10 Gatilhos Mentais Para Influenciar Pessoas e Aumentar as Vendas

No post de hoje, vamos ensinar e passar os melhores gatilhos mentais para você usar no seu negócio e consequentemente, aumentar as vendas […]

Vittor Santos
30 de maio de 2022
10 Gatilhos Mentais Para Influenciar Pessoas e Aumentar as Vendas

No post de hoje, vamos ensinar e passar os melhores gatilhos mentais para você usar no seu negócio e consequentemente, aumentar as vendas dele.

Isto é, se você trabalha com marketing e/ou empreendedorismo, temos certeza que estes gatilhos serão fundamentais para impulsionar as suas vendas.

Definitivamente, todos eles serão muito úteis nas mais diversas áreas: seja e-mail, vídeo, artigo, copy, dentre outros.

 

1°: Gatilho da Comparação

A principio, tudo que fazemos nessa vida, seja comprar, analisar ou pensar; sempre fazemos comparando com algo.

Afinal, se não houver uma base de comparação, como saberemos se algo é melhor ou pior, mais caro ou mais barato?

Vamos dar um exemplo na prática desse gatilho!

Uma loja, que vende produtos eletrônicos, estavam vendendo um novo modelo de TV com o valor de R$300,00.

Mas, havia um desafio, como as pessoas iam saber se o preço daquele aparelho eletrônico era bom ou ruim?

Nesse sentido, os funcionários da loja tiveram uma ideia.

Com o objetivo de gerar mais vendas dessa nova televisão, e consequentemente fazer parecer que o valor dela era um preço ótimo, foi colocada uma outra TV (mais antiga com o valor de r$600,00) ao lado dela.

Nesse sentido, á primeira vista, quando os clientes batiam o olho, eles sabiam que a nova televisão valia muito mais a pena, pois além de ser um lançamento, ela custava metade do preço da televisão antiga.

Se a nova televisão fosse colocada ao lado de uma outra mais barata, 100 reais por exemplo, o efeito já poderia ser ao contrário, pois 300 reais iria parecer muito caro para se investir em uma televisão.

Então, sempre tenha isso em mente: Todo produto e serviço é comparado com alguma coisa, seja com os produtos da mesma empresa ou com os concorrentes.

Mas, temos dois caminhos para seguir nesses casos:

  1. Deixar o cliente fazer a comparação da forma como ele quiser;
  2. Ou pode ser feito um bom trabalho de marketing, citando e persuadindo ele a comparar os elementos que você orquestrou para aquela situação.

E aí, qual dos dois caminhos você vai seguir?

 

1°: Gatilho da Comparação

 

2°: Gatilhos Mentais: Reciprocidade

De forma resumida, o gatilho mental da reciprocidade consiste em um estímulo recebido pelo cérebro do consumidor através de atitudes da marca.

Logo, trata-se da premissa de que, se você agir bem com as pessoas, elas serão recíprocas.

Nesse contexto, significa que os clientes impactados irão comprar da sua empresa como retribuição.

Um bom exemplo disso é de um negócio digital que produz conteúdo respondendo a dúvidas do seu público-alvo gratuitamente.

Aqueles que usufruem desse conteúdo passam a se sentir estimulados a retribuir de alguma maneira esse favor.

Porém, aqui alertamos que o empreendedor não deve entender como um favor e sim como uma estratégia de vendas.

Também precisamos alertar para a relevância do consumidor não perceber que está sendo conduzido pela marca e que há a espera de uma troca.

Os clientes devem acreditar que estão consumindo e sendo bons com a sua marca porque assim desejam.

 

2°: Gatilhos Mentais: Reciprocidade

 

3°: Gatilho da Atração ou Simpatia

 

O gatilho de atração e simpatia está relacionado ao modo como uma empresa se relaciona com o seu público.

Costumamos nos atrair por marcas que falam uma linguagem que se aproxima da nossa, por isso, é importante ter conhecimento do seu público-alvo para conseguir ser o mais assertivo possível.

Um exemplo de sucesso é o banco digital Nubank, que utiliza uma linguagem descomplicada e jovem em suas publicações, ideal para o público da empresa.

Estratégias como essa conseguiram convencer os mais de 6 milhões de usuários do banco a abrirem suas contas.

Arquétipos são uma ótima forma de conseguir criar uma personalidade para sua marca e, assim, ser lembrado por seus clientes.

 

Gatilho da Atração ou Simpatia

 

 

4°: Gatilhos Mentais: Consenso ou Prova Social

Quando um cliente começar a estudar sobre os seus produtos/serviços, ele vai procurar dicas e provas que comprovam a legitimidade do seu negócio.

Ou seja, a pessoa irá procurar provas, como: comentários e opiniões de outras pessoas em redes sociais, vídeos utilizando o seu produto, pontuação no reclame aqui, dentre outros.

Por isso, as empresas utilizam tantos depoimentos e estudos de caso, para mostrar aquilo que está sendo prometido ao cliente é real e legítimo.

Afinal, um empresário se vangloriar da sua empresa, e o que ela oferece, é algo óbvio e previsível.

Ninguém vai falar mal do próprio empreendimento.

Agora, quando outras pessoas falam bem do seu produto, especialmente se forem relevantes no mercado, é uma prova social de que os serviços ofertados pela sua empresa são de qualidade.

Quer saber de um exemplo desse gatilho na prática?

Atualmente, a SCO oferece dois planos de cliente oculto: o Plano Essencial (para micro-empresas) e o Plano Exclusive (para macro-empresas).

Para solidificar o argumento de que os planos vendidos por nós trazem um ótimo resultados para as empresas, convidamos o Roberto Novaes (CO-Fundador da San Fili Pães Artesanais) e o Rodrigo Keiti (Diretor Comercial da Constance) para falarem um pouco sobre como foram as suas experiências com os planos da seu cliente oculto.

Clientes satisfeitos são os mais propícios a ajudarem no gatilho social 😉

Plano de Cliente Oculto Essencial para Pequenas Empresas – SCO + San Fili

 

 

Seu Cliente Oculto + Constance Calçados 🌟

 

 

5°: Gatilho da Autoridade

A principio, o gatilho mental da autoridade é utilizado para fazer com que as pessoas escutem o que a sua empresa tem a dizer porque você sabe exatamente do que está falando e como falar!

Portanto, se você é autoridade no assunto, a probabilidade das pessoas confiarem em você é muito maior.

Dessa forma, é possível conduzir o seu cliente ao que de fato importa: a venda.

Antes de mais nada, uma ação que ajuda uma empresa ter mais autoridade é aparecer em grandes mídias de veiculação de informação.

A SCO já apareceu em várias mídias muito reconhecidas aqui no seu país de origem.

Pois, não só no Brasil, mas aparições em mídia, TV e outros meios tem uma força muito grande no mundo inteiro.

Elas ajudam a construir essa autoridade e fazer as pessoas confiarem mais na comunicação da marca.

Confira clicando abaixo, as mídias em que a Seu Cliente Oculto já apareceu:

  1. OGLOBO
  2. PEQUENAS EMPRESAS E GRANDES NEGÓCIOS
  3. CARTÃO DE VISITA
  4. OTEMPO
  5. G1 NEWS

Entrevista da Seu Cliente Oculto em Pequenas Empresas Grandes Negócios

 

 

Além disso, devido a todo nosso trabalho e diferencial, hoje somos referência em pesquisa de mercado com a metodologia de cliente oculto para franquias.

Por isso, graças ao nosso reconhecimento, somos associados da ABF (Associação Brasileira de Franquias).

 

6°: Gatilhos Mentais: Comprometimento

Neste gatilho, é possível através de pequenos comprometimentos, fazer a pessoa se colocar em uma posição, onde caso ela não comprar o seu produto vai contra os princípios dela.

Aliás, tem uma história muito boa que vai te ajudar a visualizar melhor esse gatilho!

Um agente de publicidade chega no quintal das pessoas e pergunta: “Olá moradores, podemos colocar um banner/ letreiro gigante na casa de vocês em pró da defesa dos animais?”

60% das pessoas disseram que não podia colocar o banner, enquanto os outros 40% disseram que sim.

Após esse resultado, o agente decidiu fazer algo diferente.

Ele voltou um tem colocou um pequeno adesivo na janela dos moradores com três perguntinhas:

  1. “Você gosta de animais?
  2. Você deseja proteger os animais?
  3. Neste caso, você se importa de colocarmos esse pequeno adesivo na sua janela para mostrar o seu apoio e comprometimento na causa animal?”

São perguntas simples, fáceis de responder e com alta probabilidade da pessoa dizer sim.

 

Gatilhos Mentais: Comprometimento

 

 

Comprometimento como forma de fidelização

Por fim, todos os moradores que deram respostas positivas, tiveram um adesivo colado em suas janelas.

Após duas semanas, o agente voltou para a vizinhança e perguntou para os moradores se podia colocar o banner gigante no quintal deles.

Agora, o cenário se inverte. No primeiro experimento, apenas 40% dos moradores disseram que sim. Agora, esse número subiu para 70%.

Mas, afinal, porque isso aconteceu? Pois antes, os moradores já tinham feito um pequeno comprometimento com a causa animal, permitindo que fossem colocados adesivos em suas janelas.

Nesse sentido, eles tinham que agir baseado naquilo que se comprometeram e precisavam agir conforme os valores demonstrados anteriormente.

Agora, não permitir que seja colocado um banner em suas casas seria algo contra os princípios dela e algo contra ao que ela se comprometeu.

Seria algo que provaria que ela não tem palavra e ninguém quer passar por isso e ser taxado como mentiroso.

Tenha em mente que usar gatilhos mentais, não significa que você está “manipulando” ou enganando as pessoas.

Os gatilhos vão ser usados de uma maneira ou outras, as vezes até para produtos ruins.

E você empresário, com um produto bom, pode usar para vender e colocar na mão das pessoas aquilo que elas realmente precisam, então vale a pena trabalhar em cima disso.

 

Comprometimento como forma de fidelização

 

 

7°: Gatilho da Escassez

Eventualmente, esse é um dos mais conhecidos e utilizados.

Quem nunca foi em uma loja de roupa e ouviu de um vendedor dizendo: “Só tem mais três peças da roupa x, se você não garantir a sua hoje, vai perder a maior chance da sua vida e nunca mais vai ter a oportunidade de comprar essa coleção.”

Enfim ,esse gatilho é muito importante, pois trabalha com a necessidade de quando queremos muito algo e se não comprarmos naquela hora, nunca mais veremos aquele produto ou aquela promoção.

Nesse sentido, a mente humana é muito interessante,

Pois as vezes, nem estamos interessados em algo, mas assim que alguém fala que certo produto vai sair de linha ou que a última peça vai acabar, desejamos aquele produto três vezes mais!

 

Gatilho da Escassez

 

 

8°: Gatilhos Mentais: Curiosidade

Primeiramente, o ser humano é curioso por natureza.

Sendo assim, a curiosidade é uma das emoções mais fortes que podemos sentir e torna-se quase irresistível buscar as informações para saber o final de uma história.

Desse modo, a busca por uma informação para saciar a curiosidade, ativa partes do cérebro relacionadas ao prazer e ficamos satisfeitos ao descobrir, principalmente, os detalhes ocultos.

Aliás, o gatilho da curiosidade torna-se muito poderoso quando está aliado a uma polêmica.

Isto é, quando você afirma algo controverso, desperta o interesse das pessoas.

Um exemplo são os títulos das notícias clickbait.

“Composto que seca barriga vira febre em São Paulo”. Todavia, por mais sensacionalista que pareça, esse tipo de título é campeão em cliques.

As pessoas ficam atraídas pela forma como as palavras são dispostas na frase e ficam curiosas para saber que composto é esse, como ele funciona, onde encontrá-lo, detalhes estes que só descobrirão quando abrir o post.

Frequentemente, esses títulos vêm acompanhados de propagandas, links para fazer a compra de um produto e do depoimento de pessoas que supostamente compraram, usaram e aprovaram.

“Peça aqui o seu composto. Os dez primeiros que comprarem levam um brinde exclusivo…”. Nesta frase, veja que o suspense continua.

O que será o brinde exclusivo? Só comprando para saber.

 

Gatilhos Mentais: Curiosidade

 

9°: Gatilho do Storytelling

Antes de mais nada, Storytelling nada mais é do que a capacidade de transmitir conhecimento, pensamentos, ideias e fatos através de uma narrativa.

E como o Storytelling pode ajudar nas vendas da sua empresa?

Você sabia que o hemisfério direito de nosso cérebro, responsável por nossa gestão emocional, comanda cerca de 95% das funções do nosso corpo?

Ou seja: o ser humano é emocional por natureza.

Ao ouvir uma história, nosso subconsciente cria uma expectativa, que nos desperta sensações de encantamento e empatia.

Em outras palavras, esses sentimentos nos levam, inclusive, a comprar coisas que não precisamos. É aí que entra o gatilho mental da história.

Nesse sentido, atraia atenção e desperte o interesse de seus clientes, prospecte-os com o Storytelling e aumente a lucratividade do seu negócio!

 

Gatilho do Storytelling

 

10°: Gatilhos Mentais: Especificidade

A principio, especificidade é uma técnica muito eficiente, que pode ser utilizada para aumentar o grau de credibilidade da sua empresa.

Isto é, ela causa um efeito nas pessoas que fazem elas acreditem, com mais confiança, naquilo que você está falando.

Além disso, isso ocorre quando você é específico em suas falas, consequentemente,  as pessoas tendem a achar que você está dizendo a verdade.

Quando você utiliza da especificidade, é ativada a curiosidade e confiança na mente das pessoas.

Um exemplo: no assunto de seus e-mails, quando você usa de números para informar aliados a palavra “você”, tende a conseguir mais engajamentos.

Veja a diferença:

“Formas simples para vender mais”
“4 Formas simples para você vender mais”

Conseguiu perceber como a segunda frase é mais atraente?

Logo, esse tipo de argumento instiga nossa curiosidade.

Em suma, quanto mais específico for nas suas chamadas, mais respostas positivas você tende a ter.

 

Gatilhos Mentais: Especificidade

 

Conclusão dos Gatilhos Mentais

Sendo assim meu caro leitor, de todos os gatilhos mentais que existem, estes são os que causam maior impacto e que trazem o melhores resultados.

Por fim, recomendamos que você salve esse postblog, pois sempre que precisar usar algum deles no seu marketing, é só consultar este guia novamente.

Fique atento ao blog da SCO, pois sempre estamos postando conteúdos incríveis por aqui sobre empreendedorismo, cliente oculto, dentre outros temas que estão em alta.

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A Seu Cliente Oculto é uma Startup especializada em projetos de cliente oculto.

Com atuação em todo o Brasil e com o melhor preço do mercado, conseguimos atender clientes de todos os portes.

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