Como Funciona a Auditoria de Lojas
Por: arthur | 24 de agosto de 2021Muito aplicada em Shoppings Centers, a auditoria de lojas é de extrema importância para o sucesso do centro comercial. E como funciona?
Bom, trata-se de uma avaliação sistemática do funcionamento de uma empresa, buscando problemas que possam estar impedindo um melhor desempenho da marca. Por exemplo, o detalhamento de informações contábeis, gargalos operacionais, conformidades legais, entre outros.
A supervisão aprofundada seguida de uma análise, pode ser extremamente benéfica para um negócio, já que muitas empresas possuem dificuldades de se sustentarem ao longo prazo. Uma vez que a gestão de um negócio inclui diversos fatores como a administração de bens ativos, despesas, investimentos, contratos, processos operacionais e possíveis problemas.
Quais são os tipos de auditorias de lojas?
Existem três tipos de auditorias que podem ser aplicadas. Cada tipo possui sua função e seu enfoque, e devem ser escolhidas atentamente visando atingir seus respectivos objetivos.
-
- Auditoria externa: Serve para investigar questões legais que envolvem o funcionamento da empresa. Geralmente, são órgãos públicos que estão em busca de conflitos fiscais, a respeito de condições de trabalho, etc.
- Auditoria interna terceirizada: Na auditoria externa, acontece uma denúncia ou indício de irregularidade dentro da empresa, por isso é feita por instituições independentes. Já a auditoria interna terceirizada, também se realiza por fora da empresa. Mas, com o seu objetivo da própria empresa analisar a saúde financeira do local em questão.
- Auditoria interna própria: É o tipo de auditoria mais simples e usual, já que dentro da empresa gerentes e gestores assumem um papel de análise interna. Certificando que os indicadores de desempenho estejam positivos e se atentando a possíveis falhas e melhorias.
Afinal, por que é necessário aplicar a auditoria de lojas?
Usualmente aplicada por gestores em centros comerciais, a auditoria pode ser um grande divisor de águas de um negócio. Quando um administrador de um Shopping decide ajudar seus lojistas com a aplicação da auditoria, ele está ajudando seu grupo a entender como gerir da melhor maneira o seu negócio.
Uma vez que o processo coleta dados importantes a respeito do atendimento, satisfação dos clientes, persona e resposta financeira, é mais fácil analisar friamente o que está dando certo e o que está dando errado. Para assim, conseguir traçar um plano de negócio eficaz que irá solucionar as falhas e lacunas encontradas.
Para auxiliar na coleta de tantos dados, quando feitos em grande escala, a auditoria conta com a ajuda da tecnologia. Na qual oferece inúmeros recursos que tornam mais prática e rápida a análise. Nos dias de hoje, é possível encontrar no mercado, softwares que oferecem esse auxílio, tornando o processo muito mais produtivo e simplificado. Quando não há uma visão panorâmica do negócio, é muito mais difícil de gerir o mesmo.
Ao receber o feedback detalhado, é como se entregasse um mapa para uma pessoa perdida, o caminho fica mais claro e objetivo fica mais fácil atingir.
A Seu Cliente Oculto trabalha com auditoria de clientes ocultos!
Ficou interessado? Saiba mais acessando o nosso site.