Falência de Empresas: 10 Maiores Erros de Mercado

A falência das empresas ocorre, muitas das vezes, por motivos simples. Se você tem o próprio negócio ou está pensando em montar um, esse […]

Vittor Santos
29 de junho de 2022
Falência de Empresas: 10 Maiores Erros de Mercado

A falência das empresas ocorre, muitas das vezes, por motivos simples.

Se você tem o próprio negócio ou está pensando em montar um, esse post é de extrema importância para você ler!

Pois, neste conteúdo, iremos mostrar as 10 principais causas de falência para você tomar muito cuidado e não repetir os mesmos erros de mercado na sua empresa.

Então meu caro leitor, fica com a gente nesta leitura, pois ela será muito enriquecedora para o seu conhecimento e para a sua vida profissional.

 

1° Motivo de Falência de Empresas: Produto Confuso ou Inútil

Ocasionalmente, é possível que o produto ou serviço que você esteja ofertando no momento, não satisfaz corretamente as necessidades do mercado.

Isto é, isso pode acontecer por um erro de planejamento ou até mesmo de comunicação.

Por isso, tente entender antes o que sua empresa está oferecendo e se de fato é algo relevante e de fácil compreendimento para os potenciais clientes.

Nesse sentido, colete os feedbacks e veja se realmente a uma alta procura/demanda do seu produto e/ou serviço.

Evite transformar aquilo que você oferece em algo irrelevante para os clientes.

 

1° Motivo de Falência de Empresas: Produto Confuso ou Inútil

 

2° Motivo de Falência de Empresa: Ignorar Clientes

Antes de tudo, atendimento ao cliente e feedbacks são extremamente importantes.

Ignorar seus clientes é um erro gigantesco, aliás, tratar o seu cliente como se fosse qualquer pessoa é tão ruim quanto.

Atender o cliente de forma negativa pode trazer consequências graves, pois provavelmente, aquele cliente que foi mau atendido irá expressar a opinião dele para outras pessoas.

Se você não está oferecendo recursos para satisfazê-lo, ele vai preferir fazer negócios com a concorrência e irá comprar deles.

Nunca, jamais, em hipótese alguma, ignore a opinião dos seus clientes!

Constantemente, compartilhe o feedback deles com sua equipe e trabalhe para resolver os problemas encontrados por eles.

Tenha em mente que um cliente insatisfeito (ou detrator) é extremamente perigoso para o sucesso do seu negócio.

Quer saber como garantir a essência do cliente no seu negócio?

Clique na imagem abaixo e confira como fazer isso neste outro post do blog da SCO.

2° Motivo de Falência de Empresa: Ignorar Clientes

 

3° Motivo de Falência de Empresas: Marketing Ruim

Antes de mais nada, ter um ótimo produto/serviço se torna irrelevante quando as pessoas não sabem que ele existe.

Por isso, o marketing se torna extremamente importante para dar visibilidade naquilo que você oferta.

Adquirir clientes, criar e divulgar uma marca pode ser muito difícil.

Nesse sentido, sem um bom marketing, todo seu negócio pode ser jogado fora.

 

3° Motivo: Marketing Ruim

 

4° Motivo de Falência de Empresa: Falta de um Modelo

O modelo de negócio da sua empresa precisa ser extremamente claro.

Até porque, é muito complicado crescer como empresa enquanto esse bloco não estiver bem estabelecido.

Ou seja, é preciso ter um caminho muito claro para conseguir conquistar a própria equipe, mas também clientes e potenciais investidores.

 

4° Motivo de Falência de Empresa: Falta de um Modelo

 

5° Motivo de Falência de Empresas: Produto ou Serviço Pouco Amigável

A princípio, seu produto ou serviço pode ser muito inovador e diferenciado. Mas, se ele não for fácil ou agradável para o mercado-alvo, se tornará ineficaz e não fará sucesso.

Até porque, caso o manuseio fique muito difícil, não existirá consumo.

Por isso, faça testes com a sua equipe, amigos, conhecidos ou até mesmo, se possível, crie um grupo focal para testá-los.

Dessa maneira, tente realmente avaliar a usabilidade do seu cliente com aquilo que é ofertado pela empresa.

Caso você detecte algum problema ou defeito, trabalhe até resolver esse impasse.

 

5° Motivo de Falência de Empresas: Produto ou Serviço Pouco Amigável

 

6° Motivo de Falência de Empresa: Problemas de Preço e de Custo

Nem sempre o preço vence uma batalha, mas o custo-benefício sim.

Avalie se seus produtos e serviços estão com preços coerentes e razoáveis para os seus clientes.

Um dos erros de mercado mais comuns cometidos pelos empreendedores é eles acreditarem que os preços trabalhados estão alinhados com o custo aquisitivo e as necessidades do consumidor.

Entretanto, a situação pode não ser bem assim.

Enfim, o seu produto precisa de uma boa comunicação e um teste prévio.

Ás vezes, você poderá descobrir que o preço não é um problema, mas sim o valor.

 

6° Motivo: Problemas de Preço e de Custo

 

7° Motivo de Falência de Empresas: Perder para a Concorrência

Antes de mais nada, prestar atenção na concorrência é extremamente importante.

Isto, é, trabalhe sempre para que o seu produto ou serviço seja superior ao da concorrência.

Nesse sentido, atenda da melhor formas as necessidades dos seus clientes.

Tenha em mente que: os clientes não serão bonzinhos com você.

Se existe outra empresa que atenda melhor o que eles procuram, não haverá exitação da parte deles em te trocar pela concorrência.

Entretanto, tenha cuidado!

Não modifique o seu produto apenas para bater o concorrente.

Trabalhe para torná-lo melhor e mais útil para o seu cliente.

 

7° Motivo de Falência de Empresas: Perder para a Concorrência

 

8° Motivo de Falência de Empresa: Trabalhar com a equipe errada

Sobretudo, ter confiança de equipe é importante para empresas de qualquer porte.

Sendo assim, avalie sempre e de maneira mais sincera possível, a competência de cada membro da sua equipe.

Escolha pessoas que compartilham da visão, missão e valores do seu negócio.

Certamente, uma pessoa do time que não cumpre as responsabilidade pode atrapalhar, e muito, o desempenho de toda a empresa.

 

8° Motivo de Falência de Empresa: Trabalhar com a equipe errada

 

9° Motivo de Falência de Empresas: Ficar sem dinheiro

O título já se explica por si só.

É preciso arcar com muitos custos quando se administra uma empresa e caso você tenha um mal controle, isso pode se tornar um problema.

Os custos são vários, incluindo aquele para abrir o CNPJ, na prefeitura ou até mesmo no primeiro cartão de visita.

Por isso, planeje para que seus custos sejam bem maiores do que você estima.

Dessa maneira, você cria um cenário pessimista com uma margem para você conseguir se planejar melhor com o dinheiro para possíveis emergências.

 

9° Motivo: Ficar sem dinheiro

 

10° Motivo de Falência de Empresa: Não satisfazer as necessidades do mercado

Esse é o erro mais comum entre os empreendedores, pois muitos acreditam que seus negócios próprios se tornarão um sucesso por achismo.

A falta de uma boa pesquisa ou um plano de negócio é um dos erros de mercado mais comum a serem cometidos.

Quando um produto é criado simplesmente porque o empreendedor acha genial, há riscos de não se resolver um problema real do mercado.

Em outras palavras, é importante não ficar tão apaixonado na sua ideia, ao ponto de não enxergar em satisfazer as reais necessidades do mercado.

 

10° Motivo de Falência de Empresa: Não satisfazer as necessidades do mercado

 

Conclusão do motivo das Falência de Empresas

Gostou de todas essas dicas? Estes são os dez maiores erros de mercado que podem levar empresas a falência.

Por isso, preste atenção neste pontos!

Em suma, é muito importante ter atenção em todos os detalhes do seu negócio.

Qualquer negligência que você possa ter, mesmo sem querer, pode ser fatal.

 

A Seu Cliente Oculto ajuda a evitar falência de empresas

Você sabia que com a metodologia do cliente oculto é possível evitar todos esses erros de mercado e consequentemente, a falência da sua empresa?

As principais vantagens para os negócios que vão realizar o serviço de cliente oculto são que eles terão uma grande melhoria em todos os processos, pois a metodologia vai conseguir identificar o que está acontecendo de errado e quais pontos serão melhorados.

Além disso, o cliente oculto tornou-se também uma importante ferramenta para evitar que sua empresa tenha comentários negativos na internet e consiga se antecipar aos problemas que podem causa uma difamação nas redes.

E não para por aí, existem vantagens numéricas que podem ser observadas como o aumento da produtividade da equipe em pelo menos 15%, melhoria do atendimento e também o aumento das vendas, fazendo com que além de fidelizar o cliente, a empresa aumente seus lucros.

Por fim, toda a experiência do consumidor é melhorada, garantindo satisfação e a prosperidade no seu negócio.

Escolha o plano que melhor irá atender a necessidade da sua empresa e elimine todos os erros de mercado que você pode ter.

 

 

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Com atuação em todo o Brasil e com o melhor preço do mercado, conseguimos atender clientes de todos os portes.

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