um exemplo, seria um cliente oculto que vai até um fast food e avalia se o funcionário conhece bem o produto, se oferece sugestões de venda e/ ou itens adicionais. Caso ele execute todos processos de forma correta, receberá uma recompensa imediatamente. Essa processo costuma gerar um verdadeiro clima de festa no estabelecimento e fazem como que os funcionários se dediquem cada vez mais a cada cliente, uma vez que ele reconhece que qualquer um dos clientes que está atendendo pode está o avaliando e que pode ser recompensado por executar todas as etapas com sucesso.





Seja o primeiro a comentar!