Storytelling: Como Contar Histórias Incríveis?

Em primeiro lugar, neste postblog da Seu Cliente Oculto, vamos falar tudo que você precisa sobre o storytelling, a arte de contar histórias […]

Vittor Santos
30 de agosto de 2022
Storytelling: Como Contar Histórias Incríveis?

Em primeiro lugar, neste postblog da Seu Cliente Oculto, vamos falar tudo que você precisa sobre o storytelling, a arte de contar histórias memoráveis.

Nesse sentido, vamos passar algumas dicas de formatos de histórias para você aplicar na sua narrativa.

Então meu caro leitor, fica com a gente nesta leitura, pois ela será muito enriquecedora para o seu conhecimento e para o crescimento do seu negócio.

 

Sumário do Storytelling

  1. O que é Storytelling?
  2. 6 Tipos de Storytelling – Engaje mais com as suas histórias
  3.  1° História: Inimigo Público Comum
  4.  2° Storytelling: A Jornada do Idiota
  5.  3° História: Fracasso á Fama
  6. 4° Storytelling: Herói por Acidente
  7. 5° História: Nós Somos Parecidos
  8. 6° Storytelling: Jornada do Herói
  9. Conclusão do Storytelling

 

O que é Storytelling?

A princípio, storytelling é a forma mais antiga de passar conhecimento através de gerações.

Em outras palavras, ela representa como olhamos para diversos fatos e formamos opiniões, já que somos influenciados por histórias e pela forma como as interpretamos.

Uma boa história é autêntica, criativa, promove uma conexão emocional e pessoal, inspira ação e leva o público a uma jornada de mudanças e transformações.

Além disso, as pessoas que contam e acreditam em histórias iguais possuem valores semelhantes.

A visão de mundo que temos é, simplesmente, uma coleção de histórias sobre fatos que acreditamos.

Logo, uma boa história é fundamental para criar uma sensação de “nós”.

Histórias, valores, visões de mundo, dentre outras formas de compartilhamento.

Isto é, a ideia de pertencer a um grupo específico ou uma tribo.

Sem uma história não há conflito, porque não é possível existir “nós”, se não houver “eles”.

 

O que é Storytelling?

 

6 Tipos de Storytelling – Engaje mais com as suas histórias

Felizmente, a arte de contar histórias pode ser traduzida em algumas fórmulas.

Ou seja, um padrão que você pode seguir, adaptando cada etapa para criar a sua história única.

Por isso, agora, vamos listar 6 tipos de histórias que você pode adaptar para os seus próprios conteúdos.

 

6 Tipos de Storytelling - Engaje mais com as suas histórias

 

1° História: Inimigo Público Comum

Primeiramente, a história do inimigo público comum é utilizada quando existe uma força opressora na sociedade e você é quem apontará o dedo para esse inimigo.

Logo, irá persuadir novas pessoas a se juntarem, ao seu favor, em prol do bem comum.

Esse é um tipo de história que se conecta facilmente, porque as pessoas adoram participar de grupos e ambientes polarizados.

Em seguida, para construir uma narrativa no estilo de “inimigo público comum”, você precisa seguir estas 4 etapas:

  1. Se você não é um dos nossos, então você está contra nós;
  2. Os segredos que “eles” não querem que você saiba;
  3. Não é sua culpa (mesmo que talvez seja);
  4. Você, claramente, não é um deles.

1 História: Inimigo Público Comum

 

2° Storytelling: A Jornada do Idiota

Por outro lado, a história da jornada do idiota tem como principal objetivo mostrar como qualquer pessoa poderia ter sucesso, através de todos os erros cometidos no caminho até chegar onde chegou.

É um tipo de storytelling que se conecta bem com o público porque, apesar de todos os erros que você cometeu ao longo do caminho, conseguiu chegar aonde está.

Então, as 5 principais etapas desse tipo de história são:

  1. Comece falando sobre a sua luta e dificuldades;
  2. Lembre-se de como era no início, antes de você saber o que você sabe hoje;
  3. Seja autêntico e não tenha vergonha de mostrar seus erros e tropeços;
  4. Incentive os outros a fazer mais;
  5.  Mas nem sempre foi assim……

2 Storytelling: A Jornada do Idiota

 

3° História: Fracasso á Fama

A história do fracasso á fama se parece com a jornada do idiota.

Porém, você precisa ter um problema bem específico e, além de encontrar a solução dele, se tornar uma referência nesse assunto.

Um tipo de história a ser contada seria uma pessoa que que tinha pavor de falar em público, estudou muito sobre o assunto e hoje é um palestrante renomado que ensina outras pessoas a perderem esse medo.

Posteriormente, as 5 principais etapas desse tipo de história são:

  1. Você tinha um problema específico;
  2. Talvez até não era assim antes, mas algo no caminho aconteceu.
  3. Você fez uma descoberta;
  4. Essa descoberta revolucionou sua vida, mesmo você sendo uma pessoa comum;
  5. Agora, quero mostrar como você também pode sair do fracasso e ir pra fama.

 

3 História: Fracasso á Fama

 

4° Storytelling: Herói por Acidente

A história do herói por acidente é usada quando você praticamente cai de paraquedas para ensinar mais pessoas sobre uma habilidade que você tem, mas que nunca foi sua intenção.

Geralmente, esse herói também é relutante, porque ele não tem a intenção de se tornar uma referência, mas a pressão e demanda é tão grande que ele precisa seguir esse caminho para o bem de todos.

As 4 principais etapas desse tipo de história são:

  1. Você tinha um problema e descobriu como resolvê-lo;
  2. Ajudou alguns amigos e eles espalharam a mensagem;
  3. Muitas pessoas começaram a pedir sua ajuda;
  4. Você é uma pessoa comum e apresenta falhas, assim como elas.

 

4 Storytelling: Herói por Acidente

 

5° História: Nós Somos Parecidos

A história dos “nós somos parecidos” é a mais simples dessa lista e busca uma conexão rápida com a pessoa.

Ela busca reforçar a ideia de que o contador da história, assim como quem a escuta, são muito parecidos e podem seguir juntos uma jornada de conhecimento.

As 4 principais etapas desse tipo de história são:

  1. Eu sou bastante parecido com você (eu te entendo);
  2. Temos os mesmos sonhos e medos;
  3. Como eu encontrei a solução;
  4. Porque eu decidi compartilhar a solução com todos.

 

5 História: Nós Somos Parecidos

 

6° Storytelling: Jornada do Herói

Finalmente, o storytelling número 6 é a jornada do herói.

Ela é o principal tipo de história dessa lista e é muito utilizada em filmes de Hollywood, por exemplo.

Sendo assim, a jornada é construída em cada detalhe para adicionar todos os elementos que você geralmente não observa em um filme, mas os sente vivamente através de fortes emoções.

As 7 principais etapas desse tipo de história são:

  1. Uma pessoa vive a vida normalmente até que surge o chamado para a aventura;
  2. Ela desenvolve uma resistência a esse chamado;
  3. Encontra com o mentor e aceita a missão;
  4. Enfrenta diversos problemas e obstáculos;
  5. Prepara-se para uma grande mudança;
  6. Supera os desafios;
  7. Retorna à vida normal e inspira as demais pessoas.

 

6 Storytelling: Jornada do Herói

 

Conclusão do Storytelling

Enfim, esperamos que agora você tenha entendido o que é o storytelling e qual a importância de aplicar essa técnica em seu negócio.

Como vimos, contar boas histórias vai permitir que o público tenha uma identificação e, portanto, muito mais engajamento com seus conteúdos.

Pratique cada vez mais, estude todos os tipos de storytelling possíveis e se especialize.

Temos certeza que você vai agregar muito conhecimento para si mesmo e para seu negócio.

Afinal, uma boa história nunca sairá de moda.

 

Seu Cliente Oculto nas Redes Sociais

Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blogpost.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha sido enriquecedor para você.

Enfim, não se esqueça de nos seguir em todas as nossas redes sociais.

Certamente, você verá um conteúdo inovador, criativo e totalmente fora da caixa em cada uma delas.

Qualquer dúvida, é só nos acionar em algum destes canais.

Quem é a Seu Cliente Oculto?

A Seu Cliente Oculto é uma Startup especializada em projetos de cliente oculto.

Com atuação em todo o Brasil e com o melhor preço do mercado, conseguimos atender clientes de todos os portes.

Temos uma plataforma exclusiva com dashboards para acompanhar os resultados e saber exatamente como está e o que fazer para melhorar a experiência dos seus clientes.

 

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Preencha com os dados da sua empresa e entraremos em contato para o envio de um orçamento exclusivo.