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UI, UX, CX e BX. Afinal, o que significam?

Publicado em: 14 Novembro 2019 16:23, por Corine

UI, UX, CX e BX. Afinal, o que significam?

Esses termos estão cada vez mais presentes no vocabulário do mundo dos negócios, principalmente nas empresas que valorizam o relacionamento com o consumidor. Mas afinal o que eles significam e onde se encontram? Fique tranquilo que iremos explicar tudo nesse post!

 

UI – User Interface (Interface do Usuário)

Com as expansões tecnológicas muitas empresas passaram a investir na criação de sites, aplicativos e softwares com o intuito de estreitar as relações entre os consumidores e as marcas. E para isso, foi necessário entender os pontos que tornam essa interação positiva.

Sendo assim, o User Interface (UI) surgiu. Responsável pela parte visual por onde o usuário interage com a empresa. Pode ser um botão, um som, um design diferente e outras ferramentas que têm o propósito de facilitar a relação entre humanos e máquinas.

O UI é uma parte do UX.

 

UX- User Experience (Experiência do Usuário)

 

 A Experiência do usuário (UX) é um termo mais amplo. Ela representa uma maior compreensão do usuário para criar produtos e serviços focados no consumidor.

Entender o usuário é também entender o que eles precisam, as situações do cotidiano, seus valores, suas crenças, suas limitações, suas habilidades, seus hábitos... A partir disso conseguimos ter empatia e criar produtos totalmente focados no cliente.

O UX então é a experiência que os usuários têm ao consumirem os produtos e serviços de determinada empresa.

O UX está dentro do CX

 

CX – Customer Experience (Experiência do Consumidor)

A experiência do consumidor (CX) envolve todas as interações do consumidor com a empresa durante o processo de compra.

Por exemplo, um cliente vai em uma loja comprar determinado produto. Durante o processo de escolha temos o CX, o contato com o vendedor tem CX, a disposição dos produtos tem CX, o pagamento tem CX, a embalagem tem CX, os canais de comunicação que a pessoa irá recorrer se houver algum problema tem CX... Toda a jornada do consumidor faz parte da Experiência do Consumidor.  

O CX está dentro do BX.

 

BX- Brand Experience (Experiência de marca)

O BX (Experiência de marca) é um conjunto de estratégias de marketing que tem como foco agregar valor à marca na percepção do consumidor afim de proporcionar uma experiência excepcional.

O BX, constrói a imagem da marca com base em crenças e opiniões do consumidor sobre a marca. É essencial que essa imagem seja baseada em verdades, ou seja, a marca deve estar orientada aos seus próprios valores e seu posicionamento.



Conclusão



                                               


  A Experiência do consumidor está diretamente ligada a imagem da marca. Tal imagem é essencial para conquistar o cliente. Com isso, buscamos que ele consiga estabelecer uma relação com a marca e se torne um embaixador dela. Para atingir isso, as ferramentas de UX são aplicadas, afim de facilitar o contato do consumidor com os produtos e serviços. E por fim temos o UI (Interface do usuários) que facilita a o contato do cliente com as plataformas digitais da marca.

  Todas essas nomenclaturas fazem parte da tendência de foco no consumidor e da era da experiência que vivemos atualmente. Os consumidores são pessoas normais e reais, repletas de sentimentos e cada vez mais as empresas estão entendendo a importância disso. É preciso criar um relacionamento com o cliente, entendê-lo e ter empatia para que ele alcance suas expectativas e obtenha sucesso com sua compra. 

Também está preocupado com as experiências dos consumidores em sua empresa? Podemos te ajudar! 

 

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