Saiba como driblar o bloqueio criativo

O bloqueio criativo é nada mais que uma perda temporária da habilidade de realizar ações que envolvam a criatividade, como criação de textos, artes, histórias, projetos, ou seja, atividades que envolvam a criação. Quem costuma criar muito, corre o risco de cair no limbo do bloqueio criativo, mas não se preocupe! É muito comum que […]

Vitória Coimbra
23 de outubro de 2021
Possíveis causas do bloqueio criativo

O bloqueio criativo é nada mais que uma perda temporária da habilidade de realizar ações que envolvam a criatividade, como criação de textos, artes, histórias, projetos, ou seja, atividades que envolvam a criação. Quem costuma criar muito, corre o risco de cair no limbo do bloqueio criativo, mas não se preocupe! É muito comum que isso aconteça e vamos te ajudar a contornar a situação. 

 

Possíveis causas

Antes de tudo, é necessário entender porque o bloqueio criativo está acontecendo, a partir de então será mais fácil lidar com o problema e buscar maneiras de escapar do bloqueio. 

 

  • Perfeccionismo: pessoas perfeccionistas tendem a gastar muito mais tempo em um projeto, buscando adaptar, inovar e fazer com que fique realmente perfeito. Porém, a mente irá trabalhar mais, gerando um cansaço mental maior. Além disso, quando o resultado esperado não é alcançado, a frustração se torna presente, desmotivando e trazendo o bloqueio criativo. 
  • Cansaço físico e mental: um fator muito importante que pode resultar no bloqueio criativo é o cansaço. Uma boa noite de sono e descanso é de extrema importância para que o cérebro descanse e consiga realizar suas funções com êxito. 
  • Volume alto de trabalho: ao se deparar com um volume muito alto de trabalho que necessite da criatividade, pode ocorrer uma estagnação, uma vez que é necessário forçar a mente para pensar em ideias.
  • Não buscar conhecimento constante: Nossa criatividade vem das coisas que já vimos e experiências que já vivemos. Quanto mais você busca aprender, absorver coisas novas, viajar, conhecer pessoas, maior será sua bagagem na hora de criar. Quando não buscamos o conhecimento constante, o conhecimento já adquirido se torna obsoleto, não sendo mais uma coisa nova, uma ótima ideia. Logo, é muito importante buscar constantemente conhecimento, para estar sempre abastecido de novas visões e futuras ideias. 
  • Causas emocionais: assim como acontece com pessoas perfeccionistas, existem outras barreiras emocionais que auxiliam no aumento do bloqueio criativo. Falta de autoestima, auto sabotagem e medo. O medo pode estar ligado às opiniões alheias e ao receio de se expor e falhar. A saúde mental é de extrema importância e deve ser um assunto tratado com calma e devidos profissionais. 

 

Dicas para ficar longe do bloqueio criativo

 

Agora que você já sabe o que é o bloqueio criativo, podemos identificar a sua causa específica e utilizar de algumas artimanhas para conseguir seguir com o ritmo de trabalho. Sendo assim, vamos listar 10 dicas que podem auxiliar quem sofre com o bloqueio criativo, pegue o papel e caneta e experimente! 

 

  • Busque inspirações em vários lugares:

    Quanto mais você consumir informações, culturas e novidades, maior vai ser seu repertório na hora de criar. Por isso ouça músicas, veja filmes, conheça e converse com pessoas diferentes, veja fotos em redes sociais, leia livros, veja revistas e garanta que está realmente consumindo um bom conteúdo. São atividades que podem ser feitas até mesmo em intervalos, onde não afetaram seu tempo.

  • Faça uma pausa:

    Uma pausa pode ser uma ótima estratégia para clarear mentes. Uma vez que o cérebro está trabalhando arduamente, o cansaço aparece, acarretando no bloqueio criativo. 

  • Pesquisa para entender mais sobre o assunto:

    Tentar entender melhor o que se trata, com certeza facilita o processo. Quando você tem um exemplo, uma inspiração, tudo flui com mais naturalidade e sem apresentar nenhum problema

  • Desenhe:

    Não é necessário saber desenhar perfeitamente, mas quando colocamos nossas ideias no papel, tudo parece mais claro e viável. A possibilidade de visualizar o que está sendo idealizado ajuda a direcionar melhor as ideias e fluir com o projeto. 

  • Desligue todas as distrações digitais:

    A internet pode ser um grande aliado e ao mesmo tempo um grande vilão para a criatividade. É um aliado pois oferece uma gama muito extensa de conteúdos e referenciais que podem ajudar, em contrapartida, quando usada em excesso, pode ser uma grande distração. Rodar o feed da rede social pode consumir o tempo, atrapalhar no foco e diminuir a produtividade. Logo, em momentos de criação intensa, desligar os aparelhos pode ser muito benéfico para a concentração e foco. 

  • Beba café:

    A princípio, é comprovado que o café é um ótimo estimulante energético. Ao entrar em contato com a corrente sanguínea, ajuda a alertar, acordar e se concentrar mais. Existem também pesquisas que comprovam que o café pode aumentar a criatividade e ajudar principalmente escritores. Mas, é importante lembrar que o café tem que ser tomado com moderação. 

  • Jogue um jogo e se distraia:

    Muitas vezes a causa do bloqueio mental é justamente o cansaço. Por que não jogar um jogo? Pode ser no celular, no computador ou até mesmo em um jogo de tabuleiro. Uma atividade que promove a sensação de relaxamento e diversão é uma ótima ideia para relaxar a mente e posteriormente, conseguir focar com atenção. 

  • Crie uma motivação ou recompensa para terminar a tarefa:

    Tente se lembrar dos benefícios que o resultado final entregue trará. Dinheiro na conta? Ver um projeto muito grande em vigor? Busque um ponto que te motive e dê mais ainda vontade de acabar o projeto. Crie também uma recompensa caso você consiga terminar no prazo estipulado. Ao saber que terá um benefício, a vontade de terminar aumenta mais ainda, forçando assim a mente a ter ideias. 

  • Faça um brainstorm:

    Você sabe o que é um brainstorm? Do inglês, significa chuva de ideais. É um processo muito conhecido no meio da publicidade e do marketing que consiste em pensar em um problema e listar todas as soluções que aparecerem em sua mente, soluções lógicas e até mesmo absurdas. Logo depois a criação da lista, faça uma seleção das ideias viáveis e não viáveis, e utilize da lista para pensar em alguma solução, misturando ideias ou até levando todas como base para criar uma nova. 

  • Tente arrumar a casa para distrair: Já que você precisa de um tempo para clarear as ideias, porque não aproveitar para arrumar a casa? Cuidar o ambiente em sua volta pode ser super positivo para a criatividade. Quando trabalhamos em um local limpo e bem decorado, a atividade se torna agradável e prazerosa, possibilitando assim um melhor rendimento. 

O bloqueio criativo pode ser driblado e evitado, realizando várias ações que promovem o relaxamento mental e induzem o pensamento criativo. 

 

Gostou desse conteúdo?! Acompanhe o nosso blog.

Siga-nos nas redes sociais: InstagramFacebookYoutubeLinkedin