Delivery: O Que é Este Serviço de Entrega?

    Você já utilizou o serviço de delivery para aumentar o faturamento da sua empresa? Essa técnica é muito utilizada para que […]

admin
10 de novembro de 2022
Delivery: O Que é Este Serviço de Entrega?

 

 

Você já utilizou o serviço de delivery para aumentar o faturamento da sua empresa?

Essa técnica é muito utilizada para que clientes que não teriam como acessar o seu produto, possam consumi-lo no conforto de sua casa.

Contudo, se ainda não utiliza vamos explicar nesse blog post como você pode aplicar esse serviço em sua empresa.

 

Súmario do Post

O que é Delivery?

Inicialmente, delivery é a ação de levar algo para alguém, o termo se tornou conhecido no Brasil com a crescente utilização pelo setor alimentício.

Contudo, delivery pode ser considerado entrega e distribuição de produtos em geral adquiridos on ou off-line.

No Brasil, esse termo se tornou mais popular nos anos 2000, porém só em 2011 começaram a surgir os primeiros sistemas de delivery focados mais em restaurantes.

Contudo, durante a pandemia de Corona vírus (Covid19) em 2020, conforme análise realizada pela Mobills, o delivery de alimentos subiu 187% no Brasil com gastos médios por usuários de aproximadamente R$100, o que fez a indústria crescer ainda mais.

 

 O que é Delivery?

 

Vantagens de Utilizar o Delivery 

Nesse tópico, falaremos sobre algumas vantagens em utilizar o sistema de delivery em sua empresa.

 

Baixo Custo de Adesão 

Inicialmente, para que seu estabelecimento esteja presente nos diversos tipos de aplicativo de delivery, não é necessário ter um investimento muito alto. Para isso, o proprietário da empresa só precisa fazer o cadastro da mesma em um ou em vários aplicativos.

Contudo, você também pode optar por desenvolver seu próprio sistema de delivery internamente para que não fique refém das taxas dos aplicativos, fazendo com que  o lucro seja maior.

 

Baixo Custo de Adesão 

 

Grande Base de Usuários

Os aplicativos de Delivery hoje em dia são muito populares e com isso tem um número grande de usuários.

Sendo assim, sua empresa terá uma visibilidade muito maior e também poderá receber um número alto de pedidos do que habitualmente receberia.

Porém, para os seus pedidos é necessário pagar uma comissão para as empresas de aplicativos pela manutenção dos mesmos.

 

Grande Base de Usuários

 

Novos Clientes

Nas plataformas de entrega, há um número muito grande de empresas com o mesmo segmento que o seu, porém por ser um aplicativo de pedidos você tem a possibilidade de conseguir novos clientes diariamente que ainda não conhecem o seu produto.

 

 

Desvantagens de Utilizar o Delivery 

Agora, falaremos agora sobre algumas desvantagens de utilizar os aplicativos de delivery para fazer entregas para sua empresa.

 

Dificuldade de Gerenciamento 

A princípio, quando você tem sua empresa em algum aplicativo de entrega você fica dependente de terceiros para poder fazer qualquer tipo de edição em sua loja.

Sendo assim, para mudar a área de entrega, o valor dos seus produtos e até mesmo adicionar um novo, você terá que solicitar pelo aplicativo.

Sem contar que, você também ficará “contando com a sorte” de como o cliente receberá o pedido, o tempo da entrega e entre outros pontos que você não terá controle.

Então, se optar por utilizar um aplicativo de entregas é importante, mas ainda sim não se pode descartar os métodos tradicionais de venda de sua empresa.

 

 

Valores Altos de Adesão 

 

Para utilizar os aplicativos de delivery não é necessário investir nenhum dinheiro, porém é preciso pagar taxas que podem girar em torno de 15 a 25 % a cada pedido realizado no aplicativo.

Além disso, algumas dessas empresas de delivery cobram essas taxas e também uma mensalidade do negócio que está se cadastrando nas mesmas.

Se pensar de forma isolada, as porcentagem podem parecer poucas, mas no final do mês esse valor pode fazer uma grande diferença no faturamento da empresa.

 

 

Alta Concorrência

 

Como foi mencionado anteriormente a concorrência nesses aplicativos de delivery é muito alta, pois a grande maioria dos estabelecimentos estão nesses tipos de aplicativos hoje em dia.

Por exemplo, vamos supor que você tem uma hamburgueria por estar em um aplicativo isso não garante a exclusividade dos clientes, pela concorrência alta fica mais trabalhoso trazer lucro para sua empresa.

Dessa forma , falaremos agora sobre como saber se utilizar o delivery em seu negócio  está sendo positivo e trazendo os resultados esperados. 

 

 

Como Saber se Estou Utilizando o Delivery Corretamente?

Inicialmente, existe uma forma de saber como o seu cliente se sente ao comprar algum produto de sua empresa.

Nesse sentido, a forma em questão é a metodologia de cliente oculto onde um cliente real avalia todos os aspectos de sua empresa.

Mais especificamente sobre o delivery é avaliado:

  •  se o cardápio do restaurante está de acordo com o informado;
  •  se o pedido chegou no tempo previsto pelo aplicativo;
  •  se estava bem organizada a entrega;
  •  e o sabor dos produtos consumidos pelo cliente.

 

Porém você pode estar se perguntando “Qual a diferença do cliente oculto ou para eu pedir para um amigo ou parente avaliar os mesmos pontos?”

A principal diferença é que um familiar ou um amigo, se encontrar algum erro no processo ao avaliar seu estabelecimento, não será totalmente sincero por receio de que isso magoe você.

Sendo assim, o cliente oculto por não ter ligação com você, fará uma avaliação mais criteriosa do seu delivery e te mostrará verdadeiramente os problemas em suas entregas.

 

Como Saber se Estou Utilizando o Delivery Corretamente?

O Que Podemos Concluir Sobre Delivery?

 

  Por fim, podemos concluir que o delivery pode ajudar muito a aumentar o faturamento da sua empresa.

Ao aplicá-lo existem alguns riscos que se pode correr, mas também pode ser muito vantajoso para a visibilidade do seu negócio tendo em vista que pode trazer novos clientes e que podem vir a consumir sua mercadoria, gerando  mais lucro.

O ideal é colocar na balança o que compensa para a sua empresa e contar com o auxílio da metodologia de cliente oculto para deixar a experiência de entrega cada vez melhor para os seus clientes.

E com isso, ver a sua empresa crescer e ficar cada vez mais conhecida no mercado, e também sendo recomendado pelas outras pessoas no famoso marketing boca a boca.

 

O Que Podemos Concluir Sobre Delivery?

 

Seu Cliente Oculto nas Redes Sociais

Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blog post.

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Quem é a Seu Cliente Oculto?

A Seu Cliente Oculto é uma Startup especializada em projetos de cliente oculto.

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