Por que contratar um influenciador digital?

É quase impossível falar em marketing e publicidade sem mencionar o influenciador digital. Com certeza é uma profissão ainda muito nova no mercado, mas com o passar dos anos só vem crescendo e ganhando força. A relevância por apresentar resultados extremamente positivos para as empresas que investem nesse tipo de serviço. Grandes redes como Coca-Cola, […]

Vitória Coimbra
22 de fevereiro de 2022
Influenciador digital

É quase impossível falar em marketing e publicidade sem mencionar o influenciador digital. Com certeza é uma profissão ainda muito nova no mercado, mas com o passar dos anos só vem crescendo e ganhando força. A relevância por apresentar resultados extremamente positivos para as empresas que investem nesse tipo de serviço. Grandes redes como Coca-Cola, Mc Donalds e Americanas são exemplos, a mais de 5 anos investem em um time de influenciadores como estratégia de marketing. E você, porque deve pensar em contratar um influencer digital para divulgar o seu negócio?

Vamos te explicar com dados o porque dessa profissão ser tão importante quando falamos de publicidade nos dias de hoje. 

 

O que é o marketing de influência e o influenciador digital? 

 

O marketing de influência é uma possibilidade dentro das tantas vertentes do marketing digital. No qual conecta produtos e ideias com o público a partir de influenciadores. Os influenciadores são pessoas que trabalham com redes sociais, possuem um nicho de atuação como maquiagem, humor, cabelos, games, lifestyle, entre outras milhões de possibilidades, e a partir de sua relevância nas redes, consegue produzir publicidade para marcas. 

 

O que torna esse tipo de publicidade tão atrativa é a possibilidade de atingir o nicho exato do seu produto, uma vez que se você vende bolos e doces, consegue anunciar em um instagram de culinária onde todos os seguidores são 100% interessados nesse tema, aumentando a probabilidade da publicidade ser certeira, consequentemente vendendo o produto para pessoas certas. 

 

Além disso, ao contratar um influenciador, a publicidade acontece de uma forma mais natural, como se fosse um amigo indicando um produto. O ser humano costuma buscar indicações e levar em consideração o que outras pessoas pensam, tornando então a indicação do influenciador efetiva. 

 

Qual a vantagem de contratar um influenciador digital para a sua marca?

 

Da mesma forma que grandes marcas contam com celebridades em suas propagandas, associar a imagem de um influenciador também é muito positivo. Por meio de conteúdos autênticos, inovadores e interativos, os influenciadores conseguem reter a audiência e transmitir mensagens, conseguindo até mesmo moldar os gostos e comportamentos do seu público. 

 

Na maioria das vezes quem acompanha um influenciador digital, é realmente um fã. Segue desde o começo de sua carreira, não perde um conteúdo, deseja ter o mesmo lifestyle e viver as mesmas experiências, tornando então a entrada de marketing mais efetiva ainda, uma vez que se o influenciador usa um determinado produto, seu público automaticamente vai desejar estar usando a mesma coisa. 

 

Vamos falar sobre estatísticas do influenciador digital?

 

Agora que você já sabe como é importante o trabalho de um influenciador digital, como ele pode te ajudar a alavancar um produto e melhorar seu reconhecimento de marca, vamos te mostrar alguns dados na prática:

 

  • “Mulheres e jovens seguem mais influenciadores do que homens e velhos”

 

De acordo com a Influence Marketing Hub existem mais mulheres do que homens acompanhando os influenciadores digitais, além disso, o número de pessoas jovens supera o número de pessoas mais velhas. Esse dado pode ser muito útil se você sabe bem quem é sua persona, isto é, qual público você quer atingir com sua publicidade online. 

 

  • “76% das pessoas já compraram algo por recomendação de um influencer.” 

 

Esse dado mostra o poder desse tipo de publicidade no marketing digital. Quem trabalha na área sabe o quão difícil é ter um dado tão positivo quando se trata em ganhar novos clientes. Foi um estudo realizado pelo Spark e noticiado pelo OUL que conseguiu mensurar a quantidade de pessoas que levam de fato a opinião de ser influenciadores em consideração, comprando produtos e serviços indicados confiando na palavra do contratado. A pesquisa também revelou que o tipo de produto mais falado, são os produtos de beleza, seguidos por livros e acessórios e alimentos e bebidas. 

 

  • “94% das campanhas de marketing de influência incluem o instagram.” 

 

Outro dado extremamente relevante que pode te ajudar muito a escolher a melhor plataforma para divulgar o seu produto. Diante de tantas possibilidades como Tik Tok, Youtube, Facebook, Twitter, entre outras redes nas quais os influenciadores estão presentes, sem dúvida alguma o Instagram é o campeão quando se fala de marketing de influência. A rede de fotos e vídeos é a melhor escolha para obter sucesso em sua publicidade digital. Outro fator a ser analisado é o fato do Tik Tok receber uma colocação melhor do que a do Youtube. Mostrando que as pessoas preferem assistir a conteúdos curtos do que grandes vídeos. Todos os dados foram retirados do relatório 2022 State of Influencer Marketing

 

  1. “Os investimentos em conteúdo de influenciadores cresceram 64% em 2021”

 

De acordo com o relatório Tendências e Previsões de Mídia 2022 realizado pela Kantar, os investimentos em influenciadores digitais cresceram cerca de 64% em 2021 e vão crescer muito mais no ano de 2022. Esses dados reafirmam que a estratégia de contar com influenciadores é uma tendência que veio para ficar. E cada vez mais as marcas vão buscar o seu espaço nas redes. Estar por dentro das tendências e garantir que sua empresa faça parte delas, é uma sacada que ajuda muito a tornar sua marca cada vez mais atual e presente no mundo tecnologico. 

Dados sobre influenciador digital

 

Conclusão

 

Por fim, ter uma equipe de marketing bem instruída é de extrema importância para a contratação dos influenciadores. Assim, como qualquer outro tipo de publicidade, o marketing de influência demanda muitos cuidados, como a criação de um briefing muito bem feito explicando exatamente o que a empresa deseja. Conta também. com um contrato protegendo tanto a empresa quanto o influenciador de qualquer problema. Além de ter um bom diálogo e a sinergia absoluta entre a marca e o influenciador. Quando as ideias e conceitos se conectam, o produto final soa natural e consegue então atingir um número maior de pessoas, sendo assim excelente.