Cliente Oculto: entenda um pouco mais sobre essa metodologia e sua aplicação empresarial
Por: Giuliana Guimarães | 4 de outubro de 2023
Entenda como funciona a metodologia da Seu Cliente Oculto e em como ela pode auxiliar na Gestão estratégica da sua empresa, além de alavancar as suas vendas e fidelizar seus clientes.
O que é um cliente oculto/misterioso?
O cliente oculto ou cliente misterioso é uma pessoa contratada para simular a compra de um produto ou serviço presencialmente ou online, a fim de avaliar partes do funil de vendas de uma empresa e trabalhar uma gestão estratégica, visando alavancar suas vendas. O objetivo deste processo é entender as possíveis falhas no processo da empresa e a qualidade do atendimento ao cliente.
Quais os tipos de avaliações disponíveis?
Os tipos de avaliações disponíveis são: a análise de seus serviços, produtos e atendimento; a realização de uma Auditoria, ou seja, a verificação de todos os requisitos legais, da franquia ou estabelecidos pela própria empresa.
Além disso, também há a opção de análise ominichanel, durante a qual o cliente detetive poderá realizar uma avaliação online de todos os seus canais digitais e presencial do seu atendimento e do ambiente em que a empresa se localiza.
Benefícios do cliente oculto para a empresa:
- Identificação de pontos fracos:
Um cliente misterioso pode identificar problemas que as pessoas de dentro não percebem, isso permite que a empresa analise e corrija esses problemas.
- Melhoria na qualidade dos serviços:
A partir da identificação das falhas no processo de vendas é possível realizar a melhoria na qualidade do serviço prestado.
- Avaliação da concorrência:
A partir do benchmarking, é possível obter insights valiosos e entender o que o seu concorrente está fazendo que pode ser útil para o seu negócio.
- Aprimoramento da experiência do cliente:
Por meio da análise da jornada de compra, é possível entender quais os gaps existentes na fidelização e no sucesso do cliente.
- Monitoramento do cumprimento de políticas
Ao optar por visitas de auditoria, é possível identificar erros no cumprimento das regras da empresa, o que facilita o controle do gestor, principalmente quando se trata de franquias.
Confira mais Vantagens do cliente oculto para o seu Negócio:
Seu Cliente Oculto nas Redes Sociais
Por fim, concluímos mais um incrível blogpost. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido enriquecedor para você e sua empresa. Todos os nossos canais são ricos em conteúdos, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais.
Qualquer dúvida, é só nos acionar em algum destes canais.