Um bom relacionamento com o consumidor é o desejo da maioria das empresas. Essa estratégia pode trazer inúmeros benefícios como fidelizar o cliente e torná-lo […]
Um bom relacionamento com o consumidor é o desejo da maioria das empresas. Essa estratégia pode trazer inúmeros benefícios como fidelizar o cliente e torná-lo um propagador da marca.
Para atingi-lo é preciso dedicação. Os relacionamentos são construídos com base na confiança e apenas um único atendimento não é capaz de criar um bom relacionamento. Para que o cliente se sinta especial, ele não pode ser esquecido. Por exemplo, após a compra, sua empresa pode entrar em contato para descobrir o que ele está achando e se teve alguma dificuldade.
Separamos abaixo algumas dicas para aprimorar o seu relacionamento com o cliente. Confira:
Todos sabemos o valor do tempo nos dias atuais, um ótimo jeito de criar um bom relacionamento com seu consumidor é entender o valor do tempo dele. Pense como ele é atarefado e tem pouco tempo de sobra. Imagine como ele se sentiria se você resolvesse o problema dele rapidamente.
Segundo a Accenture, “66% dos consumidores trocam de empresa por causa de um atendimento ruim. 82% sentem que a empresa poderia ter feito algo para prevenir essa troca e 55% dizem que permaneceriam se a empresa realizasse contato de forma proativa.”
É essencial ter empatia pelo seu consumidor para que possa “entender a dor”dele, para identificar a raiz do problema e oferecer a melhor solução.
Tente reconhecer as emoções dos seus consumidores. Empatia está relacionada a compartilhar sentimentos. Escute seu cliente e tente interpretar os acontecimentos de forma a extrair o máximo de informações possíveis. Faça perguntar relevantes para direcioná-lo a melhor decisão. E não se esqueça de ter sempre bom humor, é importante fazê-lo sorrir.
Para atingir o sucesso do consumidor é necessário atender às expectativas do cliente. Entregando resultados, você fideliza o cliente e aumenta a satisfação do seu consumidor. Com isso, você consegue criar um bom relacionamento com seu cliente e torná-lo um embaixador da marca.
O erro de muitas empresas é deixar de lado os clientes que possuem, para focar em captar novos. Isso pode acabar fazendo com que perca eles para a concorrência. Mantenha uma comunicação ativa com seus consumidores após a compra. Uma boa dica é criar promoções exclusivas para os seus clientes, de preferência oferecendo coisas que eles realmente precisam.
Ninguém gosta de ter que ir a vários canais diferentes para resolver um problema ou tirar uma dúvida. Prepare sua equipe e invista em um bom atendimento em todas as plataformas de contato da sua empresa.
Segundo a NewVoice, “60% dos consumidores trocam o canal de contato com a empresa de acordo com onde estão e o que estão fazendo.” As empresas precisam se adaptar. Sendo assim, adeque todos seus canais para atender o seu cliente rapidamente.
Trate seu cliente como alguém único, pois afinal é ele quem mantém o funcionamento do seu negócio. Aplicando essas dicas, você aumentar as chances de satisfação do seu consumidor e de torná-lo um propagador da sua marca.
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