Antes de mais nada, neste post, iremos apresentar 15 dicas para você lucrar mais no Dia das Mães. Sobretudo, esta data é considerada […]
Antes de mais nada, neste post, iremos apresentar 15 dicas para você lucrar mais no Dia das Mães.
Sobretudo, esta data é considerada como a segunda data comemorativa mais comercial do ano brasileiro, ficando atrás apenas do Natal.
Aliás, com estas dicas, a SCO espera contribuir para aumentar e melhorar o seu marketing, promoções e vendas!
Então meu caro leitor(a), leia esse post até o final e aplique as dicas que mais se encaixam na realidade do seu negócio.
Sumário Dia das Mães – 15 Dicas para Lucrar Mais
Acima de tudo, é importante afirmarmos que este não é um post sobre dicas de lembrancinhas e presentes para dar no dia das mães.
Em outras palavras, o foco desse post é ajudar qualquer empresa a conseguir aumentar as vendas, e faturamento, durante esse período.
Isto é, iremos dar ideias que você pode implementar em um mês e consequentemente, efetivar para vender muito
Aliás, saiba que o mercado só aquece de verdade nos últimos dez dias, antes da data comemorativa.
Afinal, o brasileiro ama deixar as compras para a última hora, não é mesmo?
Enfim, você verá que algumas dessas dicas são completamente aplicáveis no seu negócio e outras não.
Nesse sentido, criamos elas para serem bem abrangentes mesmo, pegando o máximo de nichos possíveis.
Primeiramente, em campanhas promocionais, pensamos muito em ações focadas no “Compre e Ganhe” ou no “Compre e Concorra“.
Cada vertente de mercado é de um jeito, claro!
Porém, por essência, os brasileiros preferem ações de “Compre e Ganhe”, mesmo que seja um brinde menor, pois ele é mais garantido que o cliente vai receber algo.
Certamente, o DNA brasileiro prefere esse tipo de ação do que concorrer a um prêmio grande.
Todavia, em 2020 aconteceu um fato interessante!
Diferente do habitual, nesse ano, o dia das mães teve menos vendas e movimentos do que o dia dos país.
Isso se explica devido ao início da pandemia do Coronavírus em Março do mesmo ano.
Em outras palavras, as pessoas ficaram receosas de gastar dinheiro em Maio, pois haviam se passado apenas dois meses desde o início da pandemia.
No entanto em Agosto (mês dos pais), as pessoas já tinham se familiarizado melhor com a pandemia e como iam conduzir suas vidas nela.
Atualmente em 2023, três anos após o surto de COVID-19, estamos vivendo o novo normal com algumas restrições, mas bem mais livres para fazermos nossas ações.
Por isso, não devemos ter medo mais de vender!
Neste ano é preciso caprichar nas vendas, porque a expectativa do mercado é aumentar cada vez mais e consequentemente, é preciso fazer o seu negócio girar, não é mesmo?
A princípio, a solidariedade é um movimento que mexe muito com o coração das pessoas.
Você pode realizar ações como por exemplo: “A cada x compras que você fizer de dia das mães na nossa loja, vamos doar y reais para uma instituição que ajuda mães em situação de vulnerabilidade”
Ou então: “A cada x reais consumidos na nossa loja, vamos doar uma cesta básica e/ou kit de produtos femininos e maternos para instituições de caridade”.
Certamente, é possível persuadir os seus consumidores a comprarem esse sentimento e fazê-los sentirem que estão ajudando a sociedade de alguma forma.
Isto é, muitos consumidores possuem um forte sentimento de ajudar, impulsionando ainda mais o marketing solidário.
Se fizer sentido para o seu negócio, aderir um posicionamento humanitário, transparente, honesto e ético pode ser muito vantajoso.
A segunda ideia é nada mais do que realizar uma cooperação com outra empresa.
Muitas empresas possuem sinergia com lojas de varejo, dentre elas: salões de beleza, floriculturas, gastronomia, SPA´s, dentre outros.
No Dia das Mães, fazer parceria com estes estabelecimentos oferecendo prêmios, promoções, dentre outras condições imperdíveis, pode ser vantajoso para todos os lados.
Por exemplo, se a sua loja vende cosméticos, você pode oferecer para os seus clientes que, caso eles comprem x produtos na loja, ganham uma massagem facial com 60% de desconto no SPA Y.
Essa é uma ação que trará mais movimento para o SPA, ou seja, potenciais clientes da loja irão conhecê-lo e podem se tornar consumidores fiéis;
Da mesma forma que para a loja, que se destacará da concorrência na campanha da semana das mães, tendo mais volume de vendas.
Definitivamente, faça essa parceria com sabedoria!
Negocie de forma inteligente para a ação ficar vantajosa para os dois lados.
Similarmente, se você possui uma loja de moda, porque não dar consultorias sobre Dress Code tendo como base as suas roupas?
Posteriormente, após a compra, você pode oferecer uma consultoria para quem comprou o seu produto ou para o presenteado.
Ou seja, que comprando na sua loja, as pessoas sempre ganham uma consultoria sobre moda e estilo.
Essa informação vai se espalhando no boca-a-boca e tornará a sua marca ainda mais visível, reconhecida e desejada.
Porém, é preciso deixar combinado certinho: o horário, tema e tipo de consultoria, tendo como base o corpo/biotipo da pessoa.
Outro exemplo é uma loja de sapatos dar uma consultoria sobre quais sapatos usar em cada situação da vida.
Certamente, será sucesso entre as mulheres.
Estruture muito bem essa ação, dê um nome criativo para ela e comunique de forma fácil e interessante para os seus clientes.
O mini curso se conecta com a dica anterior da consultoria, porém, ele é diferente.
A consultoria é algo mais individual e personalizado de pessoa para pessoa.
Já o mini curso é algo mais geral, mas que mesmo assim, surte bastante efeito.
Pode funcionar dessa maneira: “Todo mundo que comprar a x linha de maquiagem no nosso e-commerce até o dia Y, irá receber uma mensagem no e-mail e terá acesso a um curso exclusivo com o influencer Z, ensinando como usar os produtos adquiridos da melhor maneira.”
Bem bacana esse tipo de abordagem, não é?
Lembre-se que o curso precisa ter relação com o seu segmento.
Ou seja, eles precisam estar interligados.
Definitivamente, não faz sentido, por exemplo, você ter uma loja de decoração e dar um curso sobre “Gestão Financeira das Mães”.
Eles não tem correlação e o seu público não terá uma boa aderência.
Todavia, uma live no Dia exato das Mães pode ser muito vantajoso e divertido também.
Isto é, você pode fazer uma live musical (musicas para curtir com a mãe), gastronômica (receitas para fazer no almoço com a mãe) ou até mesmo, lazer (atividades recreativas que podem ser feitas com as mães)
É de suma importância você pensar se sua live será aberta ou fechada.
Isto é, se será aberta ao público ou terá uma exclusividade para apenas os seus clientes que compraram na marca recentemente.
Tudo dependerá da sua estratégia e do que você quer almejar, então pense bem.
Outra ideia bem bacana é o brinde.
Você pode dar um brinde de decoração para as mães que frequentarem o seu negócio durante a semana das mães.
Nesse sentido, ele pode ser uma pantufa, livro, velas, almofadas, dentre outros itens de home decor.
Veja quais deles faz mais sentido para o seu negócio, faça o seu cliente se sentir especial com o presente e se possível, reforce o branding da sua marca nele também.
Antes de mais nada, podemos afirmar que o e-book não é algo só relacionado a marketing.
Ou seja, ele pode ser sobre receitas, moda, decoração, estilo de vida, bem estar, histórias reais ou fictícias, dentre outros.
Dependendo do porte do seu negócio, você pode até convidar um(a) escritor(a) famoso para escrever um e-book bacana, para o seu negócio divulgar nesta data comemorativa.
Assim, ambos saem ganhando, você conquista mais clientes e o ator tem mais visibilidade e reconhecimento no ramo literário.
Como as pessoas precisam baixar para obter um e-book, certamente, é uma ótima maneira de conseguir e-mails e números de telefone.
Claro, seguindo todas as regras da LGPD.
Aliás, muitas pessoas não sabem, mas existem sites onde celebridades da TV ou da Internet vendem mensagens.
Em outras palavras, você pode fazer parceria com algum influencer do seu mercado e vender isso para os seus clientes.
Anunciando dessa forma: “Comprando o item X até 23:59 de HOJE, o influencer Y irá mandar uma mensagem especial para a sua mãe”.
Olha que bacana! Temos certeza que as mães irão gostar muito de receber mensagem das suas celebridades favoritas.
Definitivamente, uma estratégia que você não pode deixar de realizar é o Upsell, que significa vender para cima.
Um exemplo clássico de empresa que utiliza essa estratégia é o MC Donalds.
Por exemplo: “Adicionando 1 real a mais na sua compra, você leva uma batata grande para consumação”.
Acaba que você paga esse 1 real, por aparentemente, ser um valor muito baixo para dar a mais.
Da mesma forma acontece em uma loja de calçados como a Constance, onde se for comprador um par de calçados com um valor um pouquinho mais alto, você leva uma meia ou um cinto.
Além disso, você também pode anunciar um desconto progressivo na sua campanha de Dia das Mães, onde quanto mais o cliente compra, mais desconto ele ganha.
Por exemplo: Na compra da peça x, você ganha 10% de desconto; na compra dela e da Y 20%, das duas mais Z 30% e assim por diante.
Para a empresa que tem e-commerce, essa estratégia também é muito boa, pois sai um alto volume de vendas em pouco tempo e sem confusão.
Atualmente, infelizmente, a maioria das empresas não valoriza a mãe de pet.
Por isso, se fizer sentido para o seu negócio e o seu mercado, fazer uma campanha direcionada para as mães de pet pode ser muito benéfico!
Afinal, muitas mulheres não podem ter filhos e por isso, cuidam dos pets usando suas habilidades maternas.
Valorizar esse público pode ser um grande diferencial para o seu negócio e atrair mais pessoas para a sua marca.
Finalmente, esse é o momento de você apelar para o cupom e o frete grátis!
Afinal, nós sabemos que é isso que movimenta um e-commerce comercialmente.
Então, esse é o momento de você dar um passo para trás para conseguir dar dois para frente.
Reduza um pouco o custo do seu produto e ganhe mais lucro com um alto volume de vendas.
Como o Dia das Mães é pouco tempo depois da Páscoa, você pode aproveitar o pós desta data para fazer parcerias com doceterias e chocolatarias.
Assim, vocês conseguem pensar em uma ação de parceria que beneficie as duas empresas durante o mês de Maio.
Afinal, muitas mães adoram ganhar chocolate de presente, principalmente, as doceiras.
Anteriormente, nós falamos das mães de Pet e agora, é o momento de falarmos das mães de planta.
Ou seja, atualmente, tá muito em alta as pessoas fazerem hortas caseiras em casa ou até mesmo, decorar o ambiente com um tema mais good vibes/natureza.
Fazer parceria com floriculturas, por exemplo, pode ser uma ótima estratégia para dar sementinhas, kit hortinha, acessórios de jardinagem, dentre outros itens desse nicho para as mães de planta.
Temos certeza que elas irão amar.
Essa ideia é muito boa para restaurantes e bares.
Por exemplo: se a pessoa pedir o combo x, ela ganha um voucher que dará 50% de desconto caso ele peça o pedido x novamente. Colocando ele válido até o dia y.
O cliente ficará mais tentado a pedir outro combo na hora ou então, irá guardar o voucher e voltar em um dia com menos movimento.
Aliás, o voucher também pode ser um vale drink ou sobremesa que a pessoa pode pedir, contanto que custe x reais.
Enfim, as possibilidades são inúmeras e você deve usar a que mais se encaixa no seu negócio para encantar o cliente.
O mais importante é apenas você não deixar o cupom com uma validade muito grande, se não, o cliente esquece.
E como você saberá que todas as ideias dadas até aqui estão sendo efetivas para o seu negócio?
Com o cliente oculto, você pode ter um monitoramento constante da sua campanha de Dia das Mães, para ver se ela está dando certo!
Isto é, a SCO consegue selecionar clientes ocultos de acordo com a persona da sua empresa (e que tenham o perfil de mães) para avaliar se as suas campanhas estão sendo assertivas ou não.
Aliás, podemos selecionar até mesmo mães que tenham o perfil de mãe de planta ou pet, para avaliar a sua empresa.
Enfim, estas mães ocultas irão preencher um formulário super completo, dos maiores pontos positivos e negativos sobre o seu negócio, e ao final, também darão dicas de como você pode melhorar seu negócio.
Tudo isso na visão do cliente, aquele que consome e traz lucro para a sua empresa.
Conheça todos os nossos Planos e escolha o mais indicado para o seu negócio logo abaixo!
Não deixe de assistir o vídeo do Canal do YouTube da SCO para saber de tudo sobre nossos Planos de Cliente Oculto.
Feliz Dia das Mães para todas do mundo <3
Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blogpost.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha sido enriquecedor para você.
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