Branding: Porque a Imagem da Marca é Importante?

Primeiramente, se você está procurando formas de valorizar a sua marca e aumentar as suas vendas, trabalhar seu branding pode ser uma ótima […]

Vittor Santos
15 de setembro de 2022
Branding: Porque a Imagem da Marca é Importante?

Primeiramente, se você está procurando formas de valorizar a sua marca e aumentar as suas vendas, trabalhar seu branding pode ser uma ótima solução!

Através dele, sua empresa pode se destacar cada vez mais no mercado, independentemente do tamanho do seu negócio.

Então meu caro leitor, fica com a gente nesta leitura até o final para você entender o que é Branding, todas as suas vantagens e como aplica-lo na sua marca.

 

O que é Branding?

A principio, ele é uma forma de gerir as estratégias de marca de uma empresa.

Isso inclui o planejamento ao longo prazo de ações, além de criação e gerenciamento estratégico dos elementos da sua identidade visual.

Dessa maneira, irá conseguir aumentar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores e mercado.

O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes com os clientes.

Isso será crucial para que eles escolham a sua marca, no momento de decisão de compra de um produto ou na contratação de um serviço.

Assim, garantindo que o seu negócio cresça de forma planejada e consistente.

 

O que é Branding?

 

O que é Marca?

Mas, para deixar mais claro, vamos explicar rapidamente o conceito de ser uma “marca”.

Ela é a identidade da empresa, ou seja, a forma como é reconhecida no mercado.

Isto é, representa a imagem que o negócio deseja alcançar para os seus públicos.

Por isso, a definição do posicionamento do seu negócio e de suas vantagens sobre a concorrência são fatores essenciais para repensar uma marca ou criá-la.

Em outras palavras, marca é um conjunto de experiências que o seu público teve e criou do produto ou serviço que você oferece.

Nesse sentido, ela pode ser representada através de um logotipo, identidade visual, slogan, sua história, atitudes, dentre outros.

Enfim, é o jeito que a empresa se relaciona com o mercado alvo.

Pode ter certeza, trabalhar sua marca é um fator crítico de sucesso de qualquer empresa.

 

O que é Marca?

 

Qual é a Importância do Branding?

O branding consiste em fortalecer a marca de uma empresa junto ao público-alvo.

Ele desenvolve uma personalidade para a marca, independentemente de seu porte, tornando-a mais próxima dos consumidores.

Isso acaba gerando diferenciais competitivos, além de elevar a preferência do mercado pelos seus produtos ou serviços.

Até porque o público se sente mais identificado com a marca.

Dessa forma, é possível ter um relacionamento maior e mais duradouro com os clientes, melhorando cada vez mais a reputação da empresa.

Se o branding for bem trabalhado, suas chances de venda aumentam consideravelmente.

E vale lembrar que o branding é indicado tanto para os consumidores, quanto para o público interno.

Principalmente, porque a equipe da empresa precisa absorver muito bem isso, porque será ela a responsável por vivenciar e transmitir o espírito da marca no dia-a-dia.

Então, fazer com que seu público interno entenda isso é fundamental!

Qual é a Importância do Branding?

 

Como Desenvolver um Branding em 3 Passos?

Existem diversas maneiras de trabalhar o branding, mas aqui, vamos mostrar três das formas mas praticadas.

1 – Construção do brand

Isso é um passo chefe para o Branding, porque os próximos passos dependerão dela.

Nesse sentido, é preciso trabalhar os seguintes pontos:

Identidade visual: onde serão trabalhadas as cores da marca, logotipo, tipografia (fontes de letras a serem usadas na comunicação) e o manual da marca (mostra as cores, fontes e formas de aplicação do logo permitidas em diversas situações).

Posicionamento: Este item trabalha pontos como:

  • Valores: Apontam o que é importante para a marca, sendo através deles que acontecerá a conexão com o público.
  • Personalidade da marca: Se ela fosse uma pessoa, como você a descreveria? Respondendo essas perguntas, fica mais fácil identificar esses pontos.
  • Tom de Voz: Define o jeito que se conversa com o público, se é formal ou mais descontraído.
  • Tipo de Linguagem: É a maneira que a fala da marca é feita com os consumidores, como por exemplo, o uso de palavras e expressões cujo o objetivo é ampliar a conexão e identificação do público com a marca da empresa
  • Canais: selecione os canais de comunicação que representam melhor a personalidade da marca, como redes sociais, pontos de venda, materiais publicitários, eventos, dentre outros.
  • Conteúdo: Ele é a escolha da mensagem transmitida e deve seguir os valores e a personalidade da marca.

Todos esses pontos devem ser condizentes com aquilo que o público alvo se identifica.

Isso é muito importante, pois nada adianta melhorar esses pontos se eles não forem convergentes com o estilo de vida e expectativa dos seus consumidores.

Então, entender o seu cliente é fundamental para o branding.

 

Construção do Brand

 

2 – Definição da sua estratégia

Considerando tudo que falamos até aqui, agora, estude e planeje como irá implementar seu branding.

Ele precisa estar em todo momento e lugares que a sua marca estiver.

Seja nas comunicações publicitárias, nas redes sociais, no ponto de venda (físico e digital) , sua equipe, eventos, marketing de conteúdo ou experiência, dentre outros.

Neste passo, considere também qual será o seu investimento financeiro e coloque todas as suas ações em um calendário.

Veja se todos os seus pontos de contato com o mercado estão trabalhando o branding que você definiu até esse ponto.

 

Definição da sua estratégia de brand

 

3 – Montagem de um Plano de Ação e o Cliente Oculto Ajudando o Branding da sua Empresa

Agora, é hora de entrar na fase da execução.

Considerando sua estratégia definida no passo anterior, seu orçamento e datas de cada tarefa, coloque a mão na massa!

Certamente, um plano de ação é muito importante nesse momento e te ajudará bastante a organizar parte da execução do branding.

Nesse sentido, podemos afirmar que o cliente oculto é um excelente recurso para te ajudar!

Pois, através dessa metodologia, você consegue descobrir exatamente aquilo que o público-alvo pensa sobre a sua empresa.

Com os feedbacks construtivos oferecidos pelos clientes ocultos, você consegue alinhar a personalidade deles com a da marca.

Dessa forma, você conseguirá fazer com que as duas personas entrem em harmonia e construam um vinculo verdadeiro que pode beneficiar ambos os lados.

E por fim, ao contratar do Plano Exclusive de Cliente Oculto, você receberá um plano de ação, onde informamos e mapeamos todas as ações que você pode realizar no seu negócio.

Confira mais informações sobre esse plano no vídeo abaixo!

 

 

Seu Cliente Oculto nas Redes Sociais

Por fim, esse foi o nosso postblog explicando um pouco mais sobre branding.

Ele é muito importante, mas esquecido por muitas empresas.

Além disso, ele pode ser trabalhado em qualquer tipo de negócio.

Independentemente da área de atuação ou porte.

Enfim, não se esqueça de nos seguir em todas as nossas redes sociais.

Certamente, você verá um conteúdo inovador, criativo e totalmente fora da caixa em cada uma delas.

Qualquer dúvida, é só nos acionar em algum destes canais.

Quem é a Seu Cliente Oculto?

A Seu Cliente Oculto é uma Startup especializada em projetos de cliente oculto.

Com atuação em todo o Brasil e com o melhor preço do mercado, conseguimos atender clientes de todos os portes.

Temos uma plataforma exclusiva com dashboards para acompanhar os resultados e saber exatamente como está e o que fazer para melhorar a experiência dos seus clientes.

 

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