O Cliente Oculto é uma metodologia de pesquisa que possibilita que a experiência do consumidor seja medida. O cliente oculto pode ter vários nomes, alguns chamam de […]
O Cliente Oculto é uma metodologia de pesquisa que possibilita que a experiência do consumidor seja medida. O cliente oculto pode ter vários nomes, alguns chamam de cliente secreto, outros de cliente misterioso, consumidor oculto e até comprador misterioso. Todos esses nomes se referem a mesma coisa. Contudo, diferentemente do nome, a tipologia de projetos de cliente oculto varia bastante, pois poucas pessoas sabem, mas existem diversos tipos de cliente oculto. Portanto, saber reconhecer cada um deles é muito importante para escolher o que mais atende à demanda do seu negócio.
Toda avaliação, em geral, segue alguns processos básicos. Inicialmente, diremos quais são os processos básicos em todo projeto de Cliente Oculto antes de especificar quais são os tipos de cliente oculto.
Entendido quais são todos os processos básicos que fazem parte de praticamente todos os projetos, vamos agora aos tipos de cliente oculto disponíveis.
Para falar sobre todas as tipologias que a Seu Cliente Oculto oferece, listaremos por modelos de avaliações. Além disso, você também pode navegar por aqui para ver os benefícios e diferenciais do Cliente Oculto para a sua empresa.
Essa é a principal modalidade da pesquisa que o avaliador anônimo realiza. Neste caso, a avaliação é presencial. O Cliente Oculto visita um estabelecimento, seguindo o treinamento e roteiro pré-definido e avalia a experiência vivida nessa jornada, por exemplo, se atentar ao ambiente, a limpeza e organização, agilidade, o atendimento e muito mais. Nessa modalidade, o cliente oculto pode criar situações onde ele avaliará a resolução do problema. Lembrando que o cliente oculto não apenas conta tudo que vivenciou, mas, também, dá sugestões do que ele vê como pontos relevantes para a melhoria no atendimento da empresa.
Caso a sua empresa possua um call center ou realiza atendimento e vendas por ligações, esse é o tipo de Cliente Oculto indicado para você, pois o Cliente Oculto avaliará o atendimento, o roteiro de atendimento, o cumprimento dos processos e as técnicas de venda. Com isso, o Cliente Misterioso fará todo o processo de avaliação por telefone. Além disso, ele também pode criar objeções, por exemplo, avaliar a condução do atendente.
Segundo a Ebit/Nilsen, o e-commerce no Brasil cresceu 12% no primeiro semestre de 2019, ou seja, cada vez mais consumidores estão optando pelas vendas online e oferecer um bom atendimento é essencial. Portanto, este tipo de avaliação é ideal para empresas que atendem online, utilizam aplicativos em alguma parte do processo ou realizam apenas seu delivery online, já que através do Cliente Oculto, é possível verificar se as dúvidas estão sendo solucionadas, como está a facilidade de comunicação no atendimento e se a experiência toda está sendo agradável ao cliente. Muitas vezes problemas de usabilidade são identificados, como a falta de um botão ou imagem, que podem estar desmotivando a compra.
O Cliente Oculto pode funcionar como um “espião” da concorrência. Com ele, é possível avaliar os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e comparar com os seus, a fim de criar uma boa estratégia para se destacar no mercado. Podemos executar essa avaliação em empresas Business-to-customer (B2C) e Business-to-business (B2B), sendo o último caso mais complexo por envolver clientes ocultos com cargos específicos. Algumas pessoas perguntam sobre a legalidade dessa avaliação, porém não há empecilhos jurídicos. Os clientes ocultos avaliam as experiências do cliente comum em várias empresas diferentes de um mesmo segmento. Não é uma espionagem industrial, e sim uma avaliação para saber qual empresa oferece o melhor atendimento, possui os melhores diferenciais e é a preferida entre os clientes.
Nessas avaliações, o Cliente Oculto filma secretamente a sua visita e, esse vídeo, é anexado ao relatório final. Indica-se para empresas que buscam, além de todo o feedback, avaliar com detalhes como estava o ambiente e quais gestos e fisionomias os funcionários adotaram durante um atendimento. Geralmente, as empresas utilizam as filmagens como material de apoio para treinamentos em programas de capacitação de colaboradores. Essas avaliações são mais complexas de realizar.
A acessibilidade tem sido um tema cada vez mais em discussão e é muito importante para as empresas oferecerem experiências memoráveis que atendam a todos. É possível selecionar clientes ocultos com necessidades especiais para avaliarem as experiências nas empresas, visando a perspectiva deles.
O Recursos Humanos (RH) é uma área mais interessada no cliente oculto, uma vez que a ferramenta pode ser usada para motivar os funcionários. O cliente oculto identifica os funcionários destaque através do cumprimento de processos ou pela boa entrega da experiência. A empresa contratante, reconhece e premia esses funcionários pelo excelente trabalho. Isso pode acontecer de duas formas: o cliente oculto segue o processo padrão de envio de feedback e com base nessas informações o RH identifica quem cumpriu todos os procedimentos e premia os funcionários. Ou o cliente oculto se revela ao fim da avaliação e premia pessoalmente o colaborador que seguiu todo o processo.
Essa modalidade impulsiona e valoriza os colaboradores da empresa, além de aumentar muito o ticket médio, pois como o funcionário não saberá qual é a “visita premiada”, ele atenderá todos os consumidores com muito cuidado e dedicação.
Se a sua empresa possui um produto vendido em diversas lojas e, essas lojas não são controladas pela sua empresa, essa é a avaliação ideal para você. Essa avaliação objetiva avaliar a percepção do cliente com o processo de venda de um produto específico. Ela verifica se o produto está sendo bem exposto, como está o mark-up, se o vendedor explicou corretamente os benefícios do produto e se o vendedor ofereceu sua marca ou as marcas dos concorrentes como primeira opção.
Essa é a avaliação de cliente oculto mais utilizada por grandes redes de franquias. Nessas redes, já existe um padrão bem definido de atendimento e o objetivo do cliente oculto é certificar se todas as unidades estão seguindo o que foi acordado com a franqueadora. Qualquer empresa que tenha mais de uma unidade pode utilizar desse tipo de avaliação para auxiliar no mantenimento do padrão de excelência.
A empresa que realiza esse tipo de avaliação, além de ter uma auditoria, recebe também um ranking que mostra quais são as melhores unidades do país e quais são aquelas que o supervisor de franquias deve dar maior foco para corrigir os processos.
O cliente oculto é totalmente personalizável, você pode combinar quantas modalidades quiser para obter os melhores resultados. Converse gratuitamente com um de nossos consultores parasaber como aplicar essa metodologia na sua empresa.
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