Reclamações Podem Ajudar na Fidelização de Clientes

Já parou para pensar que as reclamações podem ser um gatilho que ajude a sua empresa na fidelização de clientes? É muito comum […]

Seu Cliente Oculto
20 de julho de 2020

Já parou para pensar que as reclamações podem ser um gatilho que ajude a sua empresa na fidelização de clientes?

É muito comum pensar que uma reclamação é sempre algo ruim, mas não é bem assim. De acordo com Kotler, 95% dos clientes muito insatisfeitos não reclamam, apenas mudam de fornecedor. O que indica que o consumidor que reclama se preocupa em continuar sendo seu cliente. Uma reclamação representa a chance de se redimir com o consumidor e consertar o erro. 

Procure sempre pelo feedback do Cliente:

É necessário entender que o Feedback é uma informação de muito valor que o seu consumidor te dá, sobre as expectativas dele em relação aos seus produtos e serviços.

Positivo ou negativo, ele sempre irá te mostrar os pontos que precisam ser melhorados. O papel da empresa é entender o cliente e dar a devida atenção para garantir e satisfação e a fidelização do consumidor.

Por que a fidelização de clientes é tão importante?

Clientes fidelizados, fiéis e satisfeitos, atuam como embaixadores da sua marca e indicam seu negócio para outras pessoas. Bem como tem muito mais probabilidade de retornar e continuar consumindo.

Outro ponto essencial para fidelização de clientes é conhecer muito bem o seu público. Dessa forma você será capaz de oferecer uma comunicação mais eficiente, para entender as necessidades dos sue público e para oferecer a melhor experiência de consumo possível.

Os dados não mentem!

Os números não mentem. Segundo a American Express93% dos consumidores comentam sobre experiências de atendimento positivas pelo menos de vez em quando e 46% falam sobre isso com frequência, em média para 8 pessoas. 

Enquanto, 95% dos consumidores mencionam experiências negativas de vez em quando e 60% falam disso o tempo todo, em média para 21 pessoas

Kotler, diz “Dos clientes que registram uma reclamação, entre 54% e 70% voltam a fazer negócios com a empresa, se suas reclamações forem resolvidas. O percentual chega a 95% se eles sentirem que foram atendidos rapidamente”.

De acordo com a pesquisa promovida pela RightNow as principais razões para perder um cliente são:

1. Cliente se sentir maltratado;

2. Incapacidade de resolver o problema de forma ágil

Conclusão 

O Feedback do seu cliente é essencial para promover mudanças no seu negócio e gerar a fidelização de clientes. Ninguém melhor que o seu consumidor para dizer quais são suas necessidades e problemas que precisam ser atendidos.

Falamos muito sobre experiência do consumidor atualmente, mas poucos sabem como aplicar. A experiência é uma cultura a ser cultivada dentro de cada negócio e também o ponto chave para a satisfação e fidelização dos consumidores. 

Se você também quer aderir essa nova tendência e não saber por onde começar, o Cliente Oculto é uma ótima ferramenta. Nossas pesquisas mensuram com precisão e profundidade toda a experiência vivida por seus consumidores. E com esses dados montamos um plano de ação exclusivo com direcionamentos do que deve ser feito para transformar essas vivências.  

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Preencha com os dados da sua empresa e entraremos em contato para o envio de um orçamento exclusivo.