O que são LEADS e Porque eles são importantes?

O que é Leads? Entender esse assunto é fundamental para gerar muitas vendas nos dias de hoje. Por isso, neste postblog da SCO, vamos explicar o conceito deste termo, porque é fundamental trabalhar com ele e como gerar leads para o seu negócio. Então meu caro leitor, fica com a gente nesta leitura, pois ela […]

Seu Cliente Oculto
3 de junho de 2022
O que são LEADS e porque eles são importantes?

O que é Leads? Entender esse assunto é fundamental para gerar muitas vendas nos dias de hoje.

Por isso, neste postblog da SCO, vamos explicar o conceito deste termo, porque é fundamental trabalhar com ele e como gerar leads para o seu negócio.

Então meu caro leitor, fica com a gente nesta leitura, pois ela será muito enriquecedora para o seu conhecimento.

 

O que é LEAD?

Esse termo se refere a um cliente em potencial que se interessou pelo seu produto/serviço e quer saber mais sobre o que seu negócio oferece.

Dessa maneira, ele oferece dados e informações de seu contato para a sua empresa, em troca de alguma recompensa como: e-books, orçamentos, amostra grátis, webinars, entre outros exemplos.

Em outras palavras, é uma relação de troca.

Os potenciais clientes fornecem os dados para conseguir alguma coisa que a empresa esteja oferecendo e que seja de valor para eles.

Lead representa uma oportunidade

Eles são usuários que estão ao alcance da empresa, independentemente do canal que está sendo utilizado, e dessa forma, se tornam bastante valiosos.

Afinal, eles correspondem a pessoas com real interesse nos assuntos relacionados ao seu negócio.

Por isso, quanto maior a relevância daquilo oferecido por uma empresa, maiores serão a chance de gerar mais leads.

 

O que é LEADs?

 

Qual é a relação entre o Lead e o Inbound Marketing?

Os leads ganharam muita força, principalmente, pelo Inbound Marketing (ou Marketing de atração).

No qual a empresa se promove através de blogs, vídeos, E-books, newsletters, SEO, dentre outras formas relacionadas ao marketing de conteúdo.

Logo, o IM tem como objetivo atrair novos usuários na internet através da criação de conteúdos relevantes para transformá-los em clientes.

Lead não é uma venda imediata

É muito importante pontuar que ele não é uma venda imediata.

Depois que é gerado, a empresa precisa trabalhá-lo para que esse potencial cliente se convença em realizar uma venda e posteriormente, se torne um verdadeiro seguidor fiel da marca.

O lead gerado, normalmente, representa um cliente que ainda não está pronto para comprar.

Geralmente, ele ainda está procurando mais informações a respeito dos assunto.

Justamente por isso, é necessário tratar cada lead como nos processos de funil de vendas e no comportamento de compra dos consumidores.

Definitivamente, esses dois assuntos vão deixar o lead ainda mais claro para você.

 

Qual é a relação entre os Leads e o Inbound Marketing?

 

Por que é fundamental trabalhar os Leads?

Os leads fazem com que as empresas trabalhem estratégias para trazer tráfico qualificado,

Isto é, usuários que tenham pelo menos um pouco de interesse no seu produto/serviço.

Com isso, será possível criar uma lista de potenciais clientes que demonstraram interesse real no que seu negócio ofereceu em troca.

Esta lista pode ser trabalhada por toda a equipe comercial, já que todos que estão nela, de certa forma, concordaram em receber o contato da empresa.

Outro ponto importante é que o relacionamento pode ser construído a partir dos leads.

Assim, a empresa pode planejar comunicações com os clientes, criando uma relação mais próxima e de confiança.

Com este relacionamento bem trabalhado, o lead terá chances ainda maiores para se tornar um cliente de fato.

E como os leads fornecem dados de contato, será possível criar campanhas ainda mais segmentadas e assertivas.

Principalmente, porque o lead constrói uma imagem mais clara de que são seus potenciais clientes e o que eles esperam do seu negócio.

Com isso, sua mensagem será bem mais clara e coerente para elas.

Por fim, como resultado de tudo que falamos até aqui, sua empresa terá mais informações para trabalhar e posteriormente, efetuar mais vendas.

Os esforços será otimizados e consequentemente, focados no que realmente importa, a atração de novos clientes.

Além disso, também ter a oportunidade de fidelizá-los para que eles continuem comprando no seu negócio.

 

Por que é fundamental trabalhar os Leads?

 

Fidelizar Clientes é fundamental para qualquer negócio

Se você tem dúvidas de como fidelizar os clientes e qual é o passo-a-passo para atingir este objetivo, temos uma ótima recomendação para você.

Temos dois posts incríveis aqui no Blog da Seu Cliente Oculto, onde ensinamos as melhores técnicas de fidelização.

Confira clicando nos link ou imagens abaixo.

Como Encantar seu Cliente: 10 Maiores Segredos de Fidelização

 

Como Encantar seus Leads: 10 Maiores Segredos de Fidelização

 

Como encantar clientes – os 11 maiores segredos da fidelização

 

Como encantar leads – os 11 maiores segredos da fidelização

 

09 Formas de Gerar Leads em Qualquer Negócio

Agora, vamos mostrar nove formas de como conseguir leads ainda mais qualificados.

Por isso, é muito importante trabalhar o marketing digital da sua empresa!

01 – Landing Page

Em resumo, Landing Page é uma página específica para conversão.

Ela possui vários elementos voltados para tornar o visitante em lead, como um texto atrativo, formulário de contato, call-to-action (chamadas instigando o cliente a realizar uma certa ação), dentre outros.

Ou seja, são páginas desenvolvidas para gerar leads nas empresas e costumam ter ótimos resultados na captação dos mesmos.

5 Exemplos de landing pages
  1. AirbnbAirbnb
  2. UberUber
  3. NubankNubank
  4. ShopifyShopify
  5. SemrushSemrush

02 – Formulários

Eles também são ferramentas bem práticas para captação.

Basicamente, apresentam campos a serem preenchidos com informações que sua empresa deseja ter com os seus usuários.

Por serem pré-formatados, eles são uma ferramenta mais simples de fazer com que os potenciais clientes preencham suas informações de forma rápida e fácil.

 

Formulários

03 – Blog

Outra alternativa são os blogs que trabalham marketing de conteúdo.

Os blogs focam na produção de conteúdo da marca com posts educativos e informativos, nos quais são trabalhados bons call-to-actions para incentivarem os usuários a realizarem alguma ação para fornecer seus dados e virarem leads.

Eles são importantes porque podem ser encontrados em redes sociais e site de buscas como google, yahoo, bing, etc.

 

Blog

 

 

04 – E-mail Marketing

Quando for criada uma base de contatos sólida, o e-mail marketing será uma ferramenta essencial para manter a comunicação com os clientes.

Eventualmente, é possível trabalhar ofertas personalizadas e aprofundar o conhecimento com cada contato para transformá-lo em um lead.

 

E-mail Marketing

 

Mas, TOME CUIDADO!

Fique atento para não ser insistente e abusar da paciência das pessoas.

Isto é, não exagere na quantidade de e-mails, porque isso pode ser inconveniente e acabar se tornando uma ação negativa para sua empresa.

Envie e-mails apenas para quem autorizou receber esse tipo de comunicação e está alinhado com os critérios da Lei Geral de Proteção de Dados.

Saiba mais sobre ela neste post do nosso blog: Tudo que você precisa saber sobre a LGPD

 

Tudo que você precisa saber sobre a LGPD

 

05 – Redes Sociais

Acima de tudo, crie conteúdos bem relevantes nas redes sociais e incentivem seus seguidores a se cadastrarem para receber materiais de agrado deles.

Tenha isso em mente: Os seguidores já demonstraram interesse pela marca.

Então, aproveite esta condição para que eles se tornem um lead de algum produto/serviço da empresa, pois eles estão mais propensos a ouvir suas mensagens.

 

Redes Sociais

 

06 – Mídia Paga

Primeiramente, anúncios podem acelerar na captura de leads.

Caso o seu canal ainda não apresente tráfico ou quantidade significativa de usuários, a mídia paga ajuda bastante nisso.

Anúncios no Google, Youtube, Facebook e Linkedin, por exemplo, podem ser segmentos e apresentados apenas para aquele público de interesse (bem especifico) da sua empresa.

Inclusive, esses veículos possuem opções de formulários específicos para gerar leads, bem como opções e sugestões de estratégias para suas campanhas.

 

Mídia Paga

 

 

07 – CO-Marketing

Em síntese, são estratégias de marketing desenvolvidas em parceria entre uma empresa com outros negócios.

Parcerias entre empresas conseguem atrair potenciais clientes que não conseguiriam se não tivessem esse apoio mutuo.

A parceria faz com que agregue valor e credibilidade na comunicação das empresas desse co-marketing.

 

CO-Marketing

 

08 –  Referral Marketing

Nada mais é do que uma campanha de indicação ou recomendação. O famosos: “Indique, ganhe!”

Ou seja, são estratégias que incentivam transformar seus clientes em promotores da marca, recomendando seus produtos/serviços para outras pessoas.

Ao indicar sua marca para outras pessoas e elas realizarem algum cadastro e gerar um lead, a PF (pessoa física) ou PJ (pessoa jurídica) que fez a recomendação ganha algum benefício em troca, como descontos, amostras, remuneração, etc.

Ficou curioso e quer saber mais sobre essa estratégia? Clique na imagem abaixo e saiba tudo sobre Marketing de Indicação neste outro post.

 

Marketing de Indicação: Como Conseguir?

 

09 –  Demonstração de Produtos ou Amostras

Oferecer amostras ou demonstrações dos seus produtos ou serviços também é uma boa forma de gerar leads.

Afinal, demonstrar como algo funciona desperta interesse, gera curiosidade e até mesmo, incentiva a pessoa na testagem do que foi oferecido, mesmo que seja por um tempo pré-determinado.

 

Demonstração de Produtos ou Amostras

 

Conclusão – Fidelize os Leads para a sua estratégia comercial e de marketing

Esses foram alguns exemplos de como gerar mais leads e inspirar você e sua empresa.

Dessa maneira, avalie quais opções se encaixam melhor com os objetivos e a estrutura do seu mercado.

Viu como o lead é bem poderoso e é capaz de gerar muitas vendas para qualquer tipo de empresa?

Atualmente, ter estratégias focadas em leads fará com que seu negócio caminhe para o crescimento todos os dias.

Um ponto importante: Neste postblog, ensinamos como gerar leads.

Mas, após esse processo, é muito importante conseguir trabalhá-los e conseguir transformá-los em vendas 😉

Esperamos de coração que vocês tenham gostado do conteúdo que trouxemos até aqui.

Fiquem ligados no Blog da Seu Cliente Oculto, pois sempre postamos conteúdos relevantes e que vão agregar muito ao seu conhecimento. <3

 

Fidelize os Leads para a sua estratégia comercial e de marketing

 

Redes Sociais da SCO

 

A Seu Cliente Oculto é uma Startup especializada em projetos de cliente oculto.

Com atuação em todo o Brasil e com o melhor preço do mercado, conseguimos atender clientes de todos os portes.

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