Downsell Como Usar Essa Técnica de Venda?

  Você  já usou o downsell para elevar o faturamento da sua empresa? Essa técnica é muito aplicada para que o cliente volte […]

Seu Cliente Oculto
1 de novembro de 2022
Downsell Como Usar Essa Técnica de Venda?

 

Você  já usou o downsell para elevar o faturamento da sua empresa?

Essa técnica é muito aplicada para que o cliente volte a  consumir o seu produto, e assim aumentando o ticket médio.

Contudo, se ainda não a aplicou vamos explicar nesse blog post como você pode aplica-la em seu negócio.

O Que é Downsell?

A princípio, como o próprio nome já diz downsell é quando um cliente está prestes a desistir de uma compra e/ou contratação de um produto.

Sendo assim, o downsell é uma última oferta que apresenta algum tipo de desconto ou uma mercadoria de melhor custo benefício com o intuito de chamar atenção do cliente novamente e assim gerar a compra.

Por exemplo, você tem um plano de televisão que em um determinado ponto começou a ficar com um valor alto.

 Ao ligar para efetuar o cancelamento é oferecido para você um plano com um preço menor, mas com as mesmas vantagens.

Nesse sentido, essa é uma forma que a empresa aplicou o downsell com o intuito de reconstruir o relacionamento com você, cliente.

Entretanto, é essencial saber que  esse tipo de método deve ser feito com uma estratégia muito bem pensada e no período certo.

O Que é Downsell?

 

Quais os Benefícios do Downsell Como Estratégia De Vendas?

Primeiramente, um dos principais benefícios do downsell é que ele pode impulsionar o faturamento da sua empresa, já que nele você consegue alcançar um número maior de clientes.

Sendo assim, outra vantagem dessa estratégia, e que você tem a chance de recuperar leads quase perdidos aumentando assim, o volume de conversão da sua empresa. Pois, ao aplicar o downsell o cliente pode adquirir aquele produto e ampliar o ticket da sua empresa.

Sem contar que, utilizar o downsell pode aproximar o cliente da sua marca, é importante lembrar que no futuro você também pode utilizar o upsell. Fazendo  com que o ticket médio desse cliente aumente.

O upsell, é uma técnica de negociação em que você pode incrementar o seu produto ou serviço com algum outro, fazendo assim com que o lucro seja um valor maior.

 Quais os Benefícios do Downsell Como Estratégia De Vendas?

 

Dicas Para Utilizar o Downsell da melhor forma

Nesse ponto, você já sabe o que é o downsell como funciona e quando aplicá-lo, confira algumas dicas para ampliar o faturamento do seu negócio, além de adquirir novos clientes.

Colocar o Cliente no Centro da Estratégia

Inicialmente, muito se fala em diversas campanhas que o cliente precisa ser o centro das atenções.

Porém, no caso do downsell esse ponto é essencial tendo em vista que o principal foco da metodologia é reconquistar o cliente e não perder aquela conversão.

É bom sempre se perguntar também se o que você está oferecendo, se condiz com a necessidade dele naquele momento.

 

Colocar o Cliente no Centro da Estratégia.

 

Treine Constantemente Seu Time de Vendas

 

A equipe de vendas tem um papel crucial quando se pensa em converter os leads. 

Sendo assim, treine sempre a sua equipe de colaboradores para aperfeiçoar as técnicas e melhorar a abordagem, além da comunicação que os mesmos têm com o seu cliente.

O downsell, é um  tipo de estratégia que geralmente precisa ser pensado com antecedência por isso é muito importante que os vendedores saibam exatamente qual o produto e/ou serviço, será oferecido nesse tipo de situação. 

Afinal, ter os descontos e as propostas oferecidas já em mente facilita muito todo o processo.

 

Treine Constantemente Seu Time de Vendas

Tenha Produtos Que Solucionam o Problema do Cliente

Inicialmente, novas tendências estão surgindo o tempo todo. Para conquistar o sucesso é de suma importância que você faça um filtro do que tem ou não sentido para o seu modelo de negócio. 

Dessa forma, conheça as dores de seus consumidores e garanta que o seu produto ou serviço seja exatamente o que ele precisa para resolvê-las.

Sendo assim, é uma estratégia vantajosa ter em seu estoque um mix variado de produtos. Pois, com isso você terá um número maior de produtos para oferecer para o seu público na hora em que for negociar.

Por diversas vezes o downsell pode ser também baseado em oferecer um produto diferente, porém com o valor menor e que supra a necessidade real do cliente.

 

Tenha Produtos Que Solucionam o Problema do Cliente

 

Qual o Melhor Momento Para o Downsell?

Saber exatamente o ponto em que deve aplicado o downsell é de suma importância, até porque caso você ofereça o seu desconto muito tarde ele não trará o mesmo resultado.

Isto é, o melhor período para colocar o downsell em pratica é na hora em que o cliente não está mais disposto a consumir seus produtos e serviços.

Sendo assim, a redução de valor pode fazer com que o cliente ainda sim efetue a compra de um produto da sua empresa.

Por fim, é notado um crescimento no ticket médio de empresas que implementam essa metodologia. O cliente que poderia não efetuar a compra, acaba fazendo a mesma por conta do valor estar mais baixo.

 

 Qual o Melhor Momento Para o Downsell?

 

O Que Podemos Concluir Sobre Downsell?

 

Por fim, podemos concluir que downsell, é um modelo de estratégia que se aplicada da forma correta, pode trazer um resultado positivo e a ampliação no ticket das empresas.

Afinal, converter um potencial cliente pode ser mais simples se você aplicar a metodologia de downsell, pois com o auxílio dela você conseguirá fazer com que ele compre o produto.

Ou seja, investir no downsell é uma ótima ideia para o aumento do consumo dos seus produtos.

Porém, ela precisa ser muito bem analisada de acordo com a realidade da sua empresa, antes de ser implementada para que seja mais exata possível.

 

O Que Podemos Concluir Sobre Downsell?

 

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Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blog post.

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