Entenda Porquê a Satisfação do Seu Consumidor é Tão Importante

Sabemos que o consumidor está cada vez mais exigente e é um grande desafio atender suas expectativas e garantir sua satisfação. Falamos muito […]

Seu Cliente Oculto
19 de julho de 2020

Sabemos que o consumidor está cada vez mais exigente e é um grande desafio atender suas expectativas e garantir sua satisfação.

Falamos muito aqui sobre a importância da experiência do consumidor. Sabemos que nos dias atuais ter um bom produto e bons preços não é suficiente para deixar o consumidor satisfeito, por isso as empresas estão aderindo cada vez mais estratégias focadas inteiramente no consumidor.

O consumidor satisfeito não só é fidelizado como também atua como embaixador da sua marca. Ele recomenda e fala bem dela para todos a sua volta.

O que é satisfação do consumidor? 

Philip Kotler e Kevin Lane Keller definem a satisfação do consumidor como:
“A relação de prazer ou decepção resultante da comparação entre os resultados e a expectativa do consumidor.”

Em outra palavras, a satisfação doconsumidor acontece quando um cliente adquire um produto ou serviço e confirma se atende ou não às suas expectativas. Se essas expectativas não forem alcançadas, o cliente terá uma experiência ruim e uma grande chance de abandonar a empresa. Mas caso forem atingidas ou superadas, o consumidor terá uma experiência incrível, provavelmente voltará a fazer negócios com a sua empresa e tem grandes chances de se tornar um embaixador da sua marca.

Vale lembrar que a experiência do consumidor acontece durante toda a jornada de compra e em todos os contatos do cliente com a sua empresa.

O que influencia a satisfação do consumidor?

Custo X Benefício

É muito claro que muitas marcas acabam saindo na frente, mesmo tendo os preços mais altos que a concorrência. Isso acontece pois há diversos fatores além do preço que influem nessa percepção. O atendimento e facilidades de compra são pontos muito importantes aqui. Assim como as noções de justiça, afinal ninguém gosta de pagar caro por um serviço e não ter suas expectativas atendidas.

Sentimentos e Emoções

A satisfação não está apenas atrelada as circunstâncias racionais, mas também as emocionais. Uma equipe de atendimento deve sempre ter empatia com o cliente, preparada para identificar as necessidades momentâneas desses e proporcionar sentimentos positivos.

Opiniões de outras pessoas

 A opinião de outras pessoas influencia muito a percepção da satisfação ou insatisfação de um indivíduo. O consumidor se baseia nas opiniões de terceiros para formar a sua, mesmo antes de comprar. Sendo assim, a opinião de amigos, familiares, conhecidos, outros clientes afetam a satisfação do consumidor.

Por isso é tão importante manter um relacionamento bom e ativo com o cliente e resolver todos os seus problemas fazendo com que ele se torne um embaixador da sua marca e leve isso a outros consumidores.

Como manter uma alta taxa de satisfação dos seus clientes?

O segredo para uma alta satisfação dos consumidores é oferecer produtos/serviços que realmente solucionem seus problemas e manter um ótimo relacionamento com eles. Colocar o cliente em primeiro lugar e fazer com que ele se sinta especial, resulta em uma boa experiência e fidelização.

Algumas coisas são bem simples e você pode colocar em prática na sua empresa agora. Confira:

Avalie o Feedback do seu cliente

Ouvir a opinião do seu cliente é indispensável para avaliar o atendimento na sua empresa. Com o feedback é possível corrigir erros, aprimorar os processos, entender o que seu cliente quer e precisa para garantir a satisfação do seu consumidor.

Identifique e corrija problemas rapidamente

É essencial reconhecer as dificuldades enfrentadas pelos clientes rapidamente e resolvê-las. Por isso é tão importante manter os canais de comunicação ativos e preparados para solucionar problemas rapidamente. Garanta que seu cliente será bem atendido em qualquer canal de comunicação.

 Conclusão

 Garantir a satisfação do seu consumidor é fundamental para o sucesso do seu negócio. Clientes satisfeitos são fidelizados e propagam comentários bons sobre sua empresa voluntariamente. Focar na estratégia de colocar o consumidor como foco é necessário para se destacar no mercado competitivo e para isso é essencial conhecer e entender o seu cliente.

Quer aumentar a satisfação do seu consumidor? Comece entendendo a situação atual do seu negócio. O Cliente Oculto faz uma análise profunda e precisa das experiências vividas por seus consumidores em contato com a sua empresa, e ainda vem acompanhada de um plano de ação para direcionar algumas mudanças chaves a fim de atingir a excelência.

Entre em contato para saber maissobre como aplicar essa metodologia na sua empresa.

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Preencha com os dados da sua empresa e entraremos em contato para o envio de um orçamento exclusivo.







      [cf7sr-simple-recaptcha]