O dia internacional da mulher

Dia 8 de março é a data que celebra o dia Internacional da Mulher. Representa uma luta constante de mulheres por direitos e melhores condições de trabalho, e até mesmo de vida. A data oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975.    A história do dia da mulher   Em 1909, houve uma […]

Vitória Coimbra
10 de março de 2022
Dia Internacional da Mulher

Dia 8 de março é a data que celebra o dia Internacional da Mulher. Representa uma luta constante de mulheres por direitos e melhores condições de trabalho, e até mesmo de vida. A data oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975. 

 

A história do dia da mulher

 

Em 1909, houve uma grande manifestação em Nova Iorque realizada por 15 mil mulheres que lutaram pelos seus direitos e melhorias de trabalho, sendo assim considerado o primeiro ato revolucionário feminino. Além da passeata também aconteceu um evento trágico que marcou essa data, em 1911, no mês de Março, houve um incêndio na fábrica de roupas Triangle em Nova Iorque, onde 146 pessoas morreram e 123 delas, mulheres. A partir de então houve uma grande mobilização para conscientizar a população sobre os direitos das mulheres. 

 

Atualmente, a data é marcada por lutas como, a violência contra as mulheres, igualdade salarial, feminismo negro, preconceito contra mulheres LGBTQIAP+. Além de tratar de temas como aborto, feminicídio, assédio sexual e moral.

 

Curiosidades sobre o tema

 

Cor roxa

 

A princípio, Roxa é a cor global que representa o dia internacional da mulher, entretanto, antigamente era roxo, verde e branco. O branco não se usa mais por representar a pureza em cada mulher.

 

QI’s registrados

 

Primeiramente, os dois maiores QI’s já registrados no mundo foram de mulheres. O maior deles entrou para o livro de recordes, é da colunista americana Marilyn Vos Savant, com 288 pontos. 

 

Feriados nacionais 

 

Apesar de ser um dia normal no Brasil, o dia internacional da mulher é feriado nacional na China, Romênia, Rússia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Cazaquistão, Quirguistão, Macedônia, Moldávia, Mongólia, Tajiquistão, Ucrânia, Uzbequistão e Vietnã.

 

Direito ao voto

 

Em contrapartida, o primeiro país do mundo que concedeu às mulheres o direito ao voto foi a Nova Zelândia, em 1893. 

 

Mulheres que fizeram diferença para a história

 

Marie Curie

Marie Curie - Dia Internacional da Mulher

 

Por exemplo, muito conhecida no mundo da química e física, a polonesa ganhou o prêmio Nobel duas vezes devido às suas pesquisas relacionadas à radioatividade. 

 

Malala Yousafzai

 

Malala Yousafzai - Dia Internacional da Mulher

 

A paquistanesa é a pessoa mais jovem a ganhar um prêmio Nobel. Em outras palavras, é uma grande representante pela luta dos direitos humanos e um símbolo muito forte devido a sua história de vida. 

 

Margaret Heafiel 

 

Margaret Heafiel - Dia Internacional da Mulher

 

Contudo, essa mulher trabalhou como diretora de engenharia de software para a NASA, e foi responsável pelo projeto Apollo. 

 

Anne Frank - Dia Internacional da Mulher

 

Anne foi uma escritora judia que precisou se esconder dos nazistas, tendo uma história muito sofrida e relevante, é uma mulher reconhecida pelo o que viveu.

 

Rosa Parks 

Rosa Parks

 

Por fim, Rosa foi um nome muito importante para a luta dos direitos humanos. Também é conhecida por ser a negra que deu seu lugar no ônibus para um homem branco se sentar. 

 

Por que é necessário ter o dia da mulher?

 

Muito mais do que celebrar, o dia internacional da mulher precisa ser visto como um dia de conscientização. É um dia onde todos devem se lembrar da importância das mulheres terem direitos, já que mesmo depois de muito tempo, ainda existe uma grande diferença na vida do homem e da mulher, com direitos e privilégios diferentes. Logo, ter a consciência de que apesar de toda a luta os ideais não foram alcançados, é um motivo muito forte para se atentar todos os anos. 

 

CHAMADA CLIENTE OCULTO