Como aplicar a metodologia de cliente oculto no varejo

Antes de tudo, se você está procurando uma maneira de aumentar seu ticket médio e melhorar suas vendas, a metodologia de cliente oculto é uma ótima alternativa para o seu negócio. Tanto para grandes empresas B2B quanto para pequenas empresas de varejo. O cliente oculto auxilia a melhorar a experiência do cliente, fidelizando e consequentemente, […]

Vitória Coimbra
8 de fevereiro de 2022
Cliente Oculto no Varejo

Antes de tudo, se você está procurando uma maneira de aumentar seu ticket médio e melhorar suas vendas, a metodologia de cliente oculto é uma ótima alternativa para o seu negócio. Tanto para grandes empresas B2B quanto para pequenas empresas de varejo. O cliente oculto auxilia a melhorar a experiência do cliente, fidelizando e consequentemente, aumentando seus lucros. 

 

O que é o cliente oculto?

 

Cliente oculto é uma metodologia de pesquisa de mercado de forma anônima, isto é, pessoas avaliam marcas anonimamente com o intuito de ajudar nas melhorias do local. O cliente oculto também pode ser feito na concorrência, para descobrir o diferencial da outra empresa e conseguir aplicá-lo de maneira tão eficaz quanto. Também é possível avaliar sites, canais de voz, aplicativos, produtos e serviços específicos e até mesmo alguma falha ou fraude que esteja acontecendo na sua empresa. Inclusive, em lojas de varejo.

 

Essa metodologia é extremamente eficaz e aplicada pelas maiores empresas do mundo que se preocupam com a satisfação do cliente. Entender a importância de cuidar do cliente é um fator essencial na construção de uma marca, uma vez que sem o cliente, não existe entrega de resultados, não existe a necessidade de uma equipe, não existe a empresa. São muitos os dados que mostram a importância de manter o atendimento ao cliente de qualidade, como por exemplo, uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review que mostra que 68% das pessoas que tiveram uma experiência negativa desistem da compra ou não retornam mais à loja.  

 

Quais são os gargalos do mundo do varejo? 

 

A princípio, agora que você já sabe o que é a metodologia de cliente oculto, o que deve ser analisado ao contratar esse serviço para a sua empresa? O mercado varejista conta com diversos nichos e aplicações onde o denominador comum sempre será o cliente. Lidar com o mercado B2C implica cuidado e atenção, já que todo mundo quer consumir serviços e produtos de qualidade por valores baixos. Então para convencer seu consumidor de que o seu vale mais, existem fatores muito importantes para se atentar:

 

1- Qualidade do produto: Seu produto possui qualidade? O produtor é superior aos concorrentes e oferece diferenciais? Ele justifica o valor no qual está sendo ofertado? Apresenta defeitos ou falhas em um pequeno prazo de tempo?

 

2- Atendimento: Seus colaboradores entregam um atendimento de excelência? O seu cliente sai 100% satisfeito após realizar a compra? Existe alguma falha grave na abordagem de algum colaborador? Existe a necessidade de aumentar o número de vendedores para facilitar processos? 

 

3-Experiência: Qual é o diferencial da sua marca? O que faz com que o cliente escolha você na hora de realizar a compra? Para você, possuir uma loja física ou vender online faz diferença? Quais são os feedbacks recebidos da sua marca? 

Quero aplicar a metodologia na minha empresa, como faço?

 

Após entender todo o processo, se você acha que sua empresa precisa deste serviço, para obter melhorias, o que você precisa fazer é ir atrás de uma empresa especializada em cliente oculto. E assim, para que não haja nenhuma falha na sua jornada. Contudo, empresas como a Seu Cliente Oculto estão preparadas para todas as etapas, desde a criação de um briefing para saber exatamente o que é necessário se atentar na hora da avaliação, a criação da persona, o público exato que irá avaliar da melhor forma seu negócio.

A prospecção do cliente oculto existe em qualquer cidade do Brasil, a realização do processo e logo após, a entrega dos feedbacks garantidos e além disso, um plano de ação que irá te mostrar o que deve ser feito para ser de fato uma melhoria para o seu negócio no varejo. Muita coisa, não é mesmo? É por isso que contar com uma empresa especializada facilita o processo e garante que não haja falhas no resultado.

 

Agora, conta pra gente se sua empresa está precisando desse tipo de suporte e se sim, o que te impede de realiza-lo?