Qual a importância do CX na sua taxa de conversão de vendas

O comportamento do consumidor mudou muito após os últimos 3 anos e se você deseja que sua marca se destaque no mercado, além […]

Barbara Brugger
23 de junho de 2023

O comportamento do consumidor mudou muito após os últimos 3 anos e se você deseja que sua marca se destaque no mercado, além de entregar um produto de qualidade, é preciso priorizar a experiência do cliente. Nesse post, vamos descobrir os impactos e benefícios do CX na taxa de conversão de vendas e oferecer insights para você aplicar no seu negócio. 

CX: O que é na prática e sua importância na conversão de vendas 

 

Sumário CX: O que é na prática e sua importância na taxa de conversão de vendas 

 

O que é CX? 

Customer Experience, CX ou experiência do cliente é o conjunto de impressões e percepções criadas para encantar e atrair os consumidores ao fazer uma compra ou simplesmente entrar em contato com uma empresa. Além de prestar um serviço de qualidade, o diferencial é colocar o cliente em primeiro lugar, com foco em otimizar, aprimorar o atendimento e envolver o público em sua cultura. E pensar nisso é fundamental para destacar seu negócio, já que hoje o consumidor não está interessado somente no produto em si. 

 

Os impactos das experiências na taxa de conversão de vendas

Apesar de atualmente existirem diversas estratégias de marketing, a divulgação “boca a boca” é uma das ferramentas mais influentes e poderosas para acelerar os processos de compra. Por elas serem de forma espontânea, acabam tendo mais credibilidade e é bem mais provável de conquistar novas pessoas. 

 

E com as redes sociais (principalmente o TikTok), os relatos alcançam grandes massas rapidamente e isso pode ser algo bom ou não. Caso a experiência de uma pessoa seja negativa em sua loja, basta compartilhar nas redes sociais para que haja uma contaminação desfavorável que afete a imagem da sua empresa, desestimulando potenciais clientes, consequentemente interferindo na taxa de conversão de vendas da sua empresa.

 

Entretanto, se a jornada de compra de um cliente for simples e prazerosa, ao compartilhar o relato positivo, novas pessoas serão influenciadas a ter aquela mesma experiência. Cria-se então, o desejo de viver aquela sensação, o encorajando a procurar pelo seu serviço e atendimento.

 

Como estratégias de CX podem alavancar o seu negócio 

Alguns exemplos de estratégias mais comuns são embalagens atrativas e unboxings personalizados, entretanto essa ferramenta deve ser pensada desde o pré ao pós-venda. O relacionamento com o cliente é construído a partir do atendimento, bem como no físico ou digital, e muitas das vezes, o responsável por esse desenvolvimento é o vendedor consultor. Este que agora além de vender, deve ouvir as dores do cliente, promover uma venda customizada e alcançar maior satisfação dos clientes. 

 

Ao priorizar o cliente, pensar em entender a dor dele e criar uma identificação, ao invés de somente vender, você conquista e fideliza um consumidor, consequentemente, aumenta sua taxa de conversão de vendas. Trabalhando nessas medidas, sua empresa se torna referência no nicho e pode ser autoridade em determinado aspecto, construindo um maior valor de marca e sendo destaque na área. 

 

3 Alternativas para melhorar a experiência do consumidor

 

 – Utilize as redes sociais ao seu favor

Crie uma comunidade forte através da comunicação entre as mídias digitais. Estreite os laços e torne o cliente parte da empresa, tanto quanto seus colaboradores.

 

– Invista no atendimento ao cliente 

O vendedor/consultor é o contato direto da marca com o consumidor. Invista no treinamento da sua equipe para que ela mantenha e cumpra o propósito da marca. 

 

– Pós-venda 

Mesmo já sendo um cliente ativo, é importante fidelizar esse consumidor. Um retorno humanizado, newsletter com novidades e promoções são exemplos atrativos do que fazer. 

 

Como avaliar a qualidade do atendimento da sua empresa 

Na Era do Cliente, para priorizar as experiências do consumidor, é necessário que a liderança desenvolva alternativas de orientar, motivar seus colaboradores e acompanhar o desenvolvimento dessas competências. Sendo assim, uma forma de avaliar a qualidade do atendimento da sua empresa e zelar por uma experiência 360º é investir no Seu Cliente Oculto, que irá fazer a análise e estudo do desenvolvimento da equipe. 

 

Seu Cliente Oculto nas Redes Sociais 

Por fim, concluímos mais um incrível blogpost. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido enriquecedor para você e sua empresa. Continue nos acompanhando em todos os canais e não perca mais nenhum conteúdo.

 

 

Qualquer dúvida, é só nos acionar em algum destes canais

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Preencha com os dados da sua empresa e entraremos em contato para o envio de um orçamento exclusivo.