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Entenda porquê a satisfação do seu consumidor é tão importante

Publicado em: 3 Dezembro 2019 16:15, por Corine

Entenda porquê a satisfação do seu consumidor é tão importante

 

  Sabemos que o consumidor está cada vez mais exigente. E é um grande desafio atender suas expectativas e garantir sua satisfação.

Falamos muito aqui sobre a importância da experiência do consumidor. Sabemos que nos dias atuais ter um bom produto e bons preços não é suficiente para deixar o consumidor satisfeito e por isso as empresas estão aderindo cada vez mais estratégias focadas inteiramente no consumidor.

O consumidor satisfeito não só é fidelizado como também atua como embaixador da sua marca. Ele recomenda e fala bem delas para todos a sua volta.

 

O que é satisfação do consumidor? 

 

Philip Kotler e Kevin Lane Keller definem a satisfação do consumidor como: “A relação de prazer ou decepção resultante da comparação entre os resultados e a expectativa do consumidor.”

Em outra palavras, a satisfação do consumidor acontece quando um cliente adquire um produto ou serviço e confirma se atende ou não às suas expectativas.

Se essas expectativas não forem alcançadas, o cliente terá uma experiência ruim e uma grande chance de abandonar a empresa.

Mas caso forem atingidas ou superadas, o consumidor terá uma experiência incrível, provavelmente voltará a fazer negócios com a sua empresa e tem grandes chances de se tornar um embaixador da sua marca.

Vale lembrar que a experiência do consumidor acontece durante toda a jornada de compra e em todos os contatos do cliente com a sua empresa.


O que influencia a satisfação do consumidor?

 

Custo X Benefício:

É muito claro que muitas marcas acabam saindo na frente mesmo tendo os preços mais altos que a concorrência. Isso acontece pois há diversos fatores além do preço que influem nessa percepção.

O atendimento e facilidades de compra são pontos muito importantes aqui. Assim como as noções de justiça, afinal ninguém gosta de pagar caro por um serviço e não ter suas expectativas atendidas.

 

Sentimentos e Emoções:

Sempre comentamos aqui no blog que os clientes são acima de tudo seres humanos dotados de sentimentos e emoções. Entender isso é essencial para obter a satisfação do consumidor.

A satisfação não está apenas atrelada as circunstâncias racionais, mas também as emocionais. Tenha empatia com seu cliente sempre e prepare sua equipe para identificar as necessidades momentâneas dos seus clientes e proporcionar sentimentos positivos.

 

Opiniões de outras pessoas:

  A opinião de outras pessoas influencia muito a percepção da satisfação ou insatisfação de um indivíduo. O consumidor se baseia nas opiniões de terceiros para formar a sua mesmo antes de comprar. Sendo assim, a opinião de amigos, familiares, conhecidos, outros clientes... afetam a satisfação do consumidor.

Por isso é tão importante manter um relacionamento bom e ativo com o cliente e resolver todos os seus problemas fazendo com que ele se torne um embaixador da sua marca e leve isso a outros consumidores.

Como manter uma alta taxa de satisfação dos seus clientes?

 

O segredo para uma alta satisfação dos consumidores é oferecer produtos e serviços que realmente solucionem seus problemas e manter um ótimo relacionamento com eles. Colocar o cliente em primeiro lugar e fazer com que ele se sinta especial, resulta em uma boa experiência e fidelização.

Algumas coisas são bem simples e você pode colocar em prática na sua empresa agora. Confira:

Avalie o Feedback do seu cliente:

Ouvir a opinião do seu cliente é indispensável para avaliar o atendimento na sua empresa. Com o feedback é possível corrigir erros, aprimorar os processos, entender o que seu cliente quer e precisa para garantir a satisfação do seu consumidor.

 

Identifique e corrija problemas rapidamente:

É essencial reconhecer as dificuldades enfrentadas pelos clientes rapidamente e resolvê-las. Por isso é tão importante manter os canais de comunicação ativos e preparados para solucionar problemas rapidamente. Garanta que seu cliente será bem atendido em qualquer canal de comunicação.

 

Conclusão:

 

Garantir a satisfação do seu consumidor é fundamental para o sucesso do seu negócio. Clientes satisfeitos são fidelizados e propagam coisas boas sobre sua empresa voluntariamente.

Focar na estratégia de colocar o consumidor como foco é necessário para se destacar no mercado competitivo e para isso é essencial conhecer e entender o seu cliente.

Quer aumentar a satisfação do seu consumidor? Comece entendendo a situação atual do seu negócio. O Cliente Oculto faz uma análise profunda e precisa das experiências vividas por seus consumidores em contato com a sua empresa, e ainda vem acompanhada de um plano de ações para direcionar algumas mudanças chaves a fim de atingir a excelência.

Entre em contato para saber mais sobre como aplicar essa metodologia na sua empresa.

 

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