Saiba como usar dados para crescer seu negócio de verdade
Por: Marcelo Costa | 16 de abril de 2025
“Acho que meu cliente gosta disso…”
“Tenho certeza que o problema é preço!”
Quantas vezes você já ouviu (ou disse) frases como essas? O problema é que, no mundo dos negócios, achismo é um atalho para o prejuízo. Empreendedores que crescem de verdade não tomam decisões com base em palpites, e sim em dados reais.
Na era dos dados, quem sabe o que seu cliente realmente pensa é que saí na frente da concorrência e não corre riscos de ter o lucro reduzido no final do mês. Hoje os consumidores mudam constantemente e novidades chegam ao mercado com uma velocidade absurda que pode mudar tudo o que você conhece em instantes!
Por isso, para te auxiliar, criamos esse guia simples e rápido de como usar o poder dos dados para tomar decisões assertivas que irão aumentar seus resultados.
O Poder dos Dados no Mundo dos Negócios
Estamos vivendo a era da informação. Quem sabe ler os sinais que o cliente dá, sai na frente e isso é um fato! No nosso e-book sobre Como Colocar o Cliente no Centro do Seu Sucesso, nós mostramos como empresas renomadas como o Nubank e a Duolingo, conseguiram se destacar no mercado entregando aquilo que seu público gostaria de saber.
Os dados ajudam a entender comportamento, prever tendências e corrigir rotas antes que o prejuízo bata na porta. E não estamos falando só de grandes empresas. O pequeno também pode (e deve) usar dados para se destacar.
Mas, afinal de contas, qual o dado mais importante para minha empresa?
Dados de comportamento do cliente
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- Avaliações
- Feedbacks
- Recompra
- Tempo de permanência na loja/site
Dados operacionais
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- Tempo de atendimento
- Conversão
- Ticket médio
Dados de experiência
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- Cliente oculto
- NPS
- Pesquisa de satisfação
Como coletar dados para a sua empresa
Mesmo sabendo da importância de coletar dados para tomar decisões mais assertivas com os objetivos de crescimento de uma empresa, muitos profissionais têm dificuldade de saber como realizar esse processo ou qual a melhor ferramenta/metodologia utilizar.
A verdade é que nem tudo precisa se resumir em planilhas infinitas e diferentes papéis para os seus clientes preencherem. Existem diversas formas simples de coletar dados que podem auxiliar no processo da descoberta do que seu cliente verdadeiramente gosta ou não nos seus produtos e serviços. Você pode usar:
- Formulários simples (Google Forms, Typeform)
- Relatórios de venda
- Avaliações espontâneas
- Sistemas mais simples de NPS
Pagar mais barato ou ter mais qualidade?
Sabemos que preço e valor são coisas completamente diferentes quando falamos de um investimento. Existem diversas soluções acessíveis que entregam resultados ótimos, mas algumas que nem tanto.
O mais importante é saber qual a metodologia e a ferramenta mais vai atender a suas necessidades na coleta dos dados ideais para ter informações relevantes.
Veja mais sobre formas de captar feedbacks AQUI!
Cliente Oculto: versatilidade, preço e qualidade
A metodologia de cliente oculto consiste em enviar alguém de forma anônima para a sua empresa para avaliar uma série de pontos pré-determinados e te entregar uma avaliação completa.
O melhor de tudo isso é que você pode ter projetos versáteis, que vão atender a qualquer coisa que precisar como, por exemplo:
- Validar a implementação de uma melhoria
- Verificar o desempenho do seu time
- Ter feedbacks reais e completos sobre o ambiente presencial ou digital
- Identificar pontos de melhoria que passam despercebidos
Tudo isso de uma forma acessível dependendo de como você desenvolver a metodologia.
Não deixe os dados de lado!
Dado não morde. Ele protege, orienta e impulsiona.
Se você quer tomar decisões com segurança, deixar de perder dinheiro por falta de visão e se diferenciar da concorrência, comece escutando quem mais importa: o cliente.
Seu Cliente Oculto: tudo que você precisa em um só lugar
Imagina ter tudo o que você precisa para captar os feedbacks do seu cliente, mensurar os dados e construir planos de ação personalizados para atender às suas necessidades em um só lugar!
Aqui no Seu Cliente Oculto temos uma plataforma exclusiva onde você pode acompanhar todo o seu projeto de cliente oculto com tranquilidade. Além de contarmos com uma base de mais de 470 mil clientes ocultos por todo o país, reunimos todas as informações, dados e gráficos em um acesso que você pode acompanhar.
Ajuda bastante na identificação do que precisamos melhorar, e a partir do resultado que recebemos das avaliações do cliente oculto entramos com planos de ações necessárias.
Clínica Emma
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