Você sabe a importância do linkedin?

Eventualmente, o Linkedin é a ferramenta mais importante para o meio empresarial. Criado em 2003, é uma rede social completamente voltada para carreira e negócios. É muito usado como um currículo virtual, onde pessoas divulgam suas experiências e compartilham novidades do mundo empresarial. Além disso, é por lá que as empresas estão recrutando seus colaboradores.  […]

Vitória Coimbra
19 de janeiro de 2022
Importância do linkedin

Eventualmente, o Linkedin é a ferramenta mais importante para o meio empresarial. Criado em 2003, é uma rede social completamente voltada para carreira e negócios. É muito usado como um currículo virtual, onde pessoas divulgam suas experiências e compartilham novidades do mundo empresarial. Além disso, é por lá que as empresas estão recrutando seus colaboradores. 

 

Por que devo criar um perfil no linkedin?

 

Muitas pessoas ainda não sabem a importância do linkedin, e assim perdem uma plataforma muito rica que pode ser uma porta de entrada para uma nova carreira. No Brasil, a rede conta com mais de 20 milhões de usuários cadastrados, sendo assim um dos 5 principais mercados de empresas a nível mundial. Sendo assim, é muito comum que brasileiros façam conexões com profissionais do exterior, podendo até mesmo se inscrever na aba Vagas e se candidatar para empregos fora do Brasil.

 

Contudo, já é uma realidade em países como Estados Unidos e Canadá o Linkedin ser um requisito essencial  na hora de conseguir um emprego, e tendo em vista o aumento de profissionais em nosso país, essa não é uma realidade muito distantes para os brasileiros. Logo, se você quer estar antenado ao mercado de trabalho ou busca uma vaga, com certeza deve fazer parte dessa rede social. 

 

Qual é o diferencial do linkedin e o que a torna tão dinâmico?

 

Existem alguns recursos básicos que diferenciam o Linkedin das demais redes sociais, apesar de possuírem algumas características em comum. O primeiro recurso e mais importante é o foco no trabalho, o linkedin é unicamente focado em reunir pessoas no mundo todo. Nesse sentido, que falam ou gostam de consumir conteúdos com base em suas carreiras e futuras profissões. 

 

Assim, como qualquer outra rede, possui o feed, página que é atualizada a todo momento e garante que você não perca nenhuma publicação de seus colegas, além de poder acompanhar publicações de empresas que você segue. É pelo feed que você pode interagir com os demais profissionais, elogiando projetos divulgados, tirando dúvidas de estratégias que deram certo e discutindo temas que cercam esse universo. 

 

Como no Instagram, Twitter e Facebook, o Linkedin também possibilita ao usuário possuir um perfil totalmente personalizado, só que diferente das outras redes, é basicamente um currículo online. O perfil é onde você encontra a formação acadêmica do usuário, experiências tanto atuais quanto antigas, quantas línguas a pessoa fala, se já realizou algum trabalho voluntário, quais são seus principais interesses, depoimentos de colegas de trabalho, entre outros dados que podem ser muito relevantes para um recrutador.

 

Outra ferramenta muito interessante é a aba Vagas, na qual pode ser personalizada, indicando o cargo procurado e a cidade, o usuário recebe alertas diários de vagas de emprego e assim, consegue ter mais chances na hora de buscar um novo trabalho. 

 

Existe também um jornal diário com artigos e textos escritos por figuras relevantes na rede, para que qualquer usuário tenha acesso às principais notícias do dia, sejam elas sobre tecnologia, economia, política e entretenimento. 

 

Por fim, como cuidar do meu linkedin?

 

Após acessar o site você irá realizar o cadastro como em qualquer outra rede, fornecendo seu email, dados e informações básicas. Assim, sua conta será criada e você poderá começar a navegar. 

 

Tenha uma boa foto 

 

O primeiro passo é configurar o seu perfil, adicionando uma boa foto (lembrando que é uma rede empresarial, logo o tipo de foto usada é bem diferente do Instagram, ok?) e preenchendo os campos com as informações presentes no seu currículo. 

 

Faça conexões inteligentes 

 

Perfil criado, configurado, vamos fazer conexões? Busque por pessoas da sua área de atuação, funcionários de empresas que você admira, personalidades do mundo empresarial que te inspiram, busque também empresas na qual você almeja fazer parte e hashtags relacionadas a temas do seu interesse. É muito importante fazer as conexões corretas, no Linkedin qualidade é muito melhor que quantidade. Focar em uma rede que seja praticamente uma imersão na sua profissão pode ser muito enriquecedor para o seu dia a dia e também para o seu perfil. 

 

Alimente seu feed 

 

É muito importante criar conteúdos para que você também apareça no feed de quem está conectado com você. Geralmente, são conquistas, desafios do dia a dia, portfólio, vídeos que possam gerar debates ricos em conteúdo, artigos e desabafos relacionados ao mundo do negócio. Mostrar um pouco sobre você ajuda no seu network, uma vez que instiga outros usuários a interagirem. Achou um perfil interessante e gostaria de saber mais sobre a pessoa, fazer uma pergunta ou até um elogio? Utilize a mensagem privada para se apresentar e fazer seu comentário, as pessoas costumam ser muito cordiais na rede, agregando bastante. 

 

Tenha boas recomendações 

 

O recurso recomendações é muito relevante para quem busca uma nova oportunidade. É basicamente um mural onde colegas de estudo e trabalham deixam um breve resumo sobre como foi trabalhar com você, ressaltando seus pontos fortes e servindo como um reforço para recrutadores se interessarem pelo seu perfil. 

 

Figuras importantes presentes no Linkedin

 

Como já foi citado, existem inúmeras pessoas em todo o mundo querendo se conectar nessa rede social tão útil. Para te ajudar a se interessar pela rede e por seus usuários, trouxemos uma lista das top 5 personalidades mais influentes para seguir no Linkedin.

 

Ricardo Amorim

É um dos latino-americanos mais influentes da rede social, economista e apresentador de televisão. Ficou conhecido pelo seu papel no Globo News e também, por postar conteúdos do mundo da economia e negócios considerados de altíssima qualidade. 

 

Gustavo Cerbasi

Gustavo é um escritor de best-seller, especialista em inteligência financeira, youtuber e muito mais. Ele divulga seus conteúdos muito ricos de informações, direcionado ao mundo dos investimentos e empreendedorismo. 

 

André Bona

Um dos educadores financeiros mais respeitados do mercado, fala através do youtube sobre finanças, empreendedorismo e investimentos. Sempre compartilha no Linkedin o que tem a dizer, inspirando muitos usuários. 

 

Luiza Trajano 

Uma grande empresária brasileira, Luiza é fundadora e presidente de uma das maiores redes de varejo do Brasil, o Magazine Luiza. Ela costuma compartilhar um conteúdo muito relevante a respeito de empreender, mulheres em cargos importantes, gerenciamento de trabalho e vidas familiares, entre muitos outros. 

 

Network feito 

Consegui te mostrar a importância do Linkedin? Espero que sim! Concluímos então que o linkedin é uma rede muito poderosa para o mercado de trabalho nos dias de hoje. É de extrema importância se atentar aos assuntos atuais e sempre estar por dentro das novidades do mercado de trabalho, afinal, o tempo passa e com ele muitos avanços, ficar para trás pode custar muito no futuro.