Como Encantar seu Cliente: 10 Maiores Segredos de Fidelização

Neste post, viemos trazer para vocês não uma, não duas, nem três, mas 10 DICAS para você aprender agora mesmo de como encantar […]

Vittor Santos
20 de abril de 2022

Neste post, viemos trazer para vocês não uma, não duas, nem três, mas 10 DICAS para você aprender agora mesmo de como encantar o seu cliente.

Isto é , se colocadas em prática com frequência e principalmente consistência, podem fazer com que a fidelização do cliente que você conquistou ocorra mais rápido.

Dessa forma, você não precisará buscar incansavelmente por outros clientes.

Boa leitura e obtenha conhecimento com a SCO.

 

Pessoa mexendo no computador e ouvindo musica - estudando

 

1°Dica: A sua essência é o caráter e não as atitudes

Um excelente atendimento não é resultado apenas do que fazemos, mas também de quem somos no nosso íntimo.

Muitos hábitos do atendimento são originários de fatores, como: criação, crença, segurança ou insegurança, dentre outros.

Então imagina comigo, você vai em um restaurante e logo em seguida, é atendido pelo garçom.

Ele vai realizar tudo que foi treinado a fazer na sua profissão passo a passo, ou seja: ele puxa a cadeira, pede para você se sentar, coloca o cardápio em cima da mesa, traz o pedido, enfim, todo o procedimento padrão.

No entanto, ele faz tudo isso de cara feia, sem vontade, sem animo, sem disposição para estar lá.

Isso acaba totalmente com a magia do atendimento, não é mesmo?

Agora, vamos imaginar outro cenário: O garçom vem, puxa a cadeira pra você sentar, dá o cardápio, mas na hora de entregar a bebida, ele traz a bebida errada.

Em outras palavras, você pediu um refrigerante e ele te trouxe um suco.

No entanto, o Garçom é uma pessoa extremamente simpática, está sempre sorrindo, e ele pede desculpas pelo erro que cometeu.

Por fim, você vai preferir muito mais ser atendido por esse garçom querido, simpático e educado, mesmo que ele tenha errado, do que por um outro que, embora cumpra os procedimentos certinho, não preza em encantar o cliente na hora de atendê-lo.

Então, o caráter, quem a gente é, nossas características individuais sempre vão vir antes das nossas atitudes.

Portanto, quanto mais melhorarmos nossas características como pessoas, melhor vai ser nosso atendimento.

Aliás, o cliente sente isso tudo tá?

 

A sua essência é o caráter e não as atitudes

 

2°Dica: Cada contato é uma oportunidade única

Atualmente, com o avanço tecnologia e das mídias digitais, os canais de comunicação se ampliaram e não estão mais restritos à estabelecimentos físicos.

Redes sociais, Blog, E-commerce, todos esse canais são grandes potenciais de venda e, muitas vezes, podem ser o primeiro contato dos clientes com a sua marca.

Por isso, invista ao máximo em todos os canais de comunicação que você tiver para o cliente se apaixonar pela sua comunicação.

Nas redes sociais, invista em um designer ou fotográfo, avalie se a identidade visual que você está mostrando representa a essência da sua marca.

Em um Blog, invista em um redator que entenda de Inbound Marketing e SEO, o conteúdo que ele irá produzir vai atrair mais leads para você e fará os clientes se encantarem mais pelo seu produto.

Vai lançar um e-commerce? Invista em um profissional de marketing para ajudá-lo (a) na construção do mesmo.

Se cabe no seu bolso, não exite em investir na sua empresa e oferecer a melhor experiência possível dentro dela.

Faça com que os clientes que cheguem no seus canais,  se convertam em leads e futuras vendas.

 

Cada contato é uma oportunidade única

 

3°Dica: Evite ser formal o tempo todo – Seja diferente!

Essa dica é um complemento direto da anterior.

É preciso sempre atender o cliente muito bem, seja por telefone, por mensagem, pois nunca sabemos quais empresas esse cliente teve contato anteriormente e quais são as expectativas, necessidades e vontades dele.

Em suma, é preciso o tempo todo se atentar em encantar o cliente e oferecer um atendimento muito melhor do que o da concorrência.

Converse com ele como se tivesse falando com um amigo, não como uma empresa com palavras muito formais.

Por exemplo, por mensagem, use emojis para aproximar o cliente, assim a conversa ser torna mais carinhosa, afetiva, carinhos e menos engessada naquele modelo 100% formal.

 

Evite ser formal o tempo todo - Seja diferente

 

4°Dica: Fique atento os pequenos detalhes

Nesse tópico, tá uma grande armadilha. Temos a tendência de achar que algumas coisas são muito básicas, ou simples, e subestimamos os pequenos detalhes.

Um grande exemplo disso é a limpeza em um ambiente físico.

Alguns restaurante deixam o lixo transbordando, vazo sujo, papel toalha em falta, chão escorregadio, isso tudo afeta a visão que o cliente terá da sua empresa.

É muito importante que o ambiente esteja sempre limpo, perfumado e organizado.

Assim, quando o cliente entrar, ele vai sentir aquele cheiro de limpeza.

Um aroma tão gostoso, que sempre que ele sentir aquele aroma, vai se lembrar de você!

 

Fique atento os pequenos detalhes

 

5°Dica: Preste atenção nas características e se interesse pela vida do cliente

Imagine o seguinte, suponhamos que você trabalha em um salão de beleza.

Você tem uma cliente que foi fazer um procedimento contigo e ela comentou que vai viajar para Paris em uma Lua de Mel.

Quando a cliente retorna ao salão e você puxa papo com ela sobre a viagem, ela vai amar!

A cliente vai gostar de ver que você se lembrou de algo que ela comentou e mais ainda que se interessou em saber como foi a viagem.

Inclusive, em datas importante como aniversário, você pode mandar parabéns e oferecer um serviço da clinica gratuitamente para aquela cliente.

Quem não ama ter uma surpresa positiva na vida, não é mesmo?

Então, busque se interessar pela vida do seus clientes e crie vínculos com eles.

 

Preste atenção nas características e se interesse pela vida do cliente

 

 

6°Dica: Dedique seu tempo ao conhecimento encantar seu cliente!

Conhecimento é algo tão óbvio, né? A gente tem que ter conhecimento para aplicar o serviço e para passar a informação ao nosso cliente.

É importante ressaltar que: conquistamos o cliente pela emoção, mas fidelizamos ele pelo conhecimento.

Isto é, você pode fazer posts maravilhosos na internet para atrair o cliente, agora, vai ser quando ele estiver conversando diretamente com você é que será o momento de passar o conhecimento para ele.

Mostre autoridade e intelectualidade, dessa forma, ele vai passar a ter confiança e vai ser fidelizado.

 

Dedique seu tempo ao conhecimento encantar seu cliente

 

 

7°Dica: Seja Humilde e Peça Desculpas

Aconteceu alguma coisa errada ou que não agradou o cliente? peça desculpas!

Por exemplo, você é um fotógrafo e marcou em ensaio com um cliente, mas se atrasou meia hora para o ensaio.

Não finja que que nada aconteceu e deixe por isso mesmo, receba ele e diga: primeiro de tudo, queria te pedir desculpas pelo atraso, eu não gosto de atrasar, mas infelizmente, hoje aconteceu tal e tal imprevisto.”

Inclusive, ofereça um brinde pra ele.

Dessa forma: “E para compensá-lo irei fazer lhe dar duas fotos extras, que não estavam inclusas no ensaio, como forma de me redimir”.

Tenho certeza que o cliente vai se encantar mais ainda pro você.

 

Seja Humilde e Peça Desculpas

 

 

8°Dica: Seja profissional e não leve para o lado pessoal

Você sabia que ser profissional é diferente de exercer uma profissão?

Alguns profissionais não sabem ser profissionais.

Por exemplo, eles falam mal do concorrente, atrasam no serviço, dão muito foco nos problemas pessoais, só reclamam da vida, falam que vão fazer uma coisa e vai lá faz outra; isso tudo é falta de postura profissional.

É uma coisa tão mínima de fazer, mas, muitas vezes, deixamos o dia-a-dia pegar e não nos policiamos para profissionais de fato.

Sempre que possível faça perguntas como: Eu tô sendo pontual com o meu cliente? Eu tô agindo com ética? Eu tô fornecendo uma boa experiência pra ele?

É um fator básico, mas que vai te ajudar muito em todo esse processo de encantar o cliente.

 

Seja profissional e não leve para o lado pessoal

 

9°Dica: Ensaie seu atendimento com frequência encantar seu cliente

 

Vocês já viram um espetáculo estrear sem que houvesse um ensaio antes?

Não né. Por isso, pense como se o seu atendimento fosse um espetáculo.

Crie um roteiro de atendimento para como você vai abordar o cliente nas diversas situações em que ele pode se encontrar.

Vamos dar um exemplo de um estabelecimento que fornece serviços estéticos!

  1. A cliente tocou a campainha;
  2. Recebemos ela com um sorrisão;
  3. Música tocando de fundo;
  4. Ambiente bem limpo e cheiroso;
  5. Oferecemos café, água e disponibilizamos revistas para ela ler;
  6. Logo após, podemos passar o cliente para a sala e realizar o procedimento.

Porque que esse roteiro facilita?

Porque eles fazem com que nós criamos hábitos, rotinas e padrões de atendimento.

Ou seja, a pessoa vai ver que não importa qual dia ela vai na clínica, ela sempre vai ser tratada bem da mesma forma.

Tendo esse roteiro, fica muito mais fácil chegar perto de um atendimento exemplar.

 

Ensaie seu atendimento com frequência encantar seu cliente!

 

 

10°Dica: Mostre o diferencial da empresa para encantar seu cliente

Com tantas marcas novas surgindo no mercado, fica difícil competitir e se destacar da concorrência.

Por isso, é muito importante que você encontre as principais oportunidade que existem no seu nicho e explorá-las ao máximo.

Um exemplo? Hoje em dia, existem muitos bares temáticos espalhados por aí.

Eles são decorados dos mais diversos jeitos, seja por filme, série, jogos, países, etc.

Essa é uma ÓTIMA estratégia para reter clientes, pois além de deixar ele totalmente ambientalizado em um lugar super descontraído, gera uma identificação dele com aquele lugar que está sendo frequentado

 

Mostre o diferencial da empresa para encantar seu cliente

 

Conclusão – Como Encantar seu Cliente!

Esperamos que você tenha gostado deste blogpost e que ele lhe ajude a dar um UP no seu negócio e ajudar a criarum relacionamento longo e duradouro com o seu cliente.

Tenha sempre em mente que: é muito mais prático, e rentável, reter os clientes atuais do que sempre ficar buscando clientes novos.

Fique de olho aqui e nas nossas redes sociais e aqui no blog, pois estamos sempre postando muito coisa legal na SCO!

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