O que sua empresa tem feito pela motivação do colaborador? 

Um grande pilar dentro do seu negócio é a motivação do colaborador, já que um time insatisfeito reflete diretamente nos resultados da sua […]

Barbara Brugger
12 de julho de 2023
A imagem mostra colaboradoes motivados

Um grande pilar dentro do seu negócio é a motivação do colaborador, já que um time insatisfeito reflete diretamente nos resultados da sua empresa. Fica aqui, que nesse post blog iremos te mostrar a importância de uma gestão de pessoas eficiente e uma equipe motivada.

 

As organizações têm investido cada vez mais no desenvolvimento do capital humano nos últimos anos. Isso porque as empresas entenderam o impacto dos colaboradores na imagem de um negócio e sua influência nos resultados. Para analisar e ter uma visão mais minuciosa da sua equipe, é necessário que haja um setor dedicado à gestão de pessoas para administrar e monitorar o índice de interesse dos funcionários.

 

Muito se fala sobre a experiência do cliente, mas e o seu colaborador? Você tem se preocupado com ele? Um dos pontos mais desafiadores e responsáveis para o pedido de demissão de uma empresa, durante anos, vinha sendo a relação ruim com os gestores. Porém, segundo levantamento da consultoria de recrutamento Robert Half, não se sentir feliz no trabalho se tornou o principal motivo para as pessoas deixarem seus cargos voluntariamente. 

 

Motivos que levam à infelicidade no trabalho

 

Os fatores que fomentam esse sentimento partem da não valorização e reconhecimento do profissional. Um ambiente de trabalho desorganizado com uma estrutura precária, com raras oportunidades de promoções internas além da falta de comunicação e transparência nos feedbacks terá maior dificuldade de reter seus talentos, gerando um alto índice de rotatividade.

 

Uma liderança opressora e desrespeitosa é muito desqualificada, porém um líder fraco e omisso tende a ser desmotivador, tanto quanto. Para algumas pessoas, um ambiente pouco desafiador, monótono e repetitivo é suficiente para gerar o desejo de se desligar da empresa. Nesse caso, o comportamento do colaborador é responsável por esse sentimento, por isso que, atualmente, milhares de empresas realizam o teste comportamental nos candidatos para entender suas perspectivas e interesses e se alinharem quanto às expectativas.

Você pode ver, ao longo desse conteúdo, como a desmotivação vai muito além da insatisfação com o salário e desejo por mais benefícios. Por questões tão importantes e ao mesmo tempo delicadas, são necessárias muitas alternativas para desenvolver, capacitar, engajar e reter os talentos da organização. Dessa forma, os colaboradores se tornam mais motivados e competitivos, atingem melhores resultados e reduzem a taxa de rotatividade.

 

Como o alto índice de rotatividade prejudica seus resultados

 

Além dos prejuízos financeiros, como verbas rescisórias, custos da demissão e da contratação de novos funcionários, ter uma alta taxa de rotatividade interfere muito na produtividade do seu negócio. Com a perda de um funcionário, ocorre a queda do rendimento das equipes afetadas, já que é menos um capacitado e apto para a distribuição de tarefas. Nesse mesmo sentido, há o aumento de tempo para execução dos projetos, já que é necessário um período até a admissão de um novo funcionário, treinamento, entre outros.

Além disso, a maioria das vezes esse processo gera um mal-estar entre os que ficam. Surge desinteresse na empresa e principalmente, falta de credibilidade para novos funcionários. Um alto índice de rotatividade não é positivo para sua empresa e é uma das métricas para monitorar a satisfação dos colaboradores.

Estratégias para potencializar a satisfação profissional

 

Um bom líder que, além de números, busque orientar seus colaboradores e estimulá-los é a parte inicial para essa mudança no sistema de gestão da sua empresa. Esse desenvolvimento permite gerar uma equipe de alta performance, que respeita seus próprios limites e estimula maior qualidade de vida no trabalho, consequentemente aumentando a produtividade do serviço.

Ter uma comunicação transparente permite que ambos os lados alinhem seus objetivos e expectativas, ouçam uns aos outros e estabeleçam uma comunicação mais acessível. O que, consequentemente facilita na execução dos processos e produz um trabalho em equipe mais assertivo

Treinamentos e capacitação do seu time é um investimento valioso.  Além de formar uma equipe mais capacitada e preparada para novos desafios, o seu time se sente recompensado e valorizado pelo esforço aplicado na empresa. Logo, a equipe se torna mais motivada, engajada e mais satisfeita. Produzindo um trabalho cada vez mais satisfatório. 

 

E aí, você tem investido motivação do colaborador?

 

Hoje você aprendeu os benefícios de investir no seu time e como isso interfere na motivação do colaborador. Estruturar uma equipe capacitada, que ande junto e acredite no propósito da marca gera resultados surpreendentes. 

 

Se gostou deste conteúdo, não esqueça de compartilhá-lo com empreendedores que querem fortalecer ainda mais o seu negócio. Estamos por aqui e nesses outros canais, te vejo em breve.

 

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Preencha com os dados da sua empresa e entraremos em contato para o envio de um orçamento exclusivo.