Feedbacks: como a opinião do cliente pode evitar crises

Por: Marcelo Costa | 30 de janeiro de 2025

O mundo corporativo não é um lugar onde podemos nos permitir ser negligentes quanto se trata de feedbacks dos clientes. Com o mercado cada vez mais exigente, uma avaliação negativa pode ser o suficiente para que, em questão de minutos, sua empresa se depare com uma verdade crise de reputação.

Segundo uma pesquisa realizada pela Salesforce, 89% dos consumidores afirmam que mudariam para a concorrência após uma experiência ruim. Além disso, estudos comprovam que uma pessoa irritada com sua empresa conta para em média 15 pessoas do seu círculo social.

Mas e se fosse possível identificar as falhas antes que elas se tornassem uma bomba prestes a explodir? É exatamente aí que entra o poder dos feedbacks para evitar crises no seu negócio!

Transformando feedbacks críticos em oportunidades

A principal dúvida de muitos empresários é como transformar o feedback de seus clientes em resultados palpáveis e oportunidades. Ao longo dos anos, diversas empresas implementaram programas para conseguir captar e utilizar os feedbacks dos clientes como maneira de potencializar seus atendimentos.

São inúmeros tipos de ferramentas que podem ser utilizadas para isso como, por exemplo, pesquisa de satisfação como aqueles papeis que os clientes preenchem ao final de um serviço ou ao comprar um determinado produto. Mas existem diferentes formas de conseguir aplicar isso na sua empresa. Vamos conferir!

Software de Pesquisa de Satisfação e NPS

Aqui estamos falando de aplicativos que permitem a aplicação de questionários para medir a percepção dos clientes. É a maneira mais tradicional do mercado atualmente, tendo evoluído dos papéis que mencionamos acima para algo mais digital, por exemplo. Hoje ainda existem plataformas que deixaram ainda mais interessante esse processo com um pouco de gamificação para os usuários e mais personalização, deixando tudo com a cara do cliente!

Plataformas de Feedback em Tempo Real

Soluções que captam impressões dos consumidores durante a navegação ou logo após uma interação. São plataformas que permitem você a entender melhor o comportamento do cliente no seu site, por exemplo. Isso também conta como um feedback, mesmo que indireto. Uma vez que você sabe que seu consumidor não ficou muito em uma página, ou não clicou muito em um botão específico, você pode saber como modificar para melhorar a experiência do cliente.

Ferramentas de Monitoramento de Redes Sociais

Aplicativos que ajudam a acompanhar menções da marca e identificar potenciais problemas relatados por clientes. Esse monitoramento possibilita que as marcas respondam rapidamente a críticas, resolvam problemas antes que se tornem crises e valorizem interações positivas, fortalecendo o relacionamento com o público.

Plataformas de Cliente Oculto

Imagina ter tudo isso em um só lugar? Empresas especializadas oferecem sistemas para gestão das visitas de clientes ocultos e relatórios detalhados sobre a experiência avaliada. Essas avaliações podem incluir toda a jornada do cliente desde o digital até o momento da compra e experimentação do produto e/ou serviço, funcionando de maneira eficiente para avaliar todos os aspectos do seu site, do desempenho da sua equipe e assim por diante.

 

O papel do Cliente Oculto na prevenção de crises

Vamos explorar um pouco mais sobre como plataformas e avaliações de Cliente Oculto podem colaborar para captar feedbacks e evitar crises no seu negócio.

O cliente oculto é um profissional treinado para avaliar a experiência oferecida por uma empresa, simulando interações comuns de um consumidor. Desde o atendimento presencial até o suporte digital, essa análise detalhada permite identificar pontos críticos que podem impactar negativamente a percepção da marca.

Ao receber feedbacks estruturados e imparciais, as empresas têm a oportunidade de corrigir falhas, ajustar processos e aprimorar a jornada do cliente antes que reclamações cheguem à internet ou aos órgãos reguladores.

 

Os benefícios de investir em feedbacks

Afinal de contas, muito se fala em otimizar a experiência do cliente e entender como transformar erros em oportunidades, mas como de fato os feedbacks podem ser palpáveis? Vamos te mostrar quais são os principais benefícios de investir em pesquisas de satisfação completas e robustas que podem transformar a sua empresa em um sucesso total!

Identifique dificuldades operacionais

Dificuldades operacionais fazem parte de qualquer empresa. Os processos precisam sempre ser revisitados, revisados e otimizados para que a experiência do cliente esteja sempre no centro. Principalmente, quando falamos de um mercado que está sempre cheio de novidades. Por isso, investir em conhecer mais sobre a opinião do cliente ajuda nesses processos.

O feedback de clientes ocultos, por exemplo, muitas vezes revela falhas que passam despercebidas internamente, como filas longas, desorganização de estoque ou erros no atendimento. Corrigir esses pontos melhora a experiência do consumidor e aumenta a eficiência operacional. Segundo um estudo da PwC, 32% dos consumidores deixam de comprar de uma marca preferida após uma única experiência ruim.

Treinamento de equipes com feedbacks

Já pensou como a sua equipe atua quando você não está presente na empresa? Ou já bateu aquela dúvida quando chega uma reclamação? Será que seu funcionário ou o cliente que estão falando a verdade? Nesse momento, ter a captação de feedbacks de forma constante auxilia para que você possa entender qual a realidade da sua equipe e do seu atendimento.

Os relatos de clientes ocultos servem como material valioso para o treinamento das equipes. Situações reais apresentadas nas avaliações ajudam a criar simulados e ajustar o comportamento dos colaboradores para oferecer um atendimento de excelência. Pesquisas indicam que 68% dos consumidores acreditam que a atitude de um funcionário é um fator essencial para uma experiência positiva.

Gestão de crises antecipada

Com a implementação de melhorias a partir dos feedbacks, muitas empresas conseguem evitar reclamações em redes sociais e sites como Reclame Aqui, protegendo a reputação da marca. Uma pesquisa da BrightLocal revelou que 93% dos consumidores leem avaliações online antes de tomar uma decisão de compra.

Comece agora mesmo a evitar crises!

O trabalho de clientes ocultos, e até mesmo de outras plataformas que buscam auxiliar com feedbacks, não é apenas uma ferramenta de diagnóstico, mas uma oportunidade estratégica de crescimento. Empresas que enxergam o feedback como uma chance de evoluir conseguem se posicionar melhor no mercado e evitar crises que poderiam comprometer anos de construção de reputação.

Portanto, transforme erros em oportunidades e conte com a expertise de clientes ocultos para elevar seu negócio a um novo patamar de excelência no atendimento. Afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar.

 

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