Você já ouviu falar das startups green techs?

Popularmente conhecida por startups verdes, uma startup green techs é formada pela união de muita tecnologia e sustentabilidade, visando sempre a preservação do meio ambiente. E também, cuidados profiláticos com o nosso planeta e ideias para o futuro também. Vamos te contar mais sobre esse universo e qual a sua relevância nos dias atuais!   […]

Vitória Coimbra
14 de fevereiro de 2022
StartupsGreen Techs

Popularmente conhecida por startups verdes, uma startup green techs é formada pela união de muita tecnologia e sustentabilidade, visando sempre a preservação do meio ambiente. E também, cuidados profiláticos com o nosso planeta e ideias para o futuro também. Vamos te contar mais sobre esse universo e qual a sua relevância nos dias atuais!

 

O que é são as startups green techs?

 

Hoje em dia, quando falamos em soluções para melhoras no meio ambiente, se atentar a ameaças ambientais, não é um assunto apenas para quem participar de ongs e ações. É também para o meio dos negócios, uma vez que indústrias dependem de recursos, produção de produtos, publicidade das empresas, e todas essas ações possuem um certo impacto no meio ambiente. 

 

Dessa forma, quem acabou ganhando um grande destaque foram as startups green techs, são empresas que carregam consigo o objetivo de promover soluções inovadoras que auxiliem os processos e que sejam atrativas economicamente para o mundo dos negócios. Contudo, é basicamente tornar as tarefas de indústrias e do mercado empresarial como um todo mais limpo e consciente, pensando sempre no nosso planeta. De acordo com o relatório criado por de Allied Market Research, o mercado foi avaliado por US$60 bilhões em 2018 e deve chegar a US$44,1 bilhões em 2026. 

 

Como funcionam as green techs de forma prática?

 

Agora que você já sabe o que é uma startup greentech, separamos 3 exemplos para que seja possível visualizar e entender como é esse modelo de negócio na prática. 

 

  • ECO PANPLAS: É uma empresa especializada em descontaminação de embalagens plásticas do óleo lubrificante pós consumo, de uma forma segura e correta. Através de uma tecnologia limpa, a empresa garante que o plástico será reciclado sem oferecer nenhum risco ao meio ambiente. O processo desenvolvido pela ECO PANPLAS recicla sem a contaminação da água ou solo e com economia de 30% a mais que os processos convencionais. A empresa incentiva a utilização dos plásticos recicláveis para inúmeras funções. 

 

  • CLEAN CLIC: Essa empresa conecta qualquer imóvel a usinas de energia solar, sem a necessidade da instalação de placas ou outros equipamentos. A produção de energia elétrica utiliza placas de energia solar que são enviadas para dentro da rede de distribuição convencional. Sabendo-se disso, ao contratar esse serviço, seja para uma residência ou uma empresa, a pessoa utiliza essa energia podendo economizar até 20% na sua conta mensal. Ou seja, energia renovável no seu imóvel sem a instalação de nenhum equipamento. 

 

  • GREEN MINING: Um ponto forte das green techs mining é a humanização das pessoas, uma vez que contrata catadores de lixo como CLT e possibilita oportunidades para todos. É uma empresa que garante basicamente a logística inversa das indústrias.

 

Saiba reconhecer os desafios e oportunidades para as startups verdes

 

Está claro para a sociedade que o mundo enfrenta desafios diários com relação a atividades industriais que impactam no nosso ambiente. Apesar de termos muita mão de obra apta para desenvolver tecnologias que poderiam resolver muitos problemas ambientais. No Brasil, a falta de incentivo acadêmico ainda é uma barreira muito grande que todos profissionais da área passam todos os dias. Além disso, mudar a mentalidade de pessoas conservadoras que não compreendem a importância de pensar no meio ambiente, também é outro grande desafio. 

 

Ainda bem que podemos contar com as startups verdes e quem faz parte dessa ideia! Os gestores, empresários, investidores e jovens que buscam disseminar cada vez mais a ideia de cuidar da nossa casa. Aproveitar os avanços tecnológicos é um objetivo forte de quem trabalha nesse segmento de startups e que deve ser pensado por todos nós.