O que é pós-vendas? O pós-vendas é um processo prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço. Parece simples e sem […]
O pós-vendas é um processo prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço. Parece simples e sem importância, porém esse processo é tão significativo quanto as outras etapas do processo de venda. O pós-venda é essencial para garantir o Customer Success.
Apesar de fundamental para a fidelização de clientes essa etapa é ignorada na maioria das vezes, o que acaba fazendo com que muitas empresas percam a oportunidade de transformar o comprador em um cliente recorrente.
Resolvemos separar algumas dicas de como aplicar técnicas de pós-venda em seu negócio. Confira abaixo:
O Feedback é a opinião que o cliente fornece quando é questionado sobre a experiência com os produtos e serviços, bem como sobre os processos de compra e os contatos com a empresa. Ele tem muito valor para a empresa, pois permite avaliar qual a experiência do cliente, a utilidade dos produtos ou serviços, grau de satisfação, identificar melhoria e muito mais. Por isso é de extrema importância levar em conta todas as opiniões fornecidas e utilizar isso para fazer melhorias, focando sempre no cliente.
Sabemos que todo mundo ama descontos e essa é uma das maneiras mais eficientes de engajar o cliente no pós-venda. Você também pode realizar campanhas para clientes que demonstraram interesse na sua marca. Uma dica é oferecer cupons para quem está visitando sua página pela primeira vez.
Entrar em contato em datas comemorativas, como aniversários, revelam que a marca se preocupa não apenas com a venda, mas com o bem-estar do cliente. Vale a pena oferecer brindes e descontos exclusivos para a ocasião, mas apenas uma mensagem pode fazer muita diferença.
Dar prioridade para clientes já existentes na divulgação de um lançamento é excepcional para a fidelização, pois mostra que a marca valoriza seus compradores antigos e oferece em primeira mão as notícias sobre novos produtos e serviços. A exclusividade é uma grande sacada para a fidelização. Fazer com que o cliente se sinta especial faz com que ele viva uma experiência além do comercial.
O cliente pode precisar fazer contato com a empresa após adquirir um produto. Por esse motivo é essencial que a empresa tenha um canal de comunicação ativo e eficiente.
Nunca se deve abandonar um cliente no pós-vendas. Ele precisa de ajuda para conseguir os melhores resultados com o produto ou serviço adquirido. E pode estar procurando informações para fazer uma nova compra.
A jornada do cliente não chega ao fim quando a compra é efetuada. É necessário continuar interagindo com seu consumidor e proporcionar uma boa experiência no pós-vendas para atingir a fidelização.
O foco no cliente é o caminho para o sucesso da sua empresa. É necessário dar atenção e adequar os processos ao sucesso do seu consumidor.
Agora que já sabe um pouco mais do assunto, que tal pôr em prática algumas ações? Além disso, deixe nos comentários o que você achou desse conteúdo!
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