O que significa o termo startup unicórnio?

Se você tem costume de ler sobre o mundo empresarial com certeza já se deparou com o termo startup unicórnio, já que está cada vez mais comum esse tipo de empresa no mundo. Mas afinal, você sabe o que é uma startup unicórnio? Vamos te explicar mais sobre esse termo tão curioso.    O que […]

Vitória Coimbra
27 de dezembro de 2021
Startup Unicórnio

Se você tem costume de ler sobre o mundo empresarial com certeza já se deparou com o termo startup unicórnio, já que está cada vez mais comum esse tipo de empresa no mundo. Mas afinal, você sabe o que é uma startup unicórnio? Vamos te explicar mais sobre esse termo tão curioso. 

 

O que é uma startup unicórnio? 

A princípio, o termo startup unicórnio foi criado em 2013 pela fundadora da Cowboy Ventures, Aileen Lee, para falar sobre startups que sofreram valorização acima de US$1 bilhão antes mesmo de abrir seu capital na bolsa de valores. Dessa forma, como é um dado muito relevante e impressionante, foi escolhido um ser místico, unicórnio, para representar essas empresas. Quando Aileen Lee criou a nomenclatura, eram apenas 39 empresas que eram aptas a serem chamadas de startups unicórnio. Então, nos dias de hoje esse número se multiplicou mais de 8 vezes. 

 

Existe alguma startup unicórnio no Brasil?

 

Não só existem, mas são muitas as startups brasileiras que entram na lista de unicórnios. Vamos listar as principais e contar um pouco sobre cada uma. 

 

PagSeguro

É um unicórnio controverso, pois muitos julgam que a empresa não é uma startup e sim uma vertente do UOL. Atua como intermediador entre o pagamento de vários locais online e o cartão de crédito. 

 

99

Foi a primeira brasileira a se tornar uma startup unicórnio. Nesse meio tempo, o aplicativo de carros de transporte particular entrou para a lista em 2018. 

 

Ifood

Através de um investimento feito pela empresa Movile, o Ifood conseguiu aumentar seu capital atingindo mais de U$1 bilhão, entrando para a lista em 2018. Contudo, a startup consiste em um aplicativo de entregas de comidas. 

 

Hotmart

O mesmo fundo americano que investe na Netflix e Airbnb, resolveu investir também na Hotmart. Assim, a startup de cursos online conseguiu se tornar uma startup unicórnio.

 

Gympass

É um aplicativo de bem-estar, que reduz o custo das empresas para o pagamento de academias, por exemplo, aos colaboradores facilitando então a implementação de um lifestyle mais saudável para todos. É liderado pelo conglomerado SoftBank e com seu investimento, também se tornou um unicórnio. 

 

Loft

É uma empresa de compra, aluguel e vendas de imóveis, completamente voltada para o varejo e tornou-se uma startup unicórnio após de 16 de sua criação. 

 

Além das brasileiras, existem outras unicórnios que são destaque no mundo empresarial, como, por exemplo: 

 

Ant financial 

É a startup unicórnio mais valiosa do mundo. Portanto, avaliada em U$150 bilhões, é localizada na China. Seu principal negócio é sua plataforma de pagamento online, Alipay. 

 

ByteDance

Fundada em 2021 e hoje, vale mais de U$75 bilhões. A startup é a proprietária da rede social Tiktok, que é tendência mundial nos dias de hoje. Logo depois, em Junho, a empresa comprou um aplicativo de música chamado Jukedeck. 

 

Didi Chuxing 

Sua sede está localizada em Pequim, e é basicamente o UBER da China. É uma startup unicórnio avaliada em mais de 55 bilhões, que além do aplicativo, também investe em carros elétricos. 

 

Em 2021, o mundo chegou a 611 unicórnios. Isso mostra o avanço e crescimento dessa nova modalidade de empreender. As startups vieram com tudo e com certeza estão presentes cada vez com mais força no mercado empresarial. E você, conhece alguma startup, trabalha ou tem vontade de fazer parte da nova tendência?